Olá malta. Neste Natal vou pedir um disco externo. O meu computador está a abarrotar e já enchi mais três outros discos (2x 500Gb + 250Gb) só neste ano. Ainda por cima um desses discos não é meu. Preciso essencialmente do disco para guardar as minhas músicas todas (são muitas mesmo ~25Gb) e por filmes e séries em HD O que acham deste disco: LaCie Rikiki 1Tb USB 3.0 Feito em alumínio resistente Compatibilidade com USB 3.0 e 2.0 190g 2.5" 1Tb ~128€
Eu tenho um lacie ( Little Disk 2.5 500gb). Ainda não tive nenhum problema com ele mas recomendo te vivamente a ver como é o cabo usb do disco pois são a 1ª coisa a ir ao ar. Mas porque vais para os 2.5 se podes ter um de 2TB 3.5?
90% das pessoas vão-te dizer o contrário (incluindo eu). Os Iomega usam discos Seagate, que ultimamente têm dado bastantes problemas. Os de 2.5'' são portáteis e não necessitam de ser ligados à corrente. Para além disso, e muito mais importante, são muito mais fiáveis que os de 3.5''. Claro que é tudo uma questão de preferências. Sacrificas no espaço para ter estas coisas.
Tecnicamente não te sei explicar porquê. Mas a questão é que os discos de 2.5'' são exactamente os que são usados nos portáteis. E estes discos estão obviamente muito mais preparados para choques/vibrações que possam ocorrer no exterior. Os de 3.5'' como são usados em desktop's não estão preparados dessa forma. Alguma queda, nem precisa de ser muito grande, e o disco vai ao ar. Isto tudo depois traduz-se obviamente no tempo de vida útil do disco e na fiabilidade.
Pensava que eram os portáteis que estavam estruturalmente melhor protegidos na zona do disco.. Fiquei esclarecido
Tive um colega com 2 discos iomega que voltaram para tras. O meu lacie tem disco samsung e como ja disse anteriormente não tem dado problemas nenhuns apesar de ter que ir resolver o assunto do cabo usb....
Esse é um dos tais discos que eu enchi , por isso escolhi LaCie Quanto à pergunta, Mas o que acham deste disco em especial?
Se usar um disco Samsung, tal como o do PIII (não sabia que os Lacie's usavam Samsung's), acho que está a um excelente preço Ainda por cima com USB 3.0, ou seja, sempre ficas mais "preparado" para mais tarde
O disco Samsung é um HM500JI (500gb/5400rpm/8M) Em relacao ao que tu queres saber, a carapaça é mesmo metalica e resistente. Tive com o modelo rikki de 500gb na mao só não gostei da maneiro como meteram o cabo mas parece me que nesse modelo já nao acontece. Não tenho nada a opor.
Tenho usado discos WD e Lacie 3.5" como discos externos, já alguns 4 anitos e como vou sair do país tive que reduzir para 2.5". Encontrei na inFigueira um disco samsung de 2.5", 1tb por 94€ (também havia iomega por 90€). Samsung S2. O que tem ao contrário dos restantes? É pequeno. Ao colocar um disco de 2.5" por cima, não tem 1cm de diferença dos 2 lados somados. Ponderei comprar um mais pequeno (640gb) da WD, mas o modo que a samsung compactou a caixa, pesou fortemente na escolha. Um amigo meu já tinha um e não teve problemas, assim que, foi a melhor escolha. Para quem quer disco para trazer atrás com o portátil parece-me ser uma óptima opção e barata. Ainda trás bolsa para o disco e oferece 3 anitos de garantia.
Já agora aproveitando o tópico, este mini disco - parece que é mesmo o mais pequeno - da Sansung está a um preço convidativo. Alguém conhece quem tenha um igual? Comentários sff... http://www.*****.com/pt/pt/2031065/art/samsung/disco-rigido-externo-port.html thanks
Mas é assim muito mais pequeno que um de 2.5''? É que 60€ (com portes) é praticamente o mesmo que pagas por um de 2.5'' com 500GB. E este tem 120GB...
Atenção que quanto mais pequeno for o disco, maior é o seu preço relativo (preço por megabyte, por exemplo), menor é a velocidade de acesso e de leitura/escrita, e maior é a probabilidade de vir a apresentar dados corrompidos com o tempo (a densidade é muito maior, logo a estabilidade magnética é menor). Eu diria que só vale a pena adquirir discos externos pequenos se a portabilidade for uma necessidade imperativa. Se for um disco externo para ficar em cima da mesa ao lado do portátil, a solução de 3,5" é a mais barata, mais rápida e mais fiável.
Estas a falar na fiabilidade do disco? É que quando se comparam discos de 2.5'' com discos de 3.5'', os primeiros são mais fiáveis, por razões que já expliquei:
Mas isso tem que ver com a resistência a choques e abanões, por isso é que eu ressalvei que, se o disco for para estar maioritariamente parado, um de 3,5" é teoricamente mais fiável que um de 2,5". Isto porque num disco menor os bits de dados estão mais próximos uns dos outros, o que aumenta o risco de instabilidade do suporte magnético.