Disco externo - músicas e filmes/séries

GoNGaXiNhU

Power Member
Olá malta. Neste Natal vou pedir um disco externo.
O meu computador está a abarrotar e já enchi mais três outros discos (2x 500Gb + 250Gb) só neste ano. Ainda por cima um desses discos não é meu.
Preciso essencialmente do disco para guardar as minhas músicas todas (são muitas mesmo ~25Gb) e por filmes e séries em HD
O que acham deste disco:

LaCie Rikiki 1Tb USB 3.0

Rikiki-USB3-9mm_laptop.jpg


Feito em alumínio resistente
Compatibilidade com USB 3.0 e 2.0
190g
2.5"
1Tb
~128€
 
Eu tenho um lacie ( Little Disk 2.5 500gb). Ainda não tive nenhum problema com ele mas recomendo te vivamente a ver como é o cabo usb do disco pois são a 1ª coisa a ir ao ar.

Mas porque vais para os 2.5 se podes ter um de 2TB 3.5?
 
não recomendo WD, recomendo Iomega

90% das pessoas vão-te dizer o contrário (incluindo eu).

Os Iomega usam discos Seagate, que ultimamente têm dado bastantes problemas.

Mas porque vais para os 2.5 se podes ter um de 2TB 3.5?

Os de 2.5'' são portáteis e não necessitam de ser ligados à corrente. Para além disso, e muito mais importante, são muito mais fiáveis que os de 3.5''. Claro que é tudo uma questão de preferências. Sacrificas no espaço para ter estas coisas.
 
Última edição:
Podias explicar porquê?

Tecnicamente não te sei explicar porquê. Mas a questão é que os discos de 2.5'' são exactamente os que são usados nos portáteis. E estes discos estão obviamente muito mais preparados para choques/vibrações que possam ocorrer no exterior. Os de 3.5'' como são usados em desktop's não estão preparados dessa forma. Alguma queda, nem precisa de ser muito grande, e o disco vai ao ar. Isto tudo depois traduz-se obviamente no tempo de vida útil do disco e na fiabilidade.
 
Tecnicamente não te sei explicar porquê. Mas a questão é que os discos de 2.5'' são exactamente os que são usados nos portáteis. E estes discos estão obviamente muito mais preparados para choques/vibrações que possam ocorrer no exterior. Os de 3.5'' como são usados em desktop's não estão preparados dessa forma. Alguma queda, nem precisa de ser muito grande, e o disco vai ao ar. Isto tudo depois traduz-se obviamente no tempo de vida útil do disco e na fiabilidade.

Pensava que eram os portáteis que estavam estruturalmente melhor protegidos na zona do disco.. Fiquei esclarecido :)
 
Tive um colega com 2 discos iomega que voltaram para tras.

O meu lacie tem disco samsung e como ja disse anteriormente não tem dado problemas nenhuns apesar de ter que ir resolver o assunto do cabo usb....
 
Eu tenho um lacie ( Little Disk 2.5 500gb). Ainda não tive nenhum problema com ele mas recomendo te vivamente a ver como é o cabo usb do disco pois são a 1ª coisa a ir ao ar.

Mas porque vais para os 2.5 se podes ter um de 2TB 3.5?

Esse é um dos tais discos que eu enchi :D, por isso escolhi LaCie

Quanto à pergunta,

Os de 2.5'' são portáteis e não necessitam de ser ligados à corrente. Para além disso, e muito mais importante, são muito mais fiáveis que os de 3.5''. Claro que é tudo uma questão de preferências. Sacrificas no espaço para ter estas coisas.

Mas o que acham deste disco em especial?
 
O disco Samsung é um HM500JI (500gb/5400rpm/8M)

Em relacao ao que tu queres saber, a carapaça é mesmo metalica e resistente. Tive com o modelo rikki de 500gb na mao só não gostei da maneiro como meteram o cabo mas parece me que nesse modelo já nao acontece. Não tenho nada a opor.
 
Última edição:
Tenho usado discos WD e Lacie 3.5" como discos externos, já alguns 4 anitos e como vou sair do país tive que reduzir para 2.5".

Encontrei na inFigueira um disco samsung de 2.5", 1tb por 94€ (também havia iomega por 90€). Samsung S2. O que tem ao contrário dos restantes? É pequeno. Ao colocar um disco de 2.5" por cima, não tem 1cm de diferença dos 2 lados somados.

Ponderei comprar um mais pequeno (640gb) da WD, mas o modo que a samsung compactou a caixa, pesou fortemente na escolha. Um amigo meu já tinha um e não teve problemas, assim que, foi a melhor escolha. Para quem quer disco para trazer atrás com o portátil parece-me ser uma óptima opção e barata. Ainda trás bolsa para o disco e oferece 3 anitos de garantia.
 
Já agora aproveitando o tópico, este mini disco - parece que é mesmo o mais pequeno - da Sansung está a um preço convidativo. Alguém conhece quem tenha um igual? Comentários sff... http://www.*****.com/pt/pt/2031065/art/samsung/disco-rigido-externo-port.html

thanks
 
Já agora aproveitando o tópico, este mini disco - parece que é mesmo o mais pequeno - da Sansung está a um preço convidativo. Alguém conhece quem tenha um igual? Comentários sff... http://www.*****.com/pt/pt/2031065/art/samsung/disco-rigido-externo-port.html

thanks

Mas é assim muito mais pequeno que um de 2.5''? É que 60€ (com portes) é praticamente o mesmo que pagas por um de 2.5'' com 500GB. E este tem 120GB...
 
Atenção que quanto mais pequeno for o disco, maior é o seu preço relativo (preço por megabyte, por exemplo), menor é a velocidade de acesso e de leitura/escrita, e maior é a probabilidade de vir a apresentar dados corrompidos com o tempo (a densidade é muito maior, logo a estabilidade magnética é menor).

Eu diria que só vale a pena adquirir discos externos pequenos se a portabilidade for uma necessidade imperativa. Se for um disco externo para ficar em cima da mesa ao lado do portátil, a solução de 3,5" é a mais barata, mais rápida e mais fiável.
 
Atenção que quanto mais pequeno for o disco, maior é o seu preço relativo (preço por megabyte, por exemplo), menor é a velocidade de acesso e de leitura/escrita, e maior é a probabilidade de vir a apresentar dados corrompidos com o tempo (a densidade é muito maior, logo a estabilidade magnética é menor).

Estas a falar na fiabilidade do disco? É que quando se comparam discos de 2.5'' com discos de 3.5'', os primeiros são mais fiáveis, por razões que já expliquei:

Tecnicamente não te sei explicar porquê. Mas a questão é que os discos de 2.5'' são exactamente os que são usados nos portáteis. E estes discos estão obviamente muito mais preparados para choques/vibrações que possam ocorrer no exterior. Os de 3.5'' como são usados em desktop's não estão preparados dessa forma. Alguma queda, nem precisa de ser muito grande, e o disco vai ao ar. Isto tudo depois traduz-se obviamente no tempo de vida útil do disco e na fiabilidade.
 
Estas a falar na fiabilidade do disco? É que quando se comparam discos de 2.5'' com discos de 3.5'', os primeiros são mais fiáveis, por razões que já expliquei:

Mas isso tem que ver com a resistência a choques e abanões, por isso é que eu ressalvei que, se o disco for para estar maioritariamente parado, um de 3,5" é teoricamente mais fiável que um de 2,5". Isto porque num disco menor os bits de dados estão mais próximos uns dos outros, o que aumenta o risco de instabilidade do suporte magnético.
 
Back
Topo