1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco de backup - Sistema de ficheiros

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Kristian0, 7 de Maio de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 627)

1. Kristian0

Kristian0 Power Member

Adquiri um disco para backup.
    Tenho duas partições: 1 TB para o Time Machine (em formato HFS com journalism).
    A minha duvida vem no restante espaço que vai servir para guardar dados que preciso de arquivar mas que nao necessito de ter a ocupar espaço no disco do Macbook.
    Qual o melhor sistema? Visto que esta partição provavelmente ate iria usar em Windows.
    Aconselham o NTFS ou o FAT32?
    Eu queria um sistema que nao me perdesse a vantagem de ter Firewire como conneção (nao sei ate que ponto os diferentes sistemas sao mais lentos ou mais rapidos)

-----------

Outra questao é sobre um cartao SD HC de 32GB que uso para guardar musica, para poder usar em leitores de cd.
    Reparei que o cartao está formatado em FAT (MS-DOS), isso envolve alguma preocupação ou perda de performance? Medi a velocidade de leitura e dá 22MB/s, e escrita 7MB/s. É normal?

2. NinjaIST

NinjaIST Folding Member

Boas,
    Se quiseres guardar ficheiros maiores que alguns gigas (por exemplos backups de programas, filmes ou isos) recomendo NTFS (mas para isso vais ter de instalar um software para o mac te poder escrever nessa partição). Se esse não for o teu objectivo então usa FAT32.
    Fica aqui ainda um pequeno resumo sobre os dois formatos:
    [h=3]FAT highs:[/h]
    • The effective work requires few of RAM.
    • Fast work with small and average directories.
    • The disc implements less movements of the heads (as compared with NTFS).
    • The effective work on slow discs.
    [h=3]FAT lows:[/h]
    • Quick performance decrease with the fragmentation going up (only for FAT32).
    • Difficulty in access to big files (more than 10% of the disc space).
    • Very slow work with directories containing huge amount of files.
    [h=3]NTFS highs:[/h]
    • Fragmentation does not influence the system performance (the work might became worse as far as data access is concerned).
    • Complicity of the structure of directories and the number of files do not affect the performance.
    • Quick access to the required file fragment (i.e. editing of big .wav files).
    • Very quick access to small files (several hundreds bytes) - the whole file is located in the same place as the system data (MFT recording).
    [h=3]NTFS lows:[/h]
    • The memory size mustn't be less than 64 MBytes.
    • Slow discs and controllers without Bus Mastering slows the system performance down tremendously.
    • The work with average-size directories is quite difficult, since they are fragmented.
    • The disc working for a long time with 80% - 90% of its space occupied shows low performance.

Em relação ao cartão, sem saber a marca e as velocidades que eles anunciam é muito difícil dizer se essas velocidades estão dentro do esperado.

Cumps

3. Kristian0

Kristian0 Power Member

Certo, entao vou usar o NTFS para a segunda partição do disco.
    Mas para isso tenho uma duvida que ja tinha. Tenho um 1TB em HFS, e outra tambem em HFS e esta é que é para mudar para NTFS.
    O problema é que no mac nao dá para formatar partições (ou eu nao sei), e nao quero o formatar o disco todo porque tenho muitos pontos do timeachine na primeira partição, que nao quero perder.
    Como faço para formatar so uma? E ate melhor seria se desse para converter a partição de NFS em NTFS, pois ja tenho la muitos dados.

Sobre o cartao de memorais, eu apenas quero saber se esse sistema de ficheiros é o ideal (FAT MS-DOS)?

4. Kristian0

Kristian0 Power Member

Partilhar esta Página