1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

disco externo morreu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pfer00, 1 de Julho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 971)

  1. Acho que liguei o meu disco rigido externo (iomega) com um transformador de outra coisa qualquer (o scanner penso) e a coisa deixou de rodar, deixou de fazer barulho, a luz de presença acende mas o disco não mexe; e não é claro reconhecido como drive externo pelo windows XP.
    SErá que isto tem algum fusível que eu possa substituir ? Ainda está na garantia por isso não o queria abrir... mas também não quero nada deixá-lo nas mãos de terceiros porque já lá tem uns gigas largos de informação ...
    Será que me safo ? Obrg
     
  2. sdvferreira

    sdvferreira Power Member

    verifica a voltagem do transformador...
     
  3. A correcta é 12v 2A e que utilizei é de 15v 800mA ...
     
  4. boston

    boston Power Member

    o máximo que te pode ter acontecido foi o queimar do circuito:P
    se estiver na garantia, sabes o que tens a fazer.... se não, pelo menos salva o disco que está lá dentro e mete-o num pc normal;)
     
  5. sdvferreira

    sdvferreira Power Member

    yia concordo boston
     
  6. A produto é um disco externa da iomega, 3,5", de 320 Gb.
    O disco que lá está dentro é um Seagate, Barracuda 7200.10

    Um amigo (técnico de informática) aconselhou-me a comprar um disco exactamente igual e trocar a placa do novo para o avariado, a placa que está aparafusada ao disco própriamente dito , não a placa que faz parte da caixa.

    Entretanto eu já removí o disco desta caixa e experimentei noutra caixa que comprei, mas não funciona na mesma, levando-me a querer que pode (espero que sim) ser pelo menos da placa junto ao disco. Se mesmo assim não funcionar, pouco resta que fazer... :'(
     
  7. O_Bardo

    O_Bardo Power Member

    informação? ou pornografia?
     
  8. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Já experimentaste com o transformador próprio? O de 15V nem a potência de arranque do disco deve conseguir fornecer. Arranjaste aí uma bela coisa escusadamente...

    Já tentaste usar o disco no teu PC (internamente)?


    E o que é que isso interessa? Se não vais contribuir positivamente para a resolução do problema, escusas de postar.
     
    Última edição: 7 de Julho de 2007
  9. Ainda não foi desta

    Pois é... Obrigado pelos inputs, mas ainda não foi desta:
    Já liguei o disco a uma caixa nova... nada!
    Já troquei a placa que está apafusada ao disco por outra nova, e apesar do disco assim rodar (como se estivesse bom), o PC não reconhece o periférico...
    ... com um pormenor que se calhar faz toda a diferença, é que os ultimos 3 numeros do "part number" do disco de onde veio a placa nova são diferentes (um é 500 e outro 505) .. aparentemente o P/N tem de ser exactamente igual, é assim ?

    Resta-me ainda a hipotese de encontar um disco com o P/N exactamente igual e tentar novamente a placa, do disco novo no meu... porque pelo menos roda... se consegue ser lido, isso é outra coisa.
    Ligar o disco a uma tower não dá concerteza porque a placa (estragada) não ligou o disco igual (novo) - com o pormenor do numero...mas vou esperimentar noutro (o meu é laptop)

    Achas que me arrisco a abrir mesmo a caixa do disco e trocar os discos lá dentro ? :sad1: isso nunca fiz... se calhar fico com os dois discos na mão, não ?

    Obrg novamente...
     
  10. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Expor os pratos do disco rígido é uma operação arriscada, que tem que ser feita num ambiente *totalmente* isento de pó e outras partículas. Precisas de fazer isso num sítio especial, pois sem qualquer tipo de protecção e atmosfera controlada é disco avariado pela certa.

    Cumprimentos.
     
  11. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Exacto, basta uma particula minuscula de pó para as cabeças de leitura se esborracharem e arranharem os pratos...
     
  12. quem me manda não ter atenção ao transformador...

    Não arrisco para já...
    o tema do circuito aparafusado ao disco e do "part number" diz-vos alguma coisa ? se o disco roda com a placa nova, vá-se lá descobrir que parte do circuito não funciona...

    é um tema que só quem teve o mesmo problema exactamente e andar a experimentar o mesmo, é que consegue saber a solução não ? Se eu conseguir resolver voltarei aqui para deixar a ajudar para outros... os meses e anos a juntar alguma da informação que está no disco valem bem a pena alguns serões e muitas perguntas.

    Obrigado pelo interesse.
     

Partilhar esta Página