1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco externo sem alimentação, "transformador"?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DemonSlayer, 6 de Janeiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 2765)

  1. DemonSlayer

    DemonSlayer Power Member

    Bem acabei de reparar que o meu disco externo não estava a ser detectado pelo pc.

    Aparentemente não está a chegar corrente ao disco porque a led do transformador está desligada.
    O que acontece é que quando tiro a ficha da corrente e volto a ligar a led acende por menos de um segundo e volta a apagar.

    O disco serve apenas de backup, não andei com ele dum lado pro outro nem nada e ontem quando desliguei o pc estava tudo bem.

    Penso que já não está na garantia. Se for do cabo/transformador não dá para comprar um novo?
    Se ainda estiver na garantia será que eles me dão um cabo novo e fico com o disco?
     
  2. vascorama

    vascorama Power Member

    Tira o disco antes de levares para a loja e guarda as tuas coisas...porque depois de ele ir para a loja(depende da loja claro...) o mais certo é nunca mais veres o que lá tinhas, ou então cobrarem-te para fazerem o backup...
     
  3. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Se tivesses possibilidade de testar o disco internamente, era o melhor que fazias (ligando à mboard, portanto).

    Já tive um disco (Maxtor) e o transformador às vezes já não conseguia fornecer energia convenientemente para ele arrancar.

    Discos 'comilões' + transformadores de má qualidade resultam nisso :)
     
  4. Tirando o disco da caixa vai queimar a garantia se existir e então assim duvido que troquem o cabo. Ao mesmo tempo que devem exigir a entrega do disco+cabos+transformador, etc.

    Então compra um transformador universal nos "chineses". Tem fichas com diversos tamanhos, dão para ajustar polaridade, voltagem e qualquer um aguenta a amperagem necessária para um disco externo. Verifica esses valores no transformador original e procura um universal que ajuste até esses números.

    [​IMG]

    Usa-o temporáriamente para fazer arrancar o disco e transferir os dados ou então se estiver fora da garantia usa-o sempre, mas eu aí já não o compraria nos "chineses" :)
     
  5. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Não te esqueças que ele pode ter comprado disco+caixa e não um conjunto 'pré-montado'. Mesmo que seja um conjunto, talvez possa conseguir tirar o disco, copiar os dados e recolocar o disco sem que sequer se note que foi aberto.

    Mas um disco tem duas tensões de alimentação: +5V e +12V; além disso, o conector de alimentação da caixa externa cá de casa não é um conector assim tão universal (e eu tenho um transformador universal).

    Um transformador dos chineses ou mesmo bom e barato que consegue fornecer até ~2.8A de corrente de arranque sem que a tensão baixe muito? Hmm...
     
  6. DemonSlayer

    DemonSlayer Power Member

    [​IMG]

    O meu é um desses, por isso acho melhor não o abrir por perder a suposta bateria.
    Em relação ao "transformador", a entrada é circular e tem uns pinos lá dentro, similar à ficha dos teclados, mas um pouco maior.

    Na garantia tenho mesmo que dar o disco também? É que assim o mais provável é perder 500gigas de data ( 300 filmes com legendas e covers entre outras coisas :005: ) quando bastava substituir o cabo de alimentação.

    Em ultimo recurso não consigo comprar um cabo para o disco separadamente?
     
  7. [​IMG]

    Então tens uma porta como o de cima. Os tais transformadores universais não tem conectores assim.

    A Lacie vende transformadores separadamente
     
  8. WindWalker

    WindWalker Power Member

    A minha caixa externa também tem o conector assim (como a imagem de cima).

    Porque não tentas ir a uma loja perto de casa ou mesmo a uma *****/Vobis e perguntar se te emprestam/vendem o transformador?

    Ainda não consegui perceber é se é possível remover o disco da caixa.
     
  9. DemonSlayer

    DemonSlayer Power Member

    O pior é que na altura comprei o disco no feira nova e o mais provável é que se eu quiser meter garantia eles me levam o disco também e adeus ficheiros.

    Já pensei em comprar uma caixa nova para o disco (se for possível fazê-lo) e trocar de caixas, mas arranjar uma caixa para ele fica-me quase ao preço de comprar um disco novo. E para isso mais valia comprar um disco igual e andar a trocar o cabo quando precisasse do outro disco.

    Outra opção será mesmo comprar um cabo novo.
    Isto tudo baseando-me que de facto o problema está no cabo e não no disco.

    Já pensei ir a uma loja qualquer para ver se me sabem dizer se é do cabo, mas provavelmente devem-me cobrar só para dizer isso.
     
  10. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Abrir a caixa e perder garantia só se tiver algum selo a impedir. Veja bem isso porque pode não ter.

    Comprei um disco externo na Vobis e não tinha selo e ao verificar que não funcionava tirei para testar e achar o "gato" (era a própria controladora que não tava bem).

    Devolvi tudo e trouxe um disco novo sem problemas.

    Agora perder 300 gigas por causa de um cabo é que não. Se tiver selo vais a loja e expõe o problema para dar "permissão" para tirar o disco e mover os dados. Era o que fazia...

    Enfim o mal destes discos externos "baratos" é este. Ficas agarrado a uma caixa "estanque" (também "comprei" 2 toshiba 1 terabyte e estava lá o maldito selo da garantia...)na qual não podes trocar o disco por outro maior ou até mesmo desenrascar alguém com um disco problemático ou upgrades ou backups, limitado a uma interface lenta (USB 2.0), quando por e-SATA é uma maravilha. E discos externos já prontos com e-SATA não só são raros, como conseguem a proeza se der mais caro que um disco + caixa em separado...

    Acabei por ter uma caixa LC power USB + e-SATA. Já perdi a conta quantos discos já lá "passaram" em apenas 1 ano. Desde SSD até um Velociraptor. É mais pratico do que ligar um disco À board.

    Discos externos completos para min só de 2,5".
     
    Última edição: 7 de Janeiro de 2009
  11. nitruz

    nitruz Power Member

    Eu se fosse a ti fazia assim comprava 1 transformador mas levava cmg o disco para testar se na loja o disco acende a tal led depois de dar copiava tudo para o pc e mandava o disco para a garantia é a maneira mais segura
     
  12. DemonSlayer

    DemonSlayer Power Member

    Hoje vou lá ao Feira Nova a ver se consigo que só me troquem o cabo (caso não digam que não há garantia).

    Btw, não há uma treta qualquer que eles têm que trocar por um produto de valor igual?
    É que comprei o disco por 100€ e agora ele tá a 60€. Ou isso é só em caso de não haver mais produção do produto?
     

Partilhar esta Página