Disco CRUCIAL M4-CT128M4 SSD2

Zeca_92

Power Member
Estou com um problema no meu PC do qual não me consigo ver livre...
Após um tempo de utilização, aparece-me "blue screen" e tudo se apaga, voltando o PC a reiniciar-se.
Já formatei o Disco (um Crucial M4-CT128M4SSD2), voltei a instalar o Windows 10 e instalei a firmware mais recente que encontrei, mas tudo continua no mesma.
Sei que este disco da Crucial tem dado problemas.
Podem ajudar-me, por favor, a resolver esta situação muito chata?
Agradeço desde já.
 
Já experimentas-te tirar esse disco e por outro? nem que seja um HDD e instalas o Windows para usares durante uns dias a ver se acontece o mesmo.

Porque pode não ser do disco.
 
Já experimentas-te tirar esse disco e por outro? nem que seja um HDD e instalas o Windows para usares durante uns dias a ver se acontece o mesmo.

Porque pode não ser do disco.

Deduzo que seja do disco porque encontrei na net várias queixas reportando casos em tudo idênticos ao meu. Depois de um certo número de horas de uso (o meu já tem mais de 17 mil), o disco começa a dar este "blue screen" e a reiniciar.
 
Então se é defeito ou feitio desse SSD começa a juntar uns Euros para comprar um SSD novo. Os SSD's têm um limite de escrita, umas marcas/modelos têm mais capacidade do que outros, por isso se chegar a esse limite é comprar novo.

Segundo li esse SSD tinha um problema quando chegava às 5000h, mas já foi resolvido com um update de firmware desde 2011-2012.

Há quando tempo tens o SSD?

http://eu.crucial.com/eur/en/support-storage-executive

Instala a app e vê como está a saúde do teu SSD
 
Última edição:
http://eu.crucial.com/eur/en/support-storage-executive

Já tinha instalado essa aplicação, mas obrigado na mesma.
Infelizmente, ela já não se aplica ao meu "antigo" Crucial M4-CT128M4SSD2, contudo deu para ver a "Good Health" de todos os meus disco, em particular a deste SSD da Crucial onde tenho o OS, que a Firmware Revision instalada nele é a (suponho) mais recente (a 070H) e para usar/ativar a "Momentum Cache" que eles recomendam.

Tenho o SSD há precisamente 6 anos. Comprei-o no verão de 2011 e tem 17.820 Power On Hours (verifiquei isso com o software da Crystal Mark).
 
E qual o codigo do bluescreen?

O Código do BSOD ("Blue Screen") que aparece é: "Video_Scheduler_internal_error".

Pelo que vi na net, recomendam verificar a existência de um possível "Hard Drive Corruption". Dado o histórico de problemas exactamente iguais surgidos em discos SSD da Crucial iguais ao meu Crucial M4-CT128M4SSD2, deduzi / deduzo que o problema seja do disco SSD onde tenho o OS.

Mas, antes disso, revi as drives da gráfica (uma MSI N560GTX-Ti) embora não tenha mexido/actualizado a BIOS (devo?).
 
É sempre bom ter as coisas atualizadas, não só por causa de possíveis bugs como também correção de falhas de segurança.

Eu sei que há uma vez para tudo, mas confesso nunca actualizei a BIOS de uma GPU, talvez por receio de dar alhada.

Pode dizer-me, por favor, como poderei fazê-lo?

É uma MSI GeForce GTX560-Ti Hawk 1GB DDR5 já com uns 6 ou 7 aninhos.
 
E não estava a falar em relação a BIOS da GPU, eu estava a generalizar(até tinha ideia que estavas a falar da Motherboard) Normalmente a flash da BIOS da GPU é só mesmo para poder desbloquear algumas coisas para fazer OC ou semelhante. Acho que não é muito boa ideia andar a mexer nisso. Se já tiveres a drivers atualizadas já é o suficiente.


Estou com uma confusão na minha cabeça, tu estás a ter um BSOD que supostamente é por causa do SSD mas no entanto tens o Windows instalado em outro SSD?

Edit: não sei onde viste que esse erro é relacionado com o SSD, pelo que tenho lido tem a ver com a placa gráfica mais concretamente com as drivers.

Podes meter aqui a lista completa do hardware do teu pc?
 
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Estou com uma confusão na minha cabeça, tu estás a ter um BSOD que supostamente é por causa do SSD mas no entanto tens o Windows instalado em outro SSD?
Não. Tenho apenas um SSD onde tenho instalado o OS.

Edit: não sei onde viste que esse erro é relacionado com o SSD, pelo que tenho lido tem a ver com a placa gráfica mais concretamente com as drivers.
As drivers da gráfica ... sim, essa também foi a minha primeira suspeita. Antes de formatar o SSD, nos momentos de "crise", a seta do rato desaparecia ou mudava de aspeto, e todos os sintomas indicavam que o problema estava na GPU. Pro final, o BSOD aparecia-me mal eu ligava o PC. A situação repetiu-se muitas muitas vezes e estava impossível utilizar o PC. Por isso formatei o SSD e reinstalei o Windows 10, pensando eu que resolvia a coisa.

Acontece que, já com ele formado, e julgando eu ter o problema resolvido, passado umas horas de uso, voltou a aparecer a porra do BSOD. Por isso me voltei para o disco SSD.

Não uso o PC para jogos. Apenas para trabalho. Não dou, portanto, qualquer "trabalho extra" à GPU (longe disso) que justifique qualquer stress ou avarias por excesso de utilização.

Mas se for da gráfica (MSI GeForce GTX560-Ti Hawk 1GB DDR5), o que me aconselha fazer? Através do programa da NVIDIA eu procuro ter as drivers actualizadas, mas eles lançam tantas actualizações (2 e 3 por mês) e, a maior parte delas completamente desajustadas das minhas necessidades (é quase tudo para Jogos e mais Jogos...), que eu já nem sei bem como fazer.
 
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Vai na bios e muda a memória gráfica "integrated memory" para 256mb ou 128mb.

Algumas pessoas com esse erro ficou resolvido.
 
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Isso parece ser mais problema de grafica do que do disco.
Tens grafica integrada que dê para testar?
Também estou a chegar a essa conclusão.
Primeiro, vou fazer o que o Afonso sugeriu. Se o problema se mantiver, andarei uns tempos com a onboard para ver o resultado.
Amanhã darei notícias.
Obrigado
 
Venho dar o feedback da minha situação.
Fiz a alteração na BIOS que o Afonso recomendou. Depois fiz um teste com o Furmark à gráfica, durante uma boa meia hora, que aguentou bem, sem problemas. De seguida, deixei o PC ligado durante cerca de 24 horas, para ver se desligava/reiniciava como esta a acontecer. Não, tudo bem, ele aguentou-se ligado.
Só que, hoje de manhã, quando comecei a trabalhar com ele, notei que, por momentos, "congelava", a seta do rato desaparecia ou se transformava num traço esquisito, enfim, voltava aos sintomas que tinha antes. Até ao momento, ainda não apareceu o BSOD mas esta situação arreliadora, e muito pouco fiável, de se querer trabalhar com o computador e ele, por instantes, "congelar" e o rato desaparecer/mudar de aspecto, deixa-me com o "credo na boca"...
O que acham que se passa com o meu PC? Que mais posso fazer?
 
Volta a repor os valores de antes na bios e testa sem a gráfica, ficando só com a onboard.

Há pouco, de repente, o monitor ficou preto e o PC reiniciou, isto SEM aparecer o "blue screen" que aparecia antes. Isto não está bem ...

Nunca fiz esse procedimento de desligar a gráfica e deixar o PC com a onboard. É só desligar os cabos ou tem algo de mais complicado a fazer?
 
Depois de tantas actualizações de firmware e de drivers, e quando eu pensava que tinha o problema resolvido, lá me apareceu outra vez o "blue screen" BSOD com a indicação de erro "Video_Scheduler_internal_error" ...
Isto é desesperante! ...
 
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