Disco Externo 1.5TB 5400rmp - USB 2.0

rmgaudencio

Power Member
Boas!

Tentei esclarecer esta dúvida noutra secção do forum, num tópico de discos multimédia, mas a minha dúvida era um pouco offtopic.

Tenho um disco externo multimédia Iomega ScreenPlay HD 1.5TB, com as seguintes caracterísicas:

Marca: Samsung
Modelo: EcoGreen F2 1.5TB
5400 RPM
32MB Cache
Serial ATA 3 GB/s

Como não uso muito o disco para ligar à TV, queria passar a usá-lo como um disco para ligar a um desktop para meter fotos, filmes, músicas, instalar alguns programas e jogos, etc.... basicamente tudo excepto SO (tenho um SSD).

A minha dúvida é se vale a pena tirá-lo da caixa e instalá-lo no desktop (SATA II) ou se o mantenho ligado por USB 2.0
Estive a analisar as velocidades teóricas máximas do USB 2.0 [480mb/s] e do SATA [3000mb/s]. A diferença ainda é grande.

Se estiver a ver um filme em 1080p, a correr um Matlab, ou a jogar um BattleField 3 podem surgir problemas?




 
Se é para ficar quieto, o melhor é mesmo colocar dentro do desktop por SATAII, a performance é bem melhor.
 
Se ligares por SATA II o aumento de desempenho é muito grande. Na minha experiência de discos rígidos ligados via USB 2.0, o máximo de velocidade que consigo são uns 25 a 30 MB/s.
 
Back
Topo