Disco externo WD - NTFS ou FAT?

dexterzinho

Power Member
Ontem comprei um Disco Passport Elite 2.5'' 500GB USB 2.0 . Tenho o Windows Vista Business e queria fazer uma Copia de Segurança Windows Complete PC. O que acontece é que quando selecciono o disco para fazer a copia de segurança aparece-me uma mensagem que diz o seguinte "O disco não pode ser utilizado para armazenar uma imagem de Copia de Segurança Windows Complete PC porque não foi formatado com o sistema NTFS". Ora bem, quando li isto foi praticamente chines. Andei a pesquisar e concluí que existem 2 sistemas: NTFS e FAT. Suponho que o meu disco esteja em FAT. As minha questões são então aa seguintes: Compensa-me formatar em NTFS? Ganho / perco performance? Caso o formate em NTFS posso depois, caso me arrependa, voltar a coloca-lo em FAT?
Obrigado
 
Bom..perder tudo que la tenho nao tem problema porque como so ontem o comprei ainda não tive tempo de colocar la coisas. Fico com melhor perfmonce em NTFS? Porque é que entao eles vendem o disco com o sistema FAT? E quanto a conseguir (ou não) voltar a colocar o disco com o sistema FAT caso não "me dê" com o NTFS? Outra pergunta: para o formatar em NTFS basta apenas carregar com o botão do lado direito do rato e fazer "formatar"? Ou tem mais alguma coisa a fazer? Obrigado
 
Em NTFS é mais rapido e tem melhor controle dos ficheiros
EM FAT tens compatibilidade com outros sistemas operativos e por isso é a forma por omissão.

Ao formatares ele so te vai deixar formatar em NTFS porque o Windows nao suporta formatar em FAT numa partição de tamanho superior a 30Gb.

Para voltares a formatar em FAT teras de usar um outro programa de formatação de disco sem ser o do windows. Ha varios que permitem.
 
Se só usares Windows coloca em NTFS sem pensar duas vezes, podes guardar ficheiros com mais de 4GB e ganhas mais performance. Para voltar a colocar em FAT um programa de formatar ou de partições resolvem o teu problema.
 
Última edição:
Podes correr os comandos: "convert X: /FS:NTFS /X" >> converte;
ou "format X: /FS:NTFS /X" >> formata.

Em qualquer dos casos deves substituir "X:" pela letra correspondente ao teu HDD.
 
Se só usares Windows coloca em NTFS sem pensar duas vezes, podes guardar ficheiros com mais de 2GB e ganhas mais performance. Para voltar a colocar em FAT um programa de formatar ou de partições resolvem o teu problema.
Em FAT só pode gravar ficheiros até 4GB.
NTFS não tem essa limitação (absurda nos tempos que correm).
 
Back
Topo