1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco IDE de 160 mas só sao detectados 120

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por saraivix, 11 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1030)

1. saraivix

saraivix Power Member

Boas.

Tenho um Acer Aspire 1700 e recentemente troquei de disco. Passei do velhinho de 80 Gigas para um de 160Gigas.

Acontece que o bandido só me detecta 120Gigas.

O disco tem de facto os 160...ou seja, estou a perder 40 gigas.

Alguem me sabe indicar como os posso "ganhar de volta" ?? :(

2. saraivix

saraivix Power Member

O disco já foi experimentado noutra maquina e tem os 160Gigas :'(

3. zephirus

zephirus Power Member

Pode não ser mas... os 40Gb ficam alocados numa partição escondida. Penso que é normal nos portáteis da acer. Desculpem se estou a dizer uma grande asneira mas tenho esta ideia não sei bem pq... :001:

4. saraivix

saraivix Power Member

Claro..

Aceitava perfeitamente que dos 160 apenas tivesse 155 ou mais...mas 120 implica o "desaparecimento" de 40Gigas.

Eles não estão escondidos em lado nenhum porque na altura da formatação apenas foram detectados os 120Gb e nem o partition magic os "vê" :(:(

5. saraivix

saraivix Power Member

Eu agradeço a ajuda...mas tenho quase a certeza que o prob tem a ver com a board e a eventual falta de um upgrade qualquer.

O disco FUNCIONA e já foi TESTADO noutra máquina e deu os 160 gigas :wvsore:

Mas de qualquer das formas...bota aí o link para um software para o tal scandisck catita

6. saraivix

saraivix Power Member

Algum motivo para o tópico ter sido movido ??

O assunto tem a ver com Hardware (problema com o disco) e nao propriamente com o portatil
    :confused:

7. kOld PT

kOld PT Power Member

Tal como já disseram isso deve ser alguma partição escondida.. formatas-te isso com o que?

Já agora usa um programa tipo partition magic para veres as informações reais do teu disco.. não conheço o portátil mas as vezes poderá ser também limitação da board...

8. Sweet_Nabo

Sweet_Nabo Power Member

Posso tar errado, mas não sera a bios q não detecta discos superiores a 120GB ?
    Na bios q tamnho aparece?

Última edição: 12 de Fevereiro de 2008
  9. jfbbms

jfbbms Power Member

o windows tem o service pack 2?

10. saraivix

saraivix Power Member

Partição escondida não é. Tal como já referi o partition magic nao apanha nada tao grande escondido

Na Bios o disco é lido como 120 gigas.

Tb acho que possa ser limitação da board, mas o que queria saber era se há algum tipo de upgrade ou "hack" que possa ser aplicado

Yup. SP2 Professional

11. saraivix

saraivix Power Member

É IDE

O portatil nao leva ainda com o sata :-D

12. Pretender

Pretender Power Member

E que tal tentar a voltar a colocar no sistema que reconhece 160GB, e fazer outra partição (sei lá 100GB/60GB) para ver se já aparece tudo....
    É que essa bios só está a reconhecer até 120GB.
    Podes também ver se encontras upgrade da bios para reconhecer discos maiores ou mandar mail para o fabricante a pedir uma bios que suporte discos >120gb
    Outro modo é utilizar software de Boot ("Dynamic Drive Overlay software") que normalmente existe no site do fabricante do disco e utiliza-se em sistemas cujas BIOS não têm capacidade de reconhecer discos de grande capacidade.

No caso da seagate penso que se chama DiscWizard
    Atenção que este tipo de software modifica o boot sector e afins pelo que ANTES de usar. FAZER BACKUP!

Última edição: 12 de Fevereiro de 2008
  13. Inspecter

Inspecter [email protected] Member

Eu tenho um disco de 160Gb e quando instalei o XP no Compal só me reconheceu 129Gb.... No partition magic repqrei que havia uma parte de 20Gb do disco que não tinha sido formatados aquando da instalação... mandei-o juntar as duas partes e agora já tenho 149Gb que é o tamanho real dele...

14. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

De certeza que isso é da BIOS como já disseram.

15. apocalypto

apocalypto Power Member

No meu asus, tenho 74,5 Gigas na drive C: e 66,7 na drive D:

Dá 140 Gigas, mas o disco tem 160...alguém sabe como recuperar os 20gb que estão em falta?

16. Pretender

Pretender Power Member

São os arredondamentos que os fabricantes dos discos fazem:1GB = 1000MB em vez do normal 2^n, 1GB=1024MB...

17. saraivix

saraivix Power Member

Infelizmente tem mesmo a ver com a Bios e a capacidade máxima que a board suporta.

E nem com actualizações de BIOS lá vou :005::005:

18. Phantro

Phantro Power Member

Boas tive esse problema esta semana coloquei um disco de 160 gigas e a bios so reconhece 80 mas com o Win Xp Professional com o service pack 2 passou a reconhecer tudo e fiz migração completa de um disco de 60 gigas para um de 160 como digo aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=244088

Partilhar esta Página