Disco IDE Marado -> BSOD

sportingdan

I'm cool cuz I Fold
boas!

tenho aqui uma situação meio estranha entre mãos :) o desktop da minha mãe deixou de funcionar de um dia para o outro. tava ligado 24h/24h e, de um dia para o outro, começou a devolver-me BSOD's depois de aparecer a imagem do sistema operativo a fazer loading. através das indicações do BSOD vi logo que aquilo devia ser do disco e, depois de retirar os dados importantes atravé de um bootcd, formatei-o com o partition magic. quando vou pra instalar o windows aquela cena dá-me BSOD na instalação :-D tou neste momento a correr o SpinRite (estimativa de 14h até acabar o processo) mas não me parece que dê resultado.

resumo: o disco está para ir para o outro e eu quero saber como se faz o esquema de o enfiar no congelador :P digam o que fazer com um certo detalhe (tipo como e com que o embalar, quanto tempo deixar ao frio, etc) :) caso nada funcione, lá vou ter de fazer uns porta-chaves inovadores :002:

PS - O disco é um Maxtor IDE de 7,86 GB, a funcionar desde 1998 :wow:

cumps
 
Boas.
A vida útil está estimada em 10 anos (ainda falta dois).
Faz o seguinte:
Limpa qualquer partição que tenhas no disco.
Cria uma nova partição no disco.
Formata o disco.
Arranja um programa para fazer um scandisk ao disco para veres se tens sectores danificados.
O melhor é veres a marca do disco e vai ao site do fabricante e procura por ferramentas para
veres se consegues ver até que ponto se encontra actualmente o estado do disco.
Se este apresentar erros fisicos nos pratos ou no SMART aconselho vivamente a teres de arranjar
um disco para esse PC.
Se o disco estiver bom, então vê se tens ou não as memórias com problemas nesse PC.
Espero ter ajudado em algo.
Um grande abraço.

EDIT:
Como é um Maxtor usa uma ferramenta que se chama Powermax que está no
site da Maxtor.
 
em primeiro lugar obrigado pela resposta :)

o spinrite ainda tá a correr (ainda faltam umas 8h para acabar) e aquela cena está a testar ao pormenor todos os sectores do disco. vai a 60% e ainda não encontrou nada! para além disto já tinha feito outros testes para ver se o disco tinha sectores danificados e todos deram negativos... o computador tem outro disco e já tava a prever que o tinha de usar como primary harddisk. vou então correr o Powermax.

Continuo interessado em saber a técnica de o enfiar no congelador :-D

cumps
 
Back
Topo