Disco de 500 Gb aparece como tendo apenas 130 Gb

Dedalus

Power Member
Boas !

Andei à procura de algum tópico sobre esta questão, mas como não achei nada, aqui vai.

Comprei um pc novo em peças que montei este fim-de-semana.

A board é uma Gigabyte GA-X48-DQS e o processador um Quad core 9300.
Liguei um disco Sata II Hitachi de 500 Gbs, mas a bios só reconhece 130 Gbs.

Que será que está mal, ou que opção deveria ter na bios para detectar o valor correcto?
Já andei por lá a ver, mas nada.
Primeiro tinha o disco ligado numa das satas duplas juntamente com o DVD, mas resolvi colocá-lo sozinho. Nem mesmo assim.

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer ?


Obrigado pela atenção !
 
Boas !

Andei à procura de algum tópico sobre esta questão, mas como não achei nada, aqui vai.

Comprei um pc novo em peças que montei este fim-de-semana.

A board é uma Gigabyte GA-X48-DQS e o processador um Quad core 9300.
Liguei um disco Sata II Hitachi de 500 Gbs, mas a bios só reconhece 130 Gbs.

Que será que está mal, ou que opção deveria ter na bios para detectar o valor correcto?
Já andei por lá a ver, mas nada.
Primeiro tinha o disco ligado numa das satas duplas juntamente com o DVD, mas resolvi colocá-lo sozinho. Nem mesmo assim.

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer ?


Obrigado pela atenção !

dito dessa maneira pergunto-me:

fizeste alguma partição?

eu tenho varios discos mas o unico que tenho de 500Gb so é assumido 466Gb mas ai é normal que todos os discos nunca ficam com o tamanho real.
 
Na bios diz o valor real.....na instalaçao do Windows xp se nao tiver o Sp2 so ira acusar 130gb.....logo ou enganaram-te ou nao sei,,,,,
 
Pois é, meus caros.
A trabalheira que eu tive... :(

Fui ao site da Hitachi para ver os tipos de discos, porque a referência que me aparecia correspondia ao de 500 Gb, mas a bios só o via como 130.
No site, reparei que é um disco com interface de 3Gb/s e eu estava a ligá-lo a uma porta SATA de 1,5 Gb/s... A board tem 3 encaixes duplos amarelos de 1,5Gb/s e 1 outro, roxo, de 3 Gb/s.

board.jpg


Assim que o liguei à porta de 3 Gb/s, fui à Bios e lá aparecia com os 500 Gbs que depois, ao instalar o XP dava +/- 477 Gbs. O que está correcto...

Fiquei sem perceber a lógica da coisa. Parece-me que o disco deveria aparecer sempre com a capacidade real. Apenas se faria a transferência mais lentamente do que ele suporta...

Que vos parece?


E obrigado pelas respostas !!
 
Estás a dizer que os slots amarelos (ICH9, ou da Intel) só permitem trnsferências de 1,5GB/seg enquanto os slots roxos (da Gigabyte) permitem os 3GB/seg?

O meu RAID0 está a funcionar com os slots amarelos ICH9. Não tenho nada ligado nos slots roxos. Devo ligar os dois discos SATA nos roxos para ter mais desempenho?
 
Estás a dizer que os slots amarelos (ICH9, ou da Intel) só permitem trnsferências de 1,5GB/seg enquanto os slots roxos (da Gigabyte) permitem os 3GB/seg?

O meu RAID0 está a funcionar com os slots amarelos ICH9. Não tenho nada ligado nos slots roxos. Devo ligar os dois discos SATA nos roxos para ter mais desempenho?

Parece-me que sim. Se leres o manual da board, vais verificar a diferença de velocidade dos slots.
Mas atenção que eu sou apenas um utlizador normal, BASTANTE curioso.
A config dos discos em RAID0 pode dar barraca, como sabes. Se funciona bem, deixa estar e pergunta antes a um técnico da loja onde compraste a board, por exemplo.

Mas amanhã já vou saber isso na *****.
 
Última edição:
Por essa net fora recomendam os slots amarelos, mas pergunta na loja e, por favor, deixa aqui a resposta que deram.

Boas

Liguei para a ***** e disseram-me achar estranha a questão do reconhecimento do tamanho do disco, que deveria aparecer com a capacidade normal em qualquer encaixe da board, independentemente de ser de 1,5 ou 3 Gb/s.
Na realidade está a funcionar muito bem e nem vou ter o trabalho de ir lá com o pc para saber mais.

Por isso, parece-me que seria melhor deixares os teus discos em Raid0 como estão pq assim trabalham bem.


Cumprimentos
 
Back
Topo