1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

disco em rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por armandomartinho, 4 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 956)

1. armandomartinho

armandomartinho Power Member

Boa noite!
    Gostaria de colocar uma questão que me anda a dar cabo do juizo! Comprei um disco externo de 1T, que formatei em FAT32 e coloquei em rede, ligando por usb ao meu router da meo, a operação correu bem, os computadores detectaram o disco mas surge um problema que ainda não consegui resolver, se calhar com solução fácil mas por ignorância minha. Nas partições e num computador que tenho em windows sem dificuldade copio para lá os meus ficheiros, com os meus 2 macs só copiar para o disco os ficheiros aparece um aviso que diz " A operação não pode ser concluída porque não dispõe de privilégios suficientes para alguns dos itens". Alguém me sabe dar uma solução para isto? Agradecia imenso.

2. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

1- Ficou mesmo em fat 32?
    2- 1 TB não era demais para fat 32?
    3- qual é o router e o sistema de partilha do disco que ele usa (estou apostado em SMB- Emulando windows)?

Última edição: 5 de Março de 2009
  3. armandomartinho

Obrigado pela resposta! Esta formatado em fat32 pelo partition magic e o unico problema é que, em rede, não deixa escrever no disco, mas deixa ler. O router é um thompson da meo. isso do smb não sei o que é mas vi essa opção nas definicões do mac.

4. JPCarvalhinho

Staff Member

SMB é um protocolo de "emulação" de ambiente windows que permite partilhar um meio físico como se estivesse ligado a um servidor windows, dando acesso a outros sistemas operativos, e será a opção que deverá estar a ser usada já que é a implementada universalmente em appliances já que é o mais universal.

Em princípio não deveria haver qualquer problema...

Faz assim, liga o disco directamente ao Mac e vê se o comportamento é o mesmo... se for, o mais provavel é a partição ter ficado em NTFS devido à dimensão (alguma pergunta do PMagic à qual respondeste yes sem ler :) ) já que o ler mas não escrever é o comportamento normal do mac quando ligado a um disco NTFS.

Se quando ligado directamente ao mac ele deixar escrever, então não sei o que se passa...

JPC

5. JPCarvalhinho

Staff Member

Ora respondeste via PM e passo esses dados para aqui.

Uma vez que:
    1 - ligando o disco directamente ao MAC tu consegues escrever e ler...
    2 - Ligando via Thomson apenas consegues ler...
    3 - Será defeito de implementação do servidor SMB ao nível do Thomson... terás que ver junto deles o que se está a passar :(

É pena... tenho um setup identico e gostaria mesmo de saber uma solução...

6. armandomartinho

Obrigado pela atenção! Tenho esrado em contacto via email com a empresa que me vendeu os macs, se houver uma solução, que tenho fé que haverá, eu explico, porque o estranho é os comºputadores com o windows darem na perfeição, eu continuo a achar que é qualquer coisa com as definiões de rede e permissões no mac.

7. armandomartinho

Depois de muitas voltas dar e não conseguir resolver o problema cheguei à conclusão que o problema de ve ser do router, alguém me saberá dizer como ar a volta ao router para deixar que o router permita isso?

Partilhar esta Página