Dúvida Disco Externo USB a correr SO alternativo. Viável?

xetiro

Power Member
Boas pessoal.

É o seguinte, tenho um PC com disco interno de 320Gb. Actualmente está dividido em 70%-30% pq está com dual-boot com Windows Vista 64 Bits (70%) e Linux Ubuntu 9.04 (30%).

O que se passa é que em termos de disk-space estou a dar mto mais uso ao Windows e já estou a ficar com falta de espaço. E pela utilização que prevejo para os próximos tempos, redimensionar as partições não vai resolver o problema pq às tantas também fico sem espaço para trabalhar decentemente no Linux Ubuntu 9.04 que também utilizo com alguma frequência e regularidade.

A minha dúvida é sobre algo que estou a pensar fazer mas nunca experimentei. Estou a pensar adquirir um disco rigido externo USB, e a ideia era fazer full install do Linux no disco externo e deixar o disco interno do PC 100% para o Windows. Dps em termos práticos, sempre que quisesse trabalhar no Linux era só ligar o disco externo USB.

Pois bem, a minha dúvida é se isto é possível? Praticável? Viável?

Se sim, parto do principio que deixaria de ter dual-boot pq deixava de ter 2 SO's no mesmo disco (actualmente está com o GRUB), e resumia-se a escolher arrancar pelo disco interno ou externo, right?

Alguém sequer faz isto por aqui?
 
Sim funciona, mas o disco externo USB é muito mais lento que o interface SATA, ou PATA (aka IDE 40/44Pinos).

Os discos externos ESata são mais rapidos, mas a board pode não aceitar boot, ou o SO ubunto pode não gostar da ideia.

E porque não colocar outro disco lá dentro?
 
Sim funciona, mas o disco externo USB é muito mais lento que o interface SATA, ou PATA (aka IDE 40/44Pinos).

Os discos externos ESata são mais rapidos, mas a board pode não aceitar boot, ou o SO ubunto pode não gostar da ideia.

E porque não colocar outro disco lá dentro?
Sim, de facto até se justifica mais um disco interno pq na verdade não iria fazer grande usufruto da portabilidade do disco externo, neste caso.

Então com um segundo disco interno, a coisa funciona +/- como o que idealizo, right?
 
Sim, funciona bastante bem, podes utilizar o metodo da partição activa para o boot, fica invisivel ao user e ao SO. É o que utilizo, porque já tive muitas dores de cabeça com o LILO, GRUB, etc...

EDIT:
Aliás, nem precisas desses "truques" quando a board arranca escolhes o disco de arranque, nuns casos é o F8, noutros é a tecla F12, etc...
 
Back
Topo