1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco estragado, reparação possivel?

Discussão em 'Electrónica' iniciada por ohnigres, 13 de Julho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 3142)

1. ohnigres

ohnigres Power Member

boas, tenho um disco IBM IDE com 180gb, que tem dois pinos partidos, e queria saber se haverá possibilidade de compor isto, soldando-os...

Aqui está o estado deles na conexão...

agradecia que me dessem umas luzes ou até se pudessem disponiblizar pra me dar um jeito nisto agradecia....

um grande abraço

2. DonAC

DonAC What is folding?

boas,
    se o pino se partiu por dentro la do encaixe de plastico e muito dificil arranjares isso kuase impossivel mas se se partiu mais ca de fora nao ha nda como uma boa pinguinha de estanho

cumps..

3. ohnigres

ohnigres Power Member

são os dois pinos, que partiram cá fora, no PCB... eles estao inteiros...

o grande problema é que eu nao tenho mt jeito pra isso, e ja tentei e nao ficou nada famoso...
    precisava que alguem me visse isso....

cumpz

4. DonAC

DonAC What is folding?

ah ja vi confundi... sim akilo com um bocado de solda fica bom, o truke dakilo e pures um pouco dakele desengurdurante no ferro, na solda e no pino, e com mto cuidado encostar a solda e o ferro ao pino e deixar a solda cair

cumps...

5. dark-aswz

dark-aswz Power Member

ja agora so a titulo de curiosidade, como é que a solda ao caír ganha o formato do pino original?

6. DonAC

DonAC What is folding?

a solda nao ganha a forma do pino original o pino ao que eu vi so se partiu da ligaçao da pcb, claro que nao e so deixar a solda cair para soldar ne... tem qe se ajeitar com o ferro

7. dark-aswz

dark-aswz Power Member

E porque não "colar" , soldando um pinozito qualquer com a mesma grossura ao pino partido?

8. JDizzyking

JDizzyking Power Member

podes meter com um pingo de solda para ver o q acontece ou com um fio enrrolares na ponta do terminal e ver se resulta
    tem cuidado com o ferro, este não deve ultrapassar os 30 Watts de potencia e as slodaduras em placas pcb n devem demorar mais q cinco segundos

9. Monstro

Monstro Power Member

para a soldadura ter um "bom aspecto"(como vemos a dos outros componentes) é soldar com pouco estanho, usar fluxo, pois este como é acido faz uma boa limpeza do material a soldar o que torna mais facil a aderencia do estanho. Depois é soldar num movimento de baixo para cima.

10. Type_R_vtec

Type_R_vtec Power Member

Boas.

Isso faz-se bem. Tenho um disco de 80GB que tinha o mesmo problema e eu arranjei-o. Soldei-o e está a trabalhar a 100% ;)

Abraço.

11. pr0p

pr0p Power Member

Ja arranjei um disco soldando um agrafo de cobre , e fikou a bombar.

12. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Ja conseguiste soldar isso?se fosses de lisboa eu soldava-te isso.

13. JDizzyking

JDizzyking Power Member

sempre conseguiste arranjar?
    ou foi pa sucata?

14. ohnigres

ohnigres Power Member

ainda nao consegui compor... e o problema é que levei a feup e soldara-me aquilo à sucateiro... ficou uma cagada, e nao funciona na mesma... ja posto fotos pra verem.. precisava mesmo de recuperar o disco pois faz.me falta..

cumpz

15. omg isso não tem nada que saber, embora não tenhas prática é fácil, tens é de deixar o ferro ficar bem quente e usar um fio de estanho fino...

Como ficou o disco depois de levares lá? mostra aí

16. rmrb

rmrb Power Member

o truque é um: mão firmes e muita... muita calma
    mas se ficar bem soldado e importante não puseres estanho a mais (senão corres o risco de ligares dois pinos o que já se sabe que não é muito aconselhável lol) dee ficar tudo como novo

Última edição: 7 de Janeiro de 2009
  17. The_Technician

The_Technician Power Member

opa iso é mesmo facil! atenção que convém ter um ferro de qualidade, um JBC ou assim

18. choao

choao Banido

Recomendava JBC como disse o colega

Partilhar esta Página