Disco Ethernet para Mac

ngm

Power Member
Ando à procura de uma solução para backup do meu MacBook.

Já vi discos externos com USB2 e FireWire400/800 e discos externos com USB2 e Ethernet.

Estou em crer que os Ethernet serão melhores... parece que dão para aceder remotamente e têm gigabit que é o mais rápido dos interfaces.

Encontrei estes 2 discos:


Western Digital My Book World Edition 500GB
wdfMyBook_World_1N.jpg

Preço: 194EUR


LaCie Ethernet Disk mini 320GB
hd_d2.jpg

Preço: 205EUR

Vale mesmo a pena comprar um disco Ethernet?

Na página do Western Digital não se referem a suporte para Mac (mas se é Ethernet, devia funcionar em qualquer SO), será seguro comprar?

O que vos parece?
 
Vai para os Firewire.

Para aproveitares o ethernet (partilha) terias que ter isso ligado a um router com gigabit (duvido que tenhas) e boa cablagem (também duvido que tenhas). Além do mais, terias que ter o disco ligado 24/7 e não irias querer fazer isso com esses discos (trust me) :p

Além de ser mais complicado de atingires velocidades mais altas (que no Firewire), essa velocidade máxima (imaginando que atingirias) não é assim tão maior que o Firewire. 125MB/s vs 100MB/s

ps: olha, eu comprei um Lacie de 500GB recentemente com:

USB1 -> 1.5 MB/s
USB2 -> 60 MB/s
Firewire400 -> 50 MB/s
Firewire800 -> 100 MB/s
eSata -> 300 MB/s

Compensa mais ;)
 
Última edição:
Vai para os Firewire.

Para aproveitares o ethernet (partilha) terias que ter isso ligado a um router com gigabit (duvido que tenhas) e boa cablagem (também duvido que tenhas). Além do mais, terias que ter o disco ligado 24/7 e não irias querer fazer isso com esses discos (trust me) :p

Além de ser mais complicado de atingires velocidades mais altas (que no Firewire), essa velocidade máxima (imaginando que atingirias) não é assim tão maior que o Firewire. 125MB/s vs 100MB/s

ps: olha, eu comprei um Lacie de 500GB recentemente com:

USB1 -> 1.5 MB/s
USB2 -> 60 MB/s
Firewire400 -> 50 MB/s
Firewire800 -> 100 MB/s
eSata -> 300 MB/s

Compensa mais ;)

Só que o disco não mete cá para fora 300MB/s nem tão pouco 100MB/s. O Firewire é mais do que suficiente. O gigabit pode dar 100MB/s mas só em condições muito especiais. O normal é entre 50 a 80 MB/s. Se adicionares o overhead do protocolo... pimba, ainda mais cá para baixo. Já os 100mb/s dão praí uns 10MB/s quanto muito. Isto valores mais próximos da realidade. :D
 
Só que o disco não mete cá para fora 300MB/s nem tão pouco 100MB/s. O Firewire é mais do que suficiente. O gigabit pode dar 100MB/s mas só em condições muito especiais. O normal é entre 50 a 80 MB/s. Se adicionares o overhead do protocolo... pimba, ainda mais cá para baixo. Já os 100mb/s dão praí uns 10MB/s quanto muito. Isto valores mais próximos da realidade. :D

Só falei nas velocidades teóricas. O USB2 teoricamente é mais rápido que o Firewire, mas depois na prática é quase 2x's mais lento.
 
Só falei nas velocidades teóricas. O USB2 teoricamente é mais rápido que o Firewire, mas depois na prática é quase 2x's mais lento.

Já que dizes ter um disco com esses interfaces todos, podias fazer alguma coisa útil e comparar a velocidade.
You know, put your money where your mouth is...


Já vi discos USB 2.0 com taxas de transferência mais elevadas do que as de um Firewire 400, a rondar os 25~30MB/s (real world).
A velocidade de um interface USB está íntimamente ligada ao controlador e ao nº de links (diferente do nº de portas físicas) presente no chipset da motherboard motherboard.
Se for recente, as velocidades de transferência serão sempre mais elevadas.
 
E já comparei ;)

USB2 disse:
(*) 1 ficheiro 2.10GB ---> 121 segundos
(**) 400 ficheiros 2.09GB ---> 125 segundos

(*) Duplicação de 1 ficheiro 2.10GB ---> 226 segundos
(**) Duplicação de 400 ficheiros 2.09GB ---> 232 segundos

Firewire 400 disse:
(*) 1 ficheiro 2.10GB ---> 66 segundos
(**) 400 ficheiros 2.09GB ---> 72 segundos

(*) Duplicação de 1 ficheiro 2.10GB ---> 120 segundos
(**) Duplicação de 400 ficheiros 2.09GB ---> 123 segundos

Firewire 800 disse:
(*) 1 ficheiro 2.10GB ---> 52 segundos
(**) 400 ficheiros 2.09GB ---> 105 segundos

(*) Duplicação de 1 ficheiro 2.10GB ---> 65 segundos
(**) Duplicação de 400 ficheiros 2.09GB ---> 67 segundos

Resultados em idle... caso contrário, o USB seria ainda pior... já o Firewire não.

You know, put your money where your mouth is...
 
Não sei... diz-me tu.

Mas realmente é importante isso... até porque ele vai ligar o disco a um pc (com o último chipset). Está escrito logo no primeiro post :zzz:
 
Última edição:
Não sei... diz-me tu.

Mas realmente é importante isso... até porque ele vai ligar o disco a um pc (com o último chipset). Está escrito logo no primeiro post :zzz:

Se testaste num Mac com processador Intel, ou era um i945PM/GM/5000X, ou, apenas no caso dos Macbook Pro com plataforma Santa Rosa e a Geforce 8600M, o PM965.
Mas duvido que tenhas testado na máquina mais recente...

BTW, no primeiro post não diz que vai ligar a nenhuma máquina recente... :zzz:
Ele apenas mencionou um Macbook.
 
Última edição:
Estava a ser irónico...

Por não ir ligar a uma máquina recente é que essa conversa dos chipsets é irrelevante. E mesmo no último chipset, o USB2 nunca será melhor que o Firewire. E tu sabes disso.
 
Blastarr, se pesquisares na web vais ver que as velocidades do USB 2.0 muito raramente chegam às velocidades teóricas, enquanto que nas ligações Firewire há uma muito maior fiabilidade.

Pondo as coisas em termos simples... Firewire (400 e 800) > USB 2.0 para transferências de dados a altas velocidades (discos rígidos externos, cameras, etc).

Para de ser troll, que já enjoa...
 
Estava a ser irónico...

Por não ir ligar a uma máquina recente é que essa conversa dos chipsets é irrelevante. E mesmo no último chipset, o USB2 nunca será melhor que o Firewire. E tu sabes disso.

Ser melhor ?
Depende do que falas.

O Firewire/IEEE1394 nunca se tornou popular como a Apple queria, ao ponto de ela própria o abandonar por completo na família iPod/iPhone.
É demasiado caro para o que oferece quando comparado com o USB 2.0, sobretudo agora com as normas W-USB e e-SATA em crescendo.
Esta última, aliás, vai de certeza eclipsar tudo no nicho de mercado ocupado pelos discos Firewire 400/800 (porque é muito mais rápida e compatível com os discos para desktops e portáteis actuais), e já é incluída em muitas motherboards.
 
Última edição:
Blastarr, deixa-me rir. Pergunta a qualquer profissional do ramo do audiovisual o que é que é mais rápido e fiável e eles dir-te-ão "FireWire".

Não estamos a discutir os preços aqui, apenas as velocidades. Mas se quiseres mesmo discutir preços então pesquisa online e verás que dois discos externos com a mesma capacidade, e um USB 2.0, outro FireWire têm preços muito próximos um do outro ;)

O FireWire só não singrou nos PCs por causa de lobbys.
 
Blastarr, deixa-me rir. Pergunta a qualquer profissional do ramo do audiovisual o que é que é mais rápido e fiável e eles dir-te-ão "FireWire".

Não estamos a discutir os preços aqui, apenas as velocidades. Mas se quiseres mesmo discutir preços então pesquisa online e verás que dois discos externos com a mesma capacidade, e um USB 2.0, outro FireWire têm preços muito próximos um do outro ;)

O FireWire só não singrou nos PCs por causa de lobbys.

Mais rápido e fiável do que o eSATA, SCSI ou SAS ? Deixa-me ser eu a rir de ti... :-D
 
Pensava que estávamos a falar de FireWire vs USB 2.0 vs Ethernet.

As tuas argumentações já estão a entrar na base do ridículo. É a mesma que se estivéssemos a falar de BMWs vs SEATs e um gajo virar-se e dizer, "isso é muito giro, mas as naves espaciais são mais rápidas". :lol:
 
blatar! por favor...

nós já percebemos que nao gostas de firewire. nem de apple, nem de tudo o que ela trouxe ao longo dos tempos... como tal se calhar ainda deves usar teclados e ratos PS2 ou Serial e na rua nao acederes a net wireless apenas porque a Apple foi das grandes responsáveis por isso ao incluir airport nos seus computadores.

nao adianta. virás sempre para cá chatear a malta. tu no fundo ate gostas da apple, tens é medo de admitir nao é??? :P
 
Não fui eu quem se virou para o "ramo audiovisual profissional" quando ficou sem outros argumentos... :zzz:
Pensei que estávamos a falar de discos externos para um Macbook. :P
 
e na rua nao acederes a net wireless apenas porque a Apple foi das grandes responsáveis por isso ao incluir airport nos seus computadores.

Eu sei que tu estás a brincar quando fazes uma afirmação destas ... :lol:

Quanto ao resto, eSata é uma interface muito ... interessante.
 
Eu virei-me para o ramo audiovisual profissional pois são eles que mais usam o FireWire, que é pouco utilizado na generalidade pois não se desseminou muito.

Foi apenas a título de exemplo.


Mas em suma:

Se precisares de usar um disco externo em vários computadores, USB 2.0 é a solução pois é certo que a maior parte dos computadores hoje em dia suporta esse standard.

Se for para usar apenas no Macbook, ou em computadores com FireWire, então recomendo FireWire que é mais rápido e mais fiável que o USB 2.0.

Tenho dito.
 
Back
Topo