disco em rede

armandomartinho

Power Member
Boa noite!
Gostaria de colocar uma questão que me anda a dar cabo do juizo! Comprei um disco externo de 1T, que formatei em FAT32 e coloquei em rede, ligando por usb ao meu router da meo, a operação correu bem, os computadores detectaram o disco mas surge um problema que ainda não consegui resolver, se calhar com solução fácil mas por ignorância minha. Nas partições e num computador que tenho em windows sem dificuldade copio para lá os meus ficheiros, com os meus 2 macs só copiar para o disco os ficheiros aparece um aviso que diz " A operação não pode ser concluída porque não dispõe de privilégios suficientes para alguns dos itens". Alguém me sabe dar uma solução para isto? Agradecia imenso.
 
1- Ficou mesmo em fat 32?
2- 1 TB não era demais para fat 32?
3- qual é o router e o sistema de partilha do disco que ele usa (estou apostado em SMB- Emulando windows)?
 
Última edição:
Obrigado pela resposta! Esta formatado em fat32 pelo partition magic e o unico problema é que, em rede, não deixa escrever no disco, mas deixa ler. O router é um thompson da meo. isso do smb não sei o que é mas vi essa opção nas definicões do mac.
 
SMB é um protocolo de "emulação" de ambiente windows que permite partilhar um meio físico como se estivesse ligado a um servidor windows, dando acesso a outros sistemas operativos, e será a opção que deverá estar a ser usada já que é a implementada universalmente em appliances já que é o mais universal.

Em princípio não deveria haver qualquer problema...

Faz assim, liga o disco directamente ao Mac e vê se o comportamento é o mesmo... se for, o mais provavel é a partição ter ficado em NTFS devido à dimensão (alguma pergunta do PMagic à qual respondeste yes sem ler :) ) já que o ler mas não escrever é o comportamento normal do mac quando ligado a um disco NTFS.

Se quando ligado directamente ao mac ele deixar escrever, então não sei o que se passa...

JPC
 
Ora respondeste via PM e passo esses dados para aqui.

Uma vez que:
1 - ligando o disco directamente ao MAC tu consegues escrever e ler...
2 - Ligando via Thomson apenas consegues ler...
3 - Será defeito de implementação do servidor SMB ao nível do Thomson... terás que ver junto deles o que se está a passar :(

É pena... tenho um setup identico e gostaria mesmo de saber uma solução...
 
Obrigado pela atenção! Tenho esrado em contacto via email com a empresa que me vendeu os macs, se houver uma solução, que tenho fé que haverá, eu explico, porque o estranho é os comºputadores com o windows darem na perfeição, eu continuo a achar que é qualquer coisa com as definiões de rede e permissões no mac.
 
Depois de muitas voltas dar e não conseguir resolver o problema cheguei à conclusão que o problema de ve ser do router, alguém me saberá dizer como ar a volta ao router para deixar que o router permita isso?
 
Back
Topo