Disco de Estado Sólido

Colbato

Power Member
A PQI apresentou na última ediçao da Computex a sua próxima geração de discos rígidos de 2,5 polegadas, compostos inteiramente por memória Flash. Enquanto que a Samsung , numa primeira fase se limitará a uma capcidade de 32 GB para este tipo de produto., a PQI anuncia já que vai dispôr de um disco de 64 GB na Europa, no Jápão e na China já a partir do próximo mês de Agosto.
O disco em questão possuirá uma taxa de transferência de 32 MB/s e será inteiramente desprovido de partes mecânicas. Infelizmente, este produto não se destina a todas a bolsas, pois será proposto ao preço de 2000 USD. Esperemos que o disco SSD (Solid State Disk) de 32 GB de Samsung, previsto para o fim do ano, seja bastante mais acessível.

00311077.jpg


Fonte: www.clubic.com
 
Última edição:
[PC]Räzzo disse:
32 mb/s por quase 400 cts?

Estes gajos andam-se a injectar com qq coisa

Aki paga-se n pela taxa de transferencia mas sim pelo tempo de acesso (infinitamente mais baixo k os HDD normais), consumo energetico muito mais baixo (ideal para portateis), fiabilidade (n tem partes móveis), ruido (não faz ***** tipo de ruido).
 
Zar0n disse:
Aki paga-se n pela taxa de transferencia mas sim pelo tempo de acesso (infinitamente mais baixo k os HDD normais), consumo energetico muito mais baixo (ideal para portateis), fiabilidade (n tem partes móveis), ruido (não faz ***** tipo de ruido).

Mas então só é aceitavel para acesso a pequenos ficheiros, porque os ditos 32mb/s iam limitar a coisa, não é?
Tudo bem que a fiabilidade, ruido e consumo são importantes, mas nao vejo problemas nestes campos nos discos "normais"
 
Fiabilidade, pois... Há memórias flash que duram bem menos que um disco :D

É mais fiavel no que toca a avarias em si...
 
32 MB/s é muito lento, quando comparado com os discos normais...

É certo que os tempos de acesso são muito menores, mas para transferências sustentadas sofre bastante com apenas 32MB/s.

Uns RAID's disto é que vinha a calhar... :D
E pra mim nem era preciso discos de 32GB.
4x8GB ou 4x16GB em RAID-0 já me chegava bem para OS, programas e mais umas tralhas e já dava (em teoria) uns respeitáveis ~120MB/s de pico.

...mas para isso o preço tinha que descer bastante, senão só no RAID lá se ia o guito todo...
 
Acho que ter uma velocidade inferior ao pico do interface( SATA II neste caso) não é crime.


Especulando, eu diria que essa limitação de velocidade traduzir-se-á numa fiabilidade aumentada e rescretibilidade enorme do disco.
 
Os discos SSD ainda estão na sua infancia, a samsung já vai lançar discos SSD com mais de 100MB/s, claro k o preço por GB vai ser brutal, mas isto tb n é para por a tralha toda, é só o OS e os principais programa.

Outro uso é nos laptop onde pode aumentar bastante o tempo da bateria.
 
destr0yer disse:
Fiabilidade, pois... Há memórias flash que duram bem menos que um disco :D

É mais fiavel no que toca a avarias em si...

Se falas dos cicos maximos de escrita, basta um bom controlador k vai contando quantas x cada celula foi acedia e vai distribuido-os, um disco destes pode durar vários anos.
 
Como já se disse, isto é o começo de uma tecnologia que será mainstream daqui por algum tempo. Neste momento é "high tech" e tem um custo associado. Com o tempo será optimizado para deixar de ter pontos inferiores quando comparados com os discos mecânicos e será produzido em massa.

São os primeiros passos para libertar em definitivo o ultimo componente que ainda constitui "âncora" na performance dos PC's. Verdadeiramente "History on the Making". :)
 
Zar0n disse:
Se falas dos cicos maximos de escrita, basta um bom controlador k vai contando quantas x cada celula foi acedia e vai distribuido-os, um disco destes pode durar vários anos.

Zar0n, posso tar a dizer alte bacurada, mas acho esse controlador de que tás a falar, teria que ter uma base de dados maior que o próprio disco :lol:
Isto porque o nº de vezes que um bit foi escrito/rescrito ocupa varias vezes mais que o proprio bit.
 
Samsung announced a new speed record with their new 1GB 70nm OneNAND flash memory. It offers a read speed of 108MB/sec whereas the 90nm OneNAND provided 68MB/sec and the NAND only 16.2MB/sec.

1xz3.jpg


Isto foi em 04/04/2006

18/07/2006:

Samsung announced today that the begun the production of their 60-nanometer 8-Gigabit NAND Flash Memory.
The newest technology advancement brings 25 percent higher manufacturing productivity over the previous 70nm design technology.

Como podem ver a coisas estão e evoluir a uma velocidade brutal, alguns fabricantes já vão mover para 50nm até ao fim do ano.

A cada 12meses eles duplicam a capacidade, aumentam a velociade e descem o preço.

É só uma questão de tempo até ultrapassarem os discos mecânicos, até lah com o vista vai haver soluções hibridas.

Por outro lado a Seagate já anunciou k vai lançar um disco de 1 TeraByte até ao natal, é axo k é dificil arranjar + de 1TB de pr0n :lol:
 
Favas disse:
Zar0n, posso tar a dizer alte bacurada, mas acho esse controlador de que tás a falar, teria que ter uma base de dados maior que o próprio disco :lol:
Isto porque o nº de vezes que um bit foi escrito/rescrito ocupa varias vezes mais que o proprio bit.

LOL n vai contar cada x k cada bit foi escrito, é mais uma função para ir distribuindo igualmente a informação pelas várias celulas, quando uma estiver a perder qualidade, desactiva-a.
Claro k isto n é a nivel de cada bit, se não era impossivel.

já agora:
Samsung is estimating 1,000,000 hours / 1,000,000 write cycles. Most flash disk producers boast a 10 year life expectancy.
 
Última edição:
Isso é muito bom, mas acho que preferia mais um I-Drive com 4gb de mem, a esta altura, a mais barata que serve bem fica muito mais barato.

Agora, isto ainda agora começou, já se sabe que o preço é logo muito algo, mas realmente a taxa de transferencia é muito baixa e não sei até que ponto o tempo de acesso pode melhorar.

Mas, esperemos que saia para o mercado para ver testes, agora raid disco nem pensar, só o preço..............

Agora, testes de 1TB8o , isso para que serve???? não é para muito pessoal, nem pensar........além disso, um disco desses para mim só com raid-1, se um vai ao ar não perco 1TB de dados.
 
artsite disse:
Isso é muito bom, mas acho que preferia mais um I-Drive com 4gb de mem, a esta altura, a mais barata que serve bem fica muito mais barato.

Axo k tas a falar é da iRam, vai sair uma nova versão k suporta 8GB e SATAII e sim é muito mais rapida, mas nunca vai ser um produto para toda a gente devido ao custo da RAM.


artsite disse:
Agora, testes de 1TB8o , isso para que serve???? não é para muito pessoal, nem pensar........além disso, um disco desses para mim só com raid-1, se um vai ao ar não perco 1TB de dados.

ako k te induzi em erro, disco de 1TB da Seagate mas é dos "normais" mecânicos.
 
Zar0n disse:
ako k te induzi em erro, disco de 1TB da Seagate mas é dos "normais" mecânicos.


Sim, eu sei que o disco da seagate é dos normais:) , e sim, enganei-me, é iRam, mas mesmo assim, com o preço das mems, e ainda por cima podes comprar usadas, acho bem melhor, pois não gastas tanto em mem
 
Ainda os SSD

A Samsung anunciou ontem o seu disco SSD (Solid State Disk) cuja vocação será a utilização em conjunto com um disco rígido tradicional. Com uma capacidade de 4GB, este novo dispositivo irá, segundo a Samsung, melhorar as performences do Windows Vista através da tecnologia ReadyBoost. Trata-se sobretudo da redução dos tempos de carregamento do sistema operativo, utilizando a memória flash, mais rápida ao nível dos tempos de acesso que um disco rígido tradicional. A função ReadyBoost do Vista utilisa os discos SSD para colocar em cache automaticamente certos dados do utilizador. As aplicações que fazem um apelo recorrente a determinados dados beneficiam assim de um acesso muito mais rápido, tanto mais que um disco clássico pode satisfazer entre 100 a 200 acessos por segundo, o SSD da Samsung pode responder a cerca de 5000 por segundo.

O novo SSD pode ser conectado a qualquer motherboard, utilizando a interface IDE, e pode ser integrado em portáteis graças ao formato de 2.5 polegadas. Nenhum preço ou disponibilidade foi ainda comunicado.

00336406.jpg


Fonte: www.clubic.com
 
Back
Topo