Disco externo com Backup Time Machine + partição FAT32

xantia

Power Member
Viva
Queria arranjar uma solução de disco externo, preferivelmente com as seguintes características:
- interface USB 2.0 e/ou firewire (com as duas era melhor);
- bom funcionamento com Mac OSX Leopard;
- capacidade de, pelo menos, 120 GB;
- alimentação só por USB (penso que aqui estarei limitado aos discos de 2.5");
- o mais silencioso possível e ...
- bonito!
As suas funções seriam:
- Realizar backups automáticos com recurso ao Time Machine dum IMac;
- Permitir o transporte de material entre o imac e um PC Win XP do trabalho, pelo que o ideal seria poder prever uma partição em FAT32 (talvez 32GB), para além da partição em formato Mac (Time Machine).
O que é que recomendam, sabendo que não pretendia gastar mais do que ~100-120€?
Obrigado.
 
Última edição:
Boas, tens por exemplo o western digital passport drive 120gb 2,5:

http://www.westerndigital.com/pt/products/Products.asp?DriveID=261

Na minha opinião é bem bonito e satisfaz todos os teus requisitos e até tem modelos com 160gb, 250gb e 320gb, mas dentro do preço que disseste o máximo seria o de 160gb. Em relação à interface, também ando à procura de discos externos, e com firewire só encontrei discos a partir dos 500gb e sempre com alimentação por ficha.

Cumprimentos
 
onde se vende desses discos em portugal??????*****?? *****?

Digam-me uma coisa o time machine se nao tiver nenhum disco externo faz backups onde? no disco do portatil???? podem-me explicar melhor????

No disco externo ao final de xxxxxxxx backups o disco também fica cheio, ou nao? podem-me explicar isso melhor?
 
Boas, podes encontrar os discos na loja http://*****.pt/.
Pelo que percebi da time machine, só activas se quiseres, e quando a activares escolhes onde é que queres que os backups sejam guardados, pode ser num disco externo, ou numa partição de um disco, interno ou externo, até podes ecolher quais as pastas que queres que se façam backup, não é obrigatório ser do disco inteiro.
Ao fim de vários backups, o disco onde estão a ser feitos os backups pode ficar cheio, nessa situação acho que podes selecionar apagar backups mais antigos de modo a libertar espaço ou simplesmente adicionar outro disco e passar a fazer os backups para esse novo disco.

Cumprimentos
 
Afinal comprei um parecido (em aspecto, pelo menos) com o que me foi recomendado e estou quase totalmente satisfeito. Trata-se do Freecom Mobile drive 2.5" 160GB:
http://www.freecom.com/ecproduct_detail.asp?ID=3050&CatID=8020&sCatID=1146187&ssCatID=1146188
Tem um belíssimo aspecto, todo em preto (e não em cor metalizada como aparece no site da Freecom) e não tive qualquer problema em criar-lhe duas partições, uma para o time machine (maior) e outra (menor) destinada às transferências Mac<->Win. O preço foi muito bom: 75€, com os 6% de desconto da ***** do Colombo (Lisboa).
O "quase totalmente satisfeito" que referi acima tem a ver com dois aspectos relacionados com o facto de eu pretender ter o disco e o iMac sempre ligados (ambos estão no meu quarto).
1 - Num ambiente silencioso (à noite) o som do disco a girar é razoavelmente audível, o que se calhar é mesmo assim (não tenho experiência nestes discos externos), embora na embalagem aquele seja referido como "low-noise disk" (outros discos que vi, sem ventoinha, não referiam esta característica de low-noise, algo que contribuiu para que eu o comprasse).
2- Não consigo arranjar maneira de o disco entrar em modo "sleep" (se é que esta funcionalidade existe para este tipo de periféricos), quando o iMac o faz. Reparo, por exemplo, que o rato tem essa capacidade. Há algum outro disco (com as mesmas características) que permita esta funcionalidade? Ou há alguma possibilide de desligar este disco quando o Imac entra em modo sleep?
Obrigado.
 
Estive a ver, ou melhor, ouvir, outros discos externos do mesmo género (um hitachi 80 GB dentro de uma caixa branca e um WD 120GB) quando "idle" e a verdade é que o Freecom (cujo disco é um SATA Fujitsu 5400 rpm) que comprei até é mais silencioso do que esses dois. Portanto, não me posso queixar muito. Descobri também que, em windows XP, quando a máquina entra em modo "sleep", o disco desliga mesmo. Assim, parece-me que o problema no MAc resulta do facto de o modo sleep em Mac não desligar a alimentação USB correspondente.
 
Back
Topo