Disco Externo

Aku

Membro
Boas,

Tenho um problema com o meu disco externo. Quando tento abrir certos ficheiros ele não consegue abrir ou por vezes fica bastante lento, e certas vezes pergunta-me se quero formatar o disco para resolver o problema.

A minha questão é se para resolver este problema acham que tenho mesmo de formatar o disco, e se sim, há alguma maneira de não perder todo o conteúdo? (é q tenho 200 e tal GB). O disco é de 500 MB e da Memup, mas cm houve uma peça q se partiu comprei uma "carcaça" Nexstar.3

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Cumps
 
nop...eu tenho um portátil =/ mas tenho q tirar o disco da carcaça e montá-lo num PC para ver se esta tudo bem e se é só da ligação?
 
mas cm houve uma peça q se partiu comprei uma "carcaça" Nexstar.3
Presumo que não se tenha partido com festinhas.
O suporte magnético é muito frágil e delicado. Basta uma boa trancada enquanto o rapaz está em seek, e tens um morto em mãos... ou um traumatizado grave, lento e com problemas no formato.

Os discos de hoje em dia são tão silenciosos que não se ouviam "retries" nem com estetoscópio.
É bem provável que não esteja em condições, mas como estamos a falar de lógica e electrónica combinadas, não vamos excluír para já a insuficiência energética.

O rustyballzz sugeriu (e bem, devo acrescentar), que o ligues noutro sítio através do interface "primário" por assim dizer. Não tens necessáriamente de abrir o portátil para o fazer, mas deves ter concerteza um amigo que tenha um desktop com SATA connectors a mais.
 
Exacto...houve um vez que caiu ao chão e houve uma peça (onde ligava o cabo usb ao disco externo) que se partiu. Levei-o a arranjar e disseram-me que a única solução era uma carcaça nova. Ele ficou óptimo, emprestei-o a 2as pessoas..se calhar uma delas voltou a deixa-lo cair e voltou a lixar qq coisa =/ podem me explicar com um bocado mais de pormenores o que devo fazer para ver se o disco por dentro n tem problemas?

Obrigado pela paciência e cumps
 
Quase que aposto que o interface é SATA.
Se assim for, basta simplesmente retirá-lo da caixa, montar num desktop comum como segundo disco, ao lado de um disco com sistema operativo, arrancar e testar o bicho com copias de ficheiros e afins.
 
ok, muito obrigado..sim a interface é SATA, se bem que não uso esse "sistema" pq o meu portatil nao o tem..mas vou tt entao instala lo num PC e ver se funciona..obrigado pela ajuda! Vamos la ver se sei como se monta, lol

Cumps
 
ja agora gostaria de colocar outra questão...sou um bocado noob por isso dd já me desculpem. Se o disco externo estiver intacto por dentro, é possivel instala-lo no meu portatil? se sim, é dificil? e quando instalado pode tornar o portatil mais lento?

Obrigado
 
Mas estamos a falar de um disco 2.5" ou 3.5" ?

Se for de 2.5" funciona na perfeição. São esses discos que são usados nos portáteis... os de 3.5" tornavam-se...digamos... pouco práticos? :007:

Mais lento? Só se estiver marado. E não, não é difícil. Resume-se a uns quantos pafrafusos e um encaixe.
 
É precisamente 3.5"...achas que então não da para instala-lo num portátil? O meu portátil é um Toshiba Satellite A200-17z...

Cumps
 
Não tenho conhecimento de nenhum "portátil" que use discos 3.5".
Já não seria assim tão "portátil" quanto isso.

Não há maneira de ligar um 3.5" a um portátil e torná-lo portátil.
Nem sei se os discos trabalham com as mesmas tensões para poder ligar directamente com cabos pendurados, mas duvido que sejam as mesmas.
 
Back
Topo