Disco Externo passou para formato RAW

O MFT tem uma copia noutro local do disco para o caso da inicial se danificar ou corromper. Muitas vezes recorre-se a ela para corrigir a situação.
 
Boas

@joaopedroa : Os WD externos andam a dar uns problemas que é quando começam a detectar muitos bad sectors/falhas, o firmware "passa-se" e deixam de ser detectados ou a falhar na leitura.

Quanto às fiabilidades de marca é muito subjectivo, mas em termos de falhas neste momento a serie DM da Seagate é quem apresenta mais problemas, sendo os Toshiba e Hitachi os que menos falham. Isto no caso de falhas dos proprios discos, não por causa de quedas ou problemas eléctricos por exemplo.
Normalmente o estado da fiabilidade dos discos vê-se nestes relatorios da Backblaze:
https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-failure-rates-q1-2017/

Vale o que vale, mas é um sinal.
@Larbac Agradeço desde já a excelente explicação e obrigado pela partilha de conhecimento. Acreditas então que a maior parte dos problemas desses discos externos seja culpa de um Firmware mal desenvolvido? Em relação à alimentação deles? Achas que pode influenciar de alguma maneira?
Em relação a falhas de discos WD 3.5" montados dentro do computador, nunca tive qq problema, e continuo a apostar todos os meus dados nesta marca.
 
Boas

@joaopedroa
Normalmente o estado da fiabilidade dos discos vê-se nestes relatorios da Backblaze:
https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-failure-rates-q1-2017/

Vale o que vale, mas é um sinal.

Só é representativo para os modelos em questão e em determinado sector. Por exemplo da WD só vejo série Red.
Por estes lados e ao longo dos próximos anos vamos ficar com uma ideia dos wd10efrx uma vez que foram colocados mais de 2mil em estações de trabalho.
 
Caros amigos,

Antes de mais nada muito obrigado a todos pela ajuda.
O milagre aconteceu!!

Consegui safar as minhas pastas e ficheiros todos com o Ontrack Easy Recover. Obrigado @afm! Devo-te um copo!! :D

Após scanear com este programa ele detetou ficheiros antigos eliminados e a minha estrutura de pastas que não tinha sido apagada. Curioso que os ficheiros anteriormente eliminados apareciam listados a verde e desorganizados e a estrutura de pastas que tinha guardada no disco aparecia a azul toda "direitinha".

Foi só copiar as pastas uma a uma e os ficheiros estão novamente acessíveis e funcionais.

Não imaginam o alívio com que estou. Serve de lição.

Obrigado a todos mais uma vez!


Vou guardar estas pastas em 3 discos diferentes! :D :D :D


Fico contente por ti, por teres recuperado os teus preciosos ficheiros

Quanto ao programa, a mim resolveu-me uma situação complicada, em que já tinha testado uns 4 ou 5 programas, depois numa pesquisa na net, o site do programa dizia esta frase " quando todos os outros falharem tente o nosso programa" e safou-me, mas como dizem todos os "useres" que te responderam, cada caso é um caso, o que serve para um caso, pode não servir para outro.

Cumprimentos
 
@joaopedroa digamos que não é um problema de firmware mal desenvolvido, mas sim um conjunto de variaveis. Por exemplo: a contagem de bad sectors pode fazer um overflow de um modulo do firmware e faz com o disco falhe e eventualmente ate deixe de ser reconhecido.

A alimentação (no caso dos discos externos), o mais comum é ligar os transformadores errados e queimarem as placas. Depois vêm as falhas de energia (mal desligados) que podem fazer com que as cabeças bloqueiem nos pratos. E por aí a fora.
Nos internos é quase a mesma situação: fontes fracas que fazem com que queimem as placas, discos que ficam a ligar e desligar (power on/off) podem causar varios tipos de falhas (fisicas e logicas).

@Mu7e sim, como disse é representativo e vale o que vale. Mas tambem é o que se nota no trabalho pelos laboratorios por aí a fora (não só Portugal). Pelos meus colegas de outros países, a situação é semelhante.
 
Estes fabricantes, refiro-me à WD e Seagate, adquiriram, entre as duas, praticamente a concorrência toda. No entanto parece que em vez da fiabilidade aumentar foi o oposto.

A nível particular, antes da generalização massiva de SSD, quando adquiria portáteis uma das coisas que fazia era trocar logo os discos para Hitachi 7200rpm.
Ainda tenho um par em caixas externas, estão impecáveis.

Com a aquisição da sandisk por parte da WD não sei até que ponto se vai perder fiabilidade nos cartões SD, MicroSD, FlashDrives, etc..
 
Última edição:
Ola amigos,

Mais um user com um disco externo WD de 1T My Passport, q passou para raw.... é mais grave pois era onde nos utilizamos para fazer copias dos .pst.

Com o EaseUS já testei e apareceram-me alguns ficheiros, mas os sintomas foram os mesmos do dono do topico, ele agrupa o conteudo em ficheiros gigantes e ao abrir da erro.

Com as tools da WD já fiz varios testes ao disco e em termos de bad sectors está tudo ok, nao tem nada.

Vou fazer um teste com o testdisk para ver o q dá.

No entanto vou já procurar o programa Ontrack Easy Recover indicado, uma vez que o meu problema parece ser semelhante ao indicado aqui.

Depois digo como correu abraço.
 
Só é representativo para os modelos em questão e em determinado sector. Por exemplo da WD só vejo série Red.
Por estes lados e ao longo dos próximos anos vamos ficar com uma ideia dos wd10efrx uma vez que foram colocados mais de 2mil em estações de trabalho.

Boas Mu7e

Quase 6 anos depois, como é que se portaram os WD10EFRX? É que estou em vias de comprar um por ser dos poucos ainda CMR, para substituir um Toshiba 1TB MQ01ABD100 (22JUN2015). Tive um problema relatado nesta thread e apesar do disco ter sido recuperado, vou substitui-lo por segurança e pela idade.
 
Última edição:
Back
Topo