Disco externo perdeu o nome dos ficheiros

DeBosch

Power Member
Boas

Tenho um disco externo de 500 GB carregado de filmes, músicas, backup dos meus documentos, etc. Hoje, após copiar com o Nero, de forma absolutamente normal, alguns ficheiros desse disco para um CD, todos os ficheiros do disco externo perderam os nomes e respectivas extensões, aparecendo no seu lugar uns gatafunhos. As pastas que estavam na raiz mantém os nomes originais, mas assim que eu as abro, encontro lá dentro pastas (mesmo quando só lá tinha ficheiros) ou ficheiros com gatafunhos em vez de letras. Quando tento fazer copy+paste desses gatafunhos aparece algo assim: file:///K:/Filmes/d%03%C3%9D%E2%94%80%0Eeu|.b%C2%A9M

Não consigo abrir nenhuma dessas pastas ou ficheiros, porque diz que a sintaxe do nome do ficheiro é incorrecta, nem me deixa mudar o nome - diz que não é possível ler o ficheiro ou disco de origem. :(

Os antivírus, anti-spyware etc, não detectam nada de estranho, embora a contagem dos ficheiros me pareça muito menor do que a real e façam o scanning em poucos segundos.

Experimentei fazer um restore sem qualquer resultado. Curiosamente, um ficheiro desse disco que minutos antes eu tinha enviado para a reciclagem, ao mandar restaurar, voltou para a pasta certa do referido disco, com o nome certo e abre perfeitamente (é neste momento o único a abrir de todos quantos estão no disco).

Alguém tem alguma explicação sobre o que se terá passado?
E forma de recuperar os dados?

Obrigado
 
Bem, problema resolvido!
Desliguei o disco durante umas horitas e, aparentemente, voltou tudo bem. :)

Continuo sem saber realmente o que motivou aquilo. Claro que já tinha reiniciado o computador e não tinha resultado. Agora, após um tempinho de descanso, parece ter recuperado. O disco tende a aquecer muito, é verdade, mas nem foi o caso desta vez, portanto, não imagino o que se passou. Só espero que não se volte a repetir.
 
Bastante estranho,
Pode ter havido algum conflito de hardware no teu computador em relação a HardDrives ou coisa do genero..
Ve la se acontece outra vez. Dps posta ;)
 
Back
Topo