Disco Externo

kabubadeira

Power Member
Boa noite pessoal,

Precisava de comprar um disco externo. Eis as minhas dúvidas/questões:

1. Tipo de ligação ao PC? Preferia wireless
2. Alimentação: funciona apenas ligado ao PC ou é necessário alimentação à parte?
3. Capacidade: 1TB no mínimo
4. Qual a diferença entre 2.5'' e 3.5''?
5. Velocidade de transmissão: Como avaliar?

Vai ter um uso essencialmente caseiro, ou seja, backups.
Quanto mais espeço disponível para armazenamento melhor, mas também não queria prejudicar muito a velocidade de acesso aos dados. O ideal seria um ponto de equilíbrio.

Que modelos recomendam? Quais as principais características a ter em atenção?

Encontrei estes na *****:

Iomega Prestige 1TB
LaCie hard Disk 1TB
Western Digital My Book Essential 1TB
Iomega eGo Jet Black

São todos a €119,90 o que me parece um preço razoável. Que dizem?

Obrigado
 
1. acho que irias perder rendimento, num disco externo, só para usar a ligaçao wireless, visto que sera' sempre inferior a rede, usb, firewire, eSATA. (acho que esta' por ordem de velocidade...crescente...) é evidente que estar sem fios em casa...e aceder a todos os ficheiros e' optimo...mas a velocidade nao sera' a melhor :) (estou a ver isto..para ficheiros grandeeeeeeeesss :) ) e acho que este conceito "wireless" estará mais ligado a discos MULTIMEDIA, caso que nao referes nenhum no fim do teu post... (eleva um pouco mais o preço do mesmo...)

2. alimentaçao? ora se for de 2.5", chega o cabo USB com 1 ou 2 entradas...para alimentar o bicho, quanto aos de 3.5", mais gulosos, precisas de andar com o "transformador" às costas... para além do tamanho ja' maior do disco em si...

3. espaço... que num de 2.5" estara' a preço proibitivo, se houver a' venda!! :) ainda so' vi de 750gb...

4. 2.5" = portabilidade, mais lento, menos espaço, menos acessorios, mais facilmente vão a' vida, visto que sao alimentados pelas portas USB, e onde as pessoas facilmente ligam/desligam perifericos.
3.5" = mais fiaveis, mais rapidos, mais oferta, mais volumosos, mais acessorios, mais peso, acima de tudo, de armazenamento importante (ligaçoes rede, usb, firewire, eSATA..)

5. depende da ligaçao que escolhes, porque actualmente os discos serão quase todos iguais no interior (variando a marca), serao quase todos, senao todos, SATA/SATA II...portanto..e' ver para ai "testes" aos mesmos :)

para mim, WD e LaCie, os melhores a nivel estetico, de performance, e fiabilidade.

mas tambem sou da opiniao de comprar um disco e uma caixa em separado, para futuramente poder usar de outra forma, ou mudar de capacidade (tenho um wd mybook e um disco comprado por peças separadas...e em nada um fica a dever ao outro..) só o facto de quando o de 750gb ficar "ultrapassado" , atiro o disco para dentro da torre do pc, e coloco la' outro... enquanto que o de 250gb da WD, nao posso fazer nada, porque senao a garantia ia ao ar... (nao abre...)

cumps!
 
Última edição:
Obrigado pela resposta.

Quanto ao tipo de ligação, devem existir discos que permitam vários tipos de ligação, não?

Assim, se necessitar de aceder aos dados do disco utilizo wireless, para transferir ficheiros entre o disco e o portátil utilizo um dos outros tipos de ligação. Isto é possível, não?

Obrigado
 
daquilo que estive a ler... pela net fora, o "aconselhavel" sera' teres um router wireless, com porta USB por exemplo, e aceder ao disco...

mas tambem se tiveres um router wireless, com suficientes portas RJ-45 (rede) (quando digo suficientes, e' para pc's desktop, e ainda um disco externo) , e tendo um disco com ligaçao (RJ-45 (REDE)), consegues aceder aos ficheiros normalmente, mas novamente, como li, a ligaçao sera' muito mais lenta...do que qualquer ligaçao directa que faças do disco ao computador que queres usar...

assim sendo, muito mais barato, e mais compativel nos dias que correm, e' teres um disco externo ligado ao router (ainda nao vi discos com wireless integrado...)

agora das duas uma..

ou pagas mais por uma caixa com RJ-45 para o disco + router normal wireless

ou compras um disco perfeitamente normal + um router com porta usb (mais caros...)


nao sei como fica no final, a nivel de contas, mas acho que iria preferir a 1ª opçao, visto ser mais compativel com o dia a dia (caixa com porta RJ-45 (nao sei se estas, trazem igualmente porta usb 2.0)) escusando comprar um router para esse fim especifico...

cumps!

edit: quanto ao usares varias ligaçoes, nao sei se era isso que querias dizer, mas por exemplo, discos com entrada firewire e usb (por exemplo) so' poderás usar 1entrada de cada vez...ligado directamente ao PC... agora, ligando a um router (por usb ou por rede...), podes aceder por rede (cabo) e por rede (wireless) dos varios computadores.. :)
 
Última edição:
Isso se calhar já começa a ser muita areia para a minha camioneta... :D

Acho que vou optar por comprar um disco normal e vou esquecer o wireless. De qualquer forma, acho um bocado estranho ainda não existirem disco externos com wireless integrado. Seria uma daquelas inovações que viriam a dar jeito a muita gente mas, se calhar, é mais difícil do que parece.

Agora já só falta saber qual o disco a comprar... devo optar pelo LaCie.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Um abraço!

EDIT:
O wireless era mesmo apenas uma questão de comodidade. Apenas vou aceder utilizando o meu portátil.

Obrigado
 
Isso se calhar já começa a ser muita areia para a minha camioneta... :D

Acho que vou optar por comprar um disco normal e vou esquecer o wireless. De qualquer forma, acho um bocado estranho ainda não existirem disco externos com wireless integrado. Seria uma daquelas inovações que viriam a dar jeito a muita gente mas, se calhar, é mais difícil do que parece.

Agora já só falta saber qual o disco a comprar... devo optar pelo LaCie.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Um abraço!

EDIT:
O wireless era mesmo apenas uma questão de comodidade. Apenas vou aceder utilizando o meu portátil.

Obrigado

Como o amigo rpfc disse, se tiveres um "router wireless" em casa podes ligar o HD externo ao router e aceder ao disco através da rede, ou seja, pelo wireless do portátil com todo a comodidade. Mas há um problema, este sistema só te permite usar o HD externo caso este eteja formatado em FAT32(que não aconselho, e normalmente vêm por norma assim) logo não poderás copiar/mover ficheiros com mais de 4GB. (Pelo menos é o caso do meu router, apesar de não ter a certeza se é para todos, deixo aqui em suspenso esta informação para alguém a refutar :) )

Podes aceder com o mesmo sistema mas com o router ligado a um PC de secretária, e acedias através da rede, mas neste caso irias ter que ligar o PC para aceder ao mesmo que por sua vez acede ao HD externo.

Agora se a informação que te dei na primeira parte do texto não for realmente assim, penso que é uma boa forma de utilizares o router, apesar de usares a característica wireless.

Cumprimentos :)
 
802.11n

Boas.
A investir numa solução sem fios recomendo a utilização de um router (ou disco externo) com suporte à norma 802.11n (penso que ainda está em fase final de homologação) que pressupõe taxas de transmissão até 300 Mbps.
Claro que não será barato, mas também o que é que é barato e bom em tecnologia?
Cumpz
 
update:

EKHDD 750 R 700
HDD Multimédia
Disco rigido externo 3.5" Multimédia; Capacidade
de 750GB; Interface Usb 2.0 ou 1.1; Compativel
com HD; Função de gravação; Compatível com​
HDMI e WiFI; Ligação de rede 10/100; Inclui telecomando

179€.. no *****... :)

Diz compativel com HDMI e WIFI...se calhar ate' e' uma boa hipotese para o que querias :)

cumps!
 
Back
Topo