1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco externo 1TB que não consigo formatar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por supercx, 20 de Abril de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 4256)

1. supercx

supercx Power Member

Boas,

Tenho um disco externo CNMEMORY da Vobis, que no fundo se trata de 1 Samsung de 1TB, SATA, com 32 MB Buffer.

Comecei a ter problemas ao copiar ficheiros, pois acontecia-me que quando copiava alguns ficheiros, me dava erros de leitura de redundância cíclica. Pedir algum do conteúdo do disco, no entanto, copiei tudo para outro disco de 1TB que me emprestaram e decidi formatar o meu.

Removi a partição com o gestor de discos do windows e criei uma nova partição (totalidade do disco) e decidi formatar o mesmo em NTFS, como ele estava de origem. Acontece que no gestor de discos do windows, ao fim de 10 horas, ele ainda não tinha saído dos 9 %.

Decidi então instalar o Paragon Partition Manager 9 e repetir o procedimento, fazendo em simultâneo uma verificação à superfície do disco. Parou nos 33% e está assim há cerca de 14 horas.

Fiz inicialmente através do interface USB do disco externo. Para eliminar a hipótese de que essa fosse a origem do problema, decidi, instalar o disco internamente no computador e acontece a mesma coisa.

O disco não apresenta qualquer barulho típico de avaria mecânica, mas parece-me que "foi à vida"... o que acham?

2. jfkpt

jfkpt Power Member

bad sectors. manda isso para a garantia.

3. supercx

supercx Power Member

Obrigado desde já pela ajuda jfkpt.

O que acho estranho é que fiz uma formatação rápida e o disco ficou formatado. Mas a formatção rápida não é fiável, pois não?

4. oscarolim

oscarolim Power Member

Claro que nao. A unica coisa que faz e repor o sector base a 0.

Tens alguma interferencia magnetica perto do disco? Podia ter sido lixado por isso.

5. supercx

supercx Power Member

Penso que não. O disco estava pousado por cima da caixa do computador.

6. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

O teu disco duro é samsung,por caso não há software da samsung para formatar os seus discos de 1tb? Podias fazer diagótico com esse software se houvese.

7. supercx

supercx Power Member

Pois, já procurei na página da Samsung e não encontrei nada. Alguém sabe se existe essa ferramenta da Samsung?

8. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Retiras-te o disco da caixa original? Vai de ter que o formatar em baixo nível depois em mode normal. Ligaste bem o disco a sata da mb?

9. lucky_smile

lucky_smile Banido

O hirens boot cd tem ferramentas de disco, penso que também da samsung. não sei é se funciona através de usb.

10. supercx

supercx Power Member

Sim, desde ontem que o disco está correctamente ligado por SATA, à Motherboard. Mas formato-o em baixo nivel com a aplicação da Seagate ou tem que ser uma especifica da Samsung?

11. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Tem de ser da Samsung,a sotware que formata nivel gero

12. TechAddicted

TechAddicted To fold or to FOLD?

A mim aconteceu o mesmo com um da mem'up que era um toshiba lá dentro da caixa, tinha exactamente os mesmos "sintomas" que o teu, tentei de tudo (formatar, hiren's boot cd, etc.), a minha única solução foi a garantia, mandaram-me um novo.

13. supercx

supercx Power Member

Problema resolvido.

Fui à loja para enviar o disco para a garantia e retomaram-me. Resolvi o problema comprando um Western Digital My Book Essential Edition de 1TB. É bem melhor que um Samsung.

14. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Optima escolha já boa sorte para esse disco.

Partilhar esta Página