Disco Externo passou para formato RAW

blue85

Power Member
Bom dia a todos,

Estou com um problema grave em mãos e precisava da vossa ajuda para resolver.

Tenho um disco externo Western Digital Passport onde há pouco tempo guardei cerca de 100gb de material importante a nível profissional. Ontem, ao ligá-lo a um PC mais antigo e inexplicavelmente, o disco deixou de ser lido "normalmente" e o seu sistema passou do normal NTFS para RAW. Encontra-se portanto ilegível perante o Windows e testei já em mais do que uma máquina.

Após ler algumas descrições sobre este problema tentei resolver utilizando uma ferramenta de recuperação de dados, contudo, procurava uma solução melhor e passo a explicar porquê - ao iniciar o scan ao disco com a dita ferramenta (EaseUS Data Recovery) ele lista-me direitinha toda a minha estrutura de pastas que está no disco. No entanto, ao terminar esse scan e ao listar tudo aquilo que está no disco, ele agrupa por tipo de ficheiro e não me permite recuperar os dados por pasta. Basicamente o que vejo é uam listagem de ficheiros por extensão.

Conhecem alguma forma de conseguir recuperar os meus dados, indo buscar apenas as pastas que me interessam? Caso contrário terei de procurar ficheiro a ficheiro em cerca de 600gb de conteúdos.

Aguardo pela vossa preciosa ajuda.

Obrigado e cumprimentos!
 
Há cinco anos aconteceu-me o mesmo com um disco de 500 GB's com milhares de fotos (RAW's + JPG's), só consegui recuperar 30%.
Basicamente a tua MFT do disco por alguma razão "ardeu", logo não tens nenhuma estrutura dos directórios do disco, apenas os ficheiros.
Boa sorte com isso, no meu levei cerca de 50 horas a recuperar.
 
Há cinco anos aconteceu-me o mesmo com um disco de 500 GB's com milhares de fotos (RAW's + JPG's), só consegui recuperar 30%.
Basicamente a tua MFT do disco por alguma razão "ardeu", logo não tens nenhuma estrutura dos directórios do disco, apenas os ficheiros.
Boa sorte com isso, no meu levei cerca de 50 horas a recuperar.

Estou literalmente em pânico com isto...

Obrigado pelo feedback.
 
Primeiro que tudo há que perceber o que aconteceu para se danificar a partição. Será avaria do disco? Terá sido mal ejectado/removido?
É que se for um problema do disco, o procedimento de recuperação é completamente diferente.
Se o disco estiver OK, tenta fazer um scan com o R-Studio (versão demo) que deixa ver os ficheiros e a sua estrutura. Caso funcione, podes depois comprar a licença.

O Rstudio é dos melhores para recuperar dados.
 
Primeiro que tudo há que perceber o que aconteceu para se danificar a partição. Será avaria do disco? Terá sido mal ejectado/removido?
É que se for um problema do disco, o procedimento de recuperação é completamente diferente.
Se o disco estiver OK, tenta fazer um scan com o R-Studio (versão demo) que deixa ver os ficheiros e a sua estrutura. Caso funcione, podes depois comprar a licença.

O Rstudio é dos melhores para recuperar dados.

Olá Larbac.

Não consigo dizer a 100% mas talvez tenha sido mal ejetado.
A ferramenta que estava a utilizar antes "recuperou" todos os ficheiros que queria mas não consigo abrir nenhum. Diz que estão danificados.

Portanto basicamente não recuperou nada.

Vou testar esse RStudio que mencionas.

Obrigado.
 
Tens o Minitool partition wizard.
Hoje de manhã o meu dia não começou bem, por engano dei uma partição errada de um HD externo para colocar uma imagem de um programa, vi o erro mas a partição foi à vida. Como sabia que os dados estavam lá recuperei a partição.
 
Bom software para recuperar dados mas tenho ideia que não repõe partições.

Common types of data loss for a DIY recovery:

Accidental deletion of files or folders
Files that are missing
An accidental reformatting of media
Damaged files
Initialized disks
Corrupt volumes

É que a página oficial diz!
 
Sim conheço a aplicação embora não a use.

No caso do @blue85 não sei bem o que se passa com o Data Recovery uma vez que me aparece e consigo escolher e recuperar por pasta usando a mesma aplicação (licença Technician adquirida pela empresa).
No meu HD tinha lá um sistema operativo instalado e não me interessava propriamente recuperar ficheiros e/ou pastas mas a reposição total da partição.

--edit

Estive a fazer agora um teste, se for algo escrito posteriormente à perda da partição o EaseUS já não mostra o resultado da mesma forma, mostra somente por tipo de ficheiro.
No caso do utilizador algo foi feito ou o disco tem um problema.
 
Última edição:
Ora bem,

Ponto de situação:

O EaseUS não consegue recuperar os ficheiros, ou melhor, recupera-os mas todos eles corruptos.
Acabei de testar com o R-Studio mas não me parece totalmente viável. É certo que me recuperou alguns dos ficheiros mas agrupa-os por tipo e renomeia-os de uma forma impossível de identificar. Perceber qual ficheiro é qual implica abrir e renomear milhares e milhares de PDF's, XLS'x, DOCX's etc etc.

Falta testar o Ontrack Easy Recover indicado pelo @afm. Por Linux como sugerido pelo @Polarity é demasiado avançado para mim.

Senão resultar com esta última solução, vou ter que ponderar recorrer a um daqueles serviços de recuperação de dados... :(
 
Primeiro que tudo há que perceber o que aconteceu para se danificar a partição. Será avaria do disco? Terá sido mal ejectado/removido?
Em caso de precisares realmente de um serviço de recuperação de dados ou uma mão profissional o @Larbac têm desenvolvido excelentes trabalhos aqui na comunidade.
Sim, talvez seja isso que precise na verdade.
É uma questão de falarmos @Larbac
@Larbac Aproveito para fazer uma questão em relação a estes WD, do que EU tenho visto são dos HDD externos que têm dado vários problemas, coincidência? Ou há algo motivo no teu entender para isso?
 
Não uso discos externos da WD e neste momento não sei que tipo de discos o fabricante usa nas caixas, o que sei é que por exemplo a série Blue em termos de fiabilidade é uma desgraça e não tem comparação com a extinta série Green.
Nós aqui estivemos a colocar a série Red em centenas de máquinas.
 
A WD só usa discos WD. Eu tenho mais de 30 WD Blue de 1TB com mais de 4 anos de uso contínuo sem qualquer problema. Até em casa tenho 1 na minha máquina à 4 anos também e está como se fosse novo.
 
Boas

@joaopedroa : Os WD externos andam a dar uns problemas que é quando começam a detectar muitos bad sectors/falhas, o firmware "passa-se" e deixam de ser detectados ou a falhar na leitura.

Quanto às fiabilidades de marca é muito subjectivo, mas em termos de falhas neste momento a serie DM da Seagate é quem apresenta mais problemas, sendo os Toshiba e Hitachi os que menos falham. Isto no caso de falhas dos proprios discos, não por causa de quedas ou problemas eléctricos por exemplo.
Normalmente o estado da fiabilidade dos discos vê-se nestes relatorios da Backblaze:
https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-failure-rates-q1-2017/

Vale o que vale, mas é um sinal.
 
O problema aqui é a Master File Table ter ido com as couves, porque tecnicamente os ficheiros estão lá todos. Lembro-me que quando sucedeu o mesmo comigo, tentei uma data de coisas até me deparar com um software que conseguia recuperar praticamente todos os ficheiros, mas com nomes do tipo "image00493", sequencialmente... tendo em conta que a maior parte era "_MG9582" ou "IMG9582", dependendo ser .raw ou .jpg. Mais tarde, não sei precisar, acho que encontrei um programa com um nome tipo Restorer Ultimate, salvo erro, e basicamente consegui "reconstruir" a MFT e recuperar grande parte dos ficheiros com o nome e dados originais dos mesmos. Mas cada caso é um caso... Sei que perdi horas e horas na altura em pesquisas e tentativas de "MFT repair" e "MFT rebuild" e o camandro...
 
Caros amigos,

Antes de mais nada muito obrigado a todos pela ajuda.
O milagre aconteceu!!

Consegui safar as minhas pastas e ficheiros todos com o Ontrack Easy Recover. Obrigado @afm! Devo-te um copo!! :D

Após scanear com este programa ele detetou ficheiros antigos eliminados e a minha estrutura de pastas que não tinha sido apagada. Curioso que os ficheiros anteriormente eliminados apareciam listados a verde e desorganizados e a estrutura de pastas que tinha guardada no disco aparecia a azul toda "direitinha".

Foi só copiar as pastas uma a uma e os ficheiros estão novamente acessíveis e funcionais.

Não imaginam o alívio com que estou. Serve de lição.

Obrigado a todos mais uma vez!


Vou guardar estas pastas em 3 discos diferentes! :D :D :D
 
Back
Topo