Disco externo sempre ligado (tipo server) q recomendam?

amfys

Power Member
Boas.

Tou a pensar comprar uma caixa externa para disco SATA para estar sempre ligado (tipo um server) mas nada que custe mtos €€€€€€€.
Uma vez que é para estar sempre ligado, essas normais n devem dar pq a maioria delas n tem fan.
Pergunto é se alguém recomenda alguma caixa externa com fan que funcione bem sempre ligada.
 
a sério! poix, mas acho que já há caixas q aguentam este tipo de abuso. já me falaram da thermaltake mas ainda n encontrei nada deles à venda.

mais ng com opiniões/recomendações?
 
Existem caixas externas usb ou por firewire que tem fans, agora é sempre naquela, essas ventoinhas foram feitas para aquilo tar ligado umas horas por dia, agora 24 sobre 24, não sei. Mas também porque queres um disco externo para um server? Porque não interno ?
 
Existem caixas externas usb ou por firewire que tem fans, agora é sempre naquela, essas ventoinhas foram feitas para aquilo tar ligado umas horas por dia, agora 24 sobre 24, não sei. Mas também porque queres um disco externo para um server? Porque não interno ?

Porque é que externo há-de ser diferente de interno? (refiro-me à temperatura)

O meu (interno) às vezes trabalha 24 sobre 24 (não é utilização abusiva, uso normal do windows e downloads), não tem ventoinha e sempre esteve a 60º :x2: e nunca deu problemas. E um disco externo de certeza que não vai ter abuso


Quanto ao autor da thread, não vejo muito sentido em teres um disco usb sempre ligado, para quê? Só interessa que esteja ligado quando lhe ligas algum computador. Para ter um sempre ligado (nem vejo a utilidade disso) é melhor comprares uma caixa com ligação ethernet
 
Porque é que externo há-de ser diferente de interno? (refiro-me à temperatura)


Queres comparar uma ventoinha pequenina de uma caixa usb, para as que há numa caixa de computador ? Contando que tens uma boa ventilação na caixa, e com daquelas ventoinhas que se metem por baixo dos discos, ficam muito mais frescos os discos internos que metidos numa caixa usb com uma ventoinha foleira... E é quando trazem ventoínhas, que eu já comprei 2 caixas externas USB e nenhuma trazia ventoinha.

Por isso é que interno é diferente de externo.
 
Antes de mais quero agradecer todas as respostas ao ppl.

Quanto ao autor da thread, não vejo muito sentido em teres um disco usb sempre ligado, para quê? Só interessa que esteja ligado quando lhe ligas algum computador.

O sentido é o de gastar poucos €€€ e ter um disco acessível a todos os computadores da rede doméstica q tenho, de forma a partilhar dados sem ser necessário ligar + q um computador e a outra utilidade é a de deixar a fazer downloads durante a noite ligado a um router WL-500gP.

Em relação a discos poderem estar ligados 24h/dia, posso dizer q de momento tenho um computador sempre ligado c/ 2 discos sata (cada 1 c/ a sua ventoinha por baixo) e nunca tive problemas.
No entanto, já tive um disco interno sem ventoinha na mesma situação e pifou em 6 meses, razão pela qual quero comprar uma caixa c/ arrefecimento forçado.

...é melhor comprares uma caixa com ligação ethernet

E q preços é q isso pode atingir? Tens algumas sugestões?
 
Quanto aos preços actualmente não sei ao certo, pq não consigo encontrar em sites portugueses, mas deve ser na ordem do dobro dos usb, vendo na net. A utilidade de fazer downloads ligado a um router não vejo como queres alcançar, visto que é preciso sempre ter um computador ligado.

Se os dados vão ser muito acedidos aconselhava-te das duas uma, ou fazes um esforço financeiro e compras uma caixa com ligação de rede ou compras um disco interno e deixas o computador ligado. Se vão ser acedidos com moderação compra um disco externo USB e vai andando com ele pela casa :P
 
No lidl teve um com interface ethernet (caixa targa e disco ja nao me lembro mas nao era targas nem nada assim) ao preço de um normal sem caixa... adiante
vais ter smp um pc ligado? se sim usa um disco interno, se nao deixa a caixa aberta!
eu tive um maxtor que teve mais de 1,5 anos ligado, muitas semanas 24 sobre 24h. nao tenho uma unica ventoinha na caixa (so fonte, nada no cpu), o disco ja caíu de +- 1m de altura e... é nele que estou. nao percebo isso das temperaturas... com utilizaçao abusiva nao passa dos 55º dentro da tal caixa... o pc era um PIVnorthood com uma MX200/F5200 (afinal tinha mais a ventoinha da grafica que deve ter uns 4cm de diametro e deve dar 200 voltas num minuto)
Bem. Encontrei uma por 64€ com ligação à rede. Nao me parece ter ventoinha (deixas a caixa aberta ou abres um buraco, nao é dificil nem fica feio apenas perdes a garantia).

Cumps
 
Olá,

Tenho um disco externo com interface ethernet - marca LACIE de 400GB.

A caixa deste disco já trás FAN incluída que só liga quando a temperatura no interior da caixa atinge Xº.

O meu disco está ligado 24h por dia e tenho-o à +/- 1,5 anos. Até à data não tem dado problemas.

Também teminterface USB, mas realmente a vantagem é ter ethernet possibilitando assim o acesso a dados partilhados por toda a rede onde está instalado e como também tem HTTP server, permite o acesso através na internet, podendo-se assim efectuar downloads de ficheiros quando estamos fora. Esta funcionalidade também pode ser efectuada por FTP.

O disco é este: http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10594 (este link é o de 500GB)

O preço quando o comprei rondava os 300€.

Saudações.
 
... A utilidade de fazer downloads ligado a um router não vejo como queres alcançar, visto que é preciso sempre ter um computador ligado.
nem por isso. o router wireless wl-500gp da asus permite ligar um disco usb e com configuração prévia permite continuar downloads de bittorrent, http e até p2p, (sendo q este último acho q precisa de um firmware alterado) mesmo sem qq computador ligado.

Olá,

Tenho um disco externo com interface ethernet - marca LACIE de 400GB.

A caixa deste disco já trás FAN incluída que só liga quando a temperatura no interior da caixa atinge Xº.

O meu disco está ligado 24h por dia e tenho-o à +/- 1,5 anos. Até à data não tem dado problemas.

Também teminterface USB, mas realmente a vantagem é ter ethernet possibilitando assim o acesso a dados partilhados por toda a rede onde está instalado e como também tem HTTP server, permite o acesso através na internet, podendo-se assim efectuar downloads de ficheiros quando estamos fora. Esta funcionalidade também pode ser efectuada por FTP.

O disco é este: http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10594 (este link é o de 500GB)

O preço quando o comprei rondava os 300€.

Saudações.

thx pela sugestão mas se o preço se mantiver é uma solução proibitiva para o je, pelo menos de momento. mas n deixa de ser um excelente feedback o facto de o utilizares como eu pretendo, sem dúvida a melhor hipótese q vi até agora.
 
nem por isso. o router wireless wl-500gp da asus permite ligar um disco usb e com configuração prévia permite continuar downloads de bittorrent, http e até p2p, (sendo q este último acho q precisa de um firmware alterado) mesmo sem qq computador ligado.

Não sei se é esse o router, mas ha um router da ASus que incorpora um disco de 160gb I think.
 
eu tenho um iomega de 300 gigas ha ja quase um ano, e sempre ligado o interface é usb, é o meu disco onde guardo tudo, e esta quase sempre a bombar a full, ate a data nunca tive problemas com ele por isso penso eu que que eles ja sejam feitos a pensar nisso


boas entradas
 
olá atenção que o download master da asus não é tao fiavel como ter um pc ligado e sacar directo, além de que as velocidades não tem comparação tambem andei interessado nesse router WL-500gP ou no WL-700gE, mas atenção de que o barulho das caixas para disco com ethernet e ventoinha é elevado eu tenho uma
 
Eu tenho um disco Samsung de 120Gb numa caixa da Conceptronic, com saída USB 2.0 e até agora não tem dado problemas. No meu disco distingo uma coisa... O tempo que o disco está de facto a trabalhar (ler e escrever dados) e o tempo em que apenas tem alimentação.
São coisas diferentes e que alteram em muito a temperatura.
O tempo máximo que deixei este meu disco, numa caixa obsuleta como a da conceptronic, sem fan, foi de 5 dias na Minho Campus Party em 2004 (k saudades)... Mas foram 5 dias sempre a bombar, com o disco a trabalhar ao máximo.
De facto ficou mt quente, mas também estava a usá-lo ao máximo dos máximos. A única coisa que ficou pior desde então é a caixa, que apresenta pequenas folgas. Mas já se sabia, o metal aqueceu e depois arrefeceu, não há nada a fazer.

Isso do aquecimento é relativo, e depende da utilização k o disco vai ter. Pode estar ligado um mês, mas se tiver pouco uso, pouco ou nada aquece.

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo