Análise Disco Hitachi 2.5 SATA 7200 RPM 100GB 8MB Cache

ag393

Power Member
Boas. Tive oportunidade de testar este disco Hitachi 2.5" SATA 7200 RPM 100GB 8MB Cache a propósito de uma montagem de um portatil Compal HEL80 para um colega meu. Para isto coloquei o disco na minha máquina desktop para obter os mais puros resultados sem a carga do sistema operativo. A drive não foi formatada em nenhum sistema de ficheiros. O Sistema Operativo utilizado foi o Windows XP Pro.

A minha máquina (pc) é constituida por:

AMD64 Venice 3200+ @ 2700mhz 1.65volts - Watercooled
Asus A8n SLI-SE BIOSMOD @ A8N-SLI Premium
4x 256MB Twinmos Powerchip 130nm @ 225mhz 2.5-3-3-6-2T 2.7volts
2x XFX 6800 128mb PCI-E
Disco Seagate 160 GB 7200rpm 8mb cache (Principal)
Fonte LPG2-35 550W
DVD-RW/DL Samsung

Algumas imagens do disco:

00007fp9

00008r70


Agora imagens de Benchmarks:

Para o efeito usei o Sisoftware Sandra 2007 Lite sp1 e o HD Tune 2.52

0000bw4d

0000c2te



000057zs

00006z6z

0000deds


Conclusão:

Comparativamente à drive Fujitsu na lista do Sisoft Sandra verificamos um ganho nas transferências em todo o regime e um menor tempo de acesso.

Trata-se provavelmente da série de discos de 2.5" com mais performance ameçando as séries de 5400 RPM como configuração habitual num futuro próximo. Uma boa aposta para quem quer mais performance no portatil.

Pena as marcas ainda não adoptarem estes discos e a maior parte das vezes não constituirem versão opcional na configuração dos mesmos. Nestes casos só mesmo os portateis barebone têm maior flexibilidade na escolha. Sendo o disco rígido a parte mecanica do pc e também a mais lenta é bom saber que se tem uma hipótese de aumento de performance neste sector.

No que toca a Temperaturas visto que este disco apenas rodou tal como esta nas imagens acima podemos dizer que estava "fresquinho" a uns módicos 32ºC mas como esta frio e não se encontrava enclausurado num ambiente fechado como é o pc portatil não podemos tirar grandes conclusões.

Em termos de ruído posso apenas dizer que o disco em toda a fase de testes foi quase inaudivel, de notar que uso um sistema de water cooling que nao faz praticamente ruído e o disco não se encontrava enclausurado o que facilitaria a detecção do ruído.

Quanto ao preço deste artigo, posso dizer que tive alguma sorte. O artigo estva marcado como 183€ na loja em questão mas o "patrão" da loja fez um desconto para a módica quantia de 138 euros. (Acho que chegou à conclusão que o disco tinham uma enorme margem de lucro e eu ja tinha feito uma quantidade enorme de chamadas para saber se tinham discos de 7200rpm de 2.5" e estavamos numa quadra natalicia e tal...)

Espero que gostem deste artigo.

Melhores cumps
 
Última edição:
Perguntas:
-> Ruido e aquecimento?
-> Quanto custou?

é interessante um destes no portátil e usar o actual numa caixa USB :x2:
 
aquecimento ves ali..32º..agora ve la o meu..tá bem que joguei uma hora de PES6 e aqueceu um pouco mas anda sempre á volta dos 40 e tais..só tem 30ºmesmo quando ligo o portátil.:lol:



o meu é ata..diferenças principais:

minimo de transferencia o sata é mto superior a este..temperaturas sao inferiores talvez por nao tar no chassis do portátil..mas o ata usa menos cpu..diferença quase irrelevante tendo em conta a performance.:x2:
 
Última edição:
O modelo acima descrito trata-se da série Travelstar 7K100 que existe tanto na versão P-ATA (IDE) como SATA. O teste foi feito com o disco tal e qual vocês o vêm nas imagens. Portanto fora do ambiente dito normal - enclausurado no portatil.
Também devo juntar que a minha casa é fria de inverno :lol: .

Em todo o caso devo concordar com o Sr. Blueagelman no que toca à performance.
No caso do disco que o Sr. Blueangelman apresentou nota-se que a cache do Toshiba em questão sendo de 16MB tem vantagem na velocidade de rajada (Burst) mas perde em todo regime dado que a rotação é de 5400rpm. Também outra coisa a falar é o facto do disco Toshiba estar a ser utilizado pelo windows e na imagem vê-se aquele pico mínimo de transferência que acaba por não ser real.

O facto de ser SATA e as comunicações serem feitas atraves de sinal digital de elevada frequência é o factor determinante na minha opinião para o facto deste disco consumir mais energia que o seu "irmão" P-ATA. Pela mesma razão justifico o facto de também ele requerer mais "tempo" do processador de sistema.

Em resposta ao Sr. DJ_PAPA posso afirmar que neste caso a performance tem um custo além de € também gasta mais uns watts. Para quem quer a máxima mobilidade de certeza que este disco não será a melhor aposta. Agora quem espera performance pode mesmo encontra-la aqui neste modelo. Não digo que seja o melhor mas não deixa de ser um disco interessante.

Se quiserem ver certas caracteristicas do fabricante podem consultar esta página.
http://www.hitachigst.com/hdd/support/7k100/7k100.htm

De notar que esta é a minha primeira vez que faço uma análise e que se trata de uma análise à pobre pois só tive este disco para poder testar. Gostaria muito de ter mais discos para poder fazer comparações mas faço apenas o que eu posso e não tenho ninguém a apoiar como sendo um fornecedor, loja de informática, etc. Neste caso e na minha opinião gostava de ter para poder comparar o disco da Seagate com caracteristicas identicas e também o novo da Toshiba de 5400rpm com 16mb de cache.

Melhores cumps
 
Última edição:
Boas,

Estou a pensar fazer um upgrade ao disco do portatil e de facto este parece-me uma boa escolha (apenas terá que ser a versão PATA). No entanto apenas 100GB deixa-me na dúvida... Acham que os 7200 rpm compensam o menor espaço em disco? Com o mesmo dinheiro (bastante menos, aliás...) comprava um 5400 rpm de 160GB.

Obrigado e cumps
 
Boas,

Estou a pensar fazer um upgrade ao disco do portatil e de facto este parece-me uma boa escolha (apenas terá que ser a versão PATA). No entanto apenas 100GB deixa-me na dúvida... Acham que os 7200 rpm compensam o menor espaço em disco? Com o mesmo dinheiro (bastante menos, aliás...) comprava um 5400 rpm de 160GB.
Os discos de 160GB Seagate 5400.3 e Hitachi 5K160 são quase tão rápidos como os modelos de 7200rpm e têm a vantagem de fazerem menos barulho (praticamente não se ouvem) e causam muito menos vibração no chassis do portátil. E, claro, ficas com mais 60GB.

Por isso, diria que não compensa mudar para um de 7200rpm, especialmente para quem está habituado à pouca vibração dos 5400rpm e ao silêncio dos modelos 5400rpm mais recentes
 
Olá sou novo aqui no forum, me desculpe me intrometer
mas ag393 possuo a mesma placa mae que vc , poderia me informar onde baixo o BiosMod dela?
Agradeço muito

Alberto Lima



PS: Excelente forum pessoal, fiquei dando uma pesquisada realmente tao de nota 10!!
sou brasileiro =]
 
Pena as marcas ainda não adoptarem estes discos e a maior parte das vezes não constituirem versão opcional na configuração dos mesmos. Nestes casos só mesmo os portateis barebone têm maior flexibilidade na escolha. Sendo o disco rígido a parte mecanica do pc e também a mais lenta é bom saber que se tem uma hipótese de aumento de performance neste sector.


Allo juventude.

Olha que não estás bem informado... O meu PC é de Julho de 2006 e inclui um Hitachi 80Gb SATA 5400... tal e qual esse de que falas, tirando a capacidade.
O meu portátil é um Toshiba Satellite A100, a meu ver, um dos melhores em relação qualidade preço.

Que me digas que as marcas não especificam como deve ser quais os constituintes dos pcs é uma realidade, muitas vezes queremos saber pormenores e não existem informações suficientes....


Abraços. ;)
 
Back
Topo