Problema Disco Externo pede para formatar

JPgod

Moderador
Staff
Boas

A 2 dias precisei de desligar o meu HD externo 3 TB e o windows não aceitava o safe mode removal, nem com reboot e desliguei ele, assegurando que não tinha nada a ler e escrever.

porém hoje fui usar ele denovo e adivinhe... pede para formatar :005:

any help?
 
Olá JPgod,
Tenta fazer o seguinte:
1º-> A primeira solução e mais fácil de todas é tentares ligares o teu disco externo numa outra porta USB...

2º-> Caso continue igual, abres a linha de comandos(CMD), basta procurares por cmd(convêm abrires como admin, para isto clicas com o botão direito em cima do icon e de seguida em "Executar como administrador" ou algo semelhante ), pronto depois de aberto escreves lá o seguinte comando: chkdsk j:/f agora atenção a letra J muda, tens de ver qual a letra associada ao teu disco e substituir...

Se nada disto funcionar, então o caso já é mais grave, mas para não te assustar faz lá isso que te disse e retorna o resultado xD

Abraço e boa sorte!

Repara que ás vezes até pode parecer que nada está a ser escrito nem lido no disco, mas por vezes o windows têm alguns "bugs" que podem originar situações como a tua(já me aconteceu a mim também), neste caso o melhor que podias ter feito era ter esperado, ou ires ao gestor de tarefas e cortares o mal pela raiz hehe
 
Última edição pelo moderador:
1 - Acontece o mesmo em outros computadores
2 - A partição ficou em RAW e o scandisk recusa a funcionar.

Estou tentando usar um programa chamado "teskdisk" mas aquilo faz um scan completo = muitas horas...

O chato que fiz um backup de dados do meu irmão lá para formatar um portátil e só tenho esta cópia :005: O resto são filmes e séries que se perder não é grave...
 
O comando "chkdsk d: /f" não funciona ?! estranho deveria dar, tens a certeza que estás a meter bem a letra da unidade verifica bem isso...

Mas enfim caso não funcione mesmo, e já que tens o testdisk instalado, podes sempre recuperar essa partição e é 99% garantido que vais voltar a poder aceder aos dados que lá tinhas, vou te deixar um link de um tutorial passo a passo que têm os procedimentos corretos e tudo bem explicado:
https://pt.scribd.com/document/20063537/Recuperando-particao-raw

Repara que o processo é pouco demorado ainda mais se o teu disco é de 3tb é mesmo muito demorado, mas acredita que vale a pena ainda mais se tens lá dados importantes....

Atenção ao utilizar o testdisk ele pode ser muito teu amigo e inimigo isto para dizer que os passos devem ser seguidos rigorosamente ....

É sempre chato quando estas coisas acontecem hehe, e a gente acaba sempre por confiar nas coisas e não fazer backup mas sem duvida é um acto importante, certamente ia-te poupar muitas dores de cabeça neste momento hehe, mas tudo se resolve...
 
E primeiro que tudo: ja verificaste se o disco está com boa saude?
Porque o motivo para ele ficar em RAW pode ser uma anomalia do proprio disco e estar a enviar comandos de qualquer maneira ainda pode causar mais danos.
Qual a marca e modelo do disco?
 
A causa está identificada, desligamento subido sem o "safe eject" costuma danificar o MBR e ai não consegue identificar o tipo de partição...

Estou tentando recuperar mas só alguns ficheiros vão...

enfim o erro foi não ter feito 2 backups, o resto dos dados são descartáveis...

Mas pronto é mesmo azar, porque qual era a probabilidade de um disco de backups avariar no intervalo entre formatar o disco principal e restaurar? :n1qshok:

alias foi a primeira vez que isso acontece e precisamente o único backup que não tenho na nuvem ou duplicado (eu já faço backup para 2 discos externos normalmente, mas alem deste o outro não podia usar...)
 
Se é apenas um problema logico, qualquer bom software de recuperação te faz isso.
Tenta a demo do R-Studio ou o DMDE, para ver que resultados te dá.
 
Bom, o TestDisk está dando para safar, tenho que recuperar um a um, tentar ir a bruta numa pasta inteira ele encontra ficheiros fantasmas e fica preso em ciclo infinito

bom consegui recuperar quase tudo, mas agora tenho outro dilema, já antigo mas tenho que resolver
- Este HD externo (Toshiba 3 TB) desliga-se com frequência... Ainda vai queimar a pala de tanto on-off... Não tem como desativar o power management ou meter tipo 30 minutos de inatividade?
- O mesmo ocorre com todos os HDD's de portátil que uso em desktop, vivem ligando e desligando, ainda hoje fui usar o PC e o disco de 1 TB fez uns barulhos extranhos. Instalei este disco neste fim de semana, mas o anterior, um WD Black 750 GB também faz "clicks" quando não é usado.
 
Última edição:
Não tem como desativar o power management ou meter tipo 30 minutos de inatividade?

Para controlar isso nos discos mecânicos locais vou ao control pannel > power options > change plan settings > change advanced power settings > hard disk ...
Vê se controla também os mecânicos externos.
 
Isso não funciona (esqueci de mencionar)...

Vou ver se usar este HD como interno resolve o problema, senão lá terei que ter rodar uma consola application em c# para escrever um ficheiro de 30 em 30s
 
Se tiveres instalado o "Intel Rapid Storage Technology", tens que desactivar em "Performance" o "Link Power Management".
 
Última edição:
Back
Topo