Disco IDE não liga...

Sncrespo

Power Member
Boas malta...

Tenho um problema num disco IDE q n percebo o q seja...

Num outro pc ele funciona bem mas neste n consigo fazer com q ligue...

Se ligo só a alimentação o disco vibra, portanto está on, mas se ligo a cabo IDE o disco n vibra, portanto está off, tudo isto a fazer reiniciares sucessivos para cada operação, como é claro...

Será alguma opção na bios??
A MB q tenho é uma ASUS P5KC...


Alguém me pode ajudar???

Cumps...
 
Estou a ligar em conjunto com 2 SATA... Sendo um dos SATA o master...

E o IDE n ponho jumper pq com jumper no 1º é MASTER e no 2º é CABLE SELECT, no 3º e 4º n diz nada, assim sendo SLAVE é sem jumper...

Correcto???

Mais alguma dica??

E obrigado por tentarem ajudar...
 
boas.
nos satas nao existe master , existe sim o disco que fica em 1º na ordem de boot.
nos IDE tens de usar sempre o jumper , mete em master ou cable select.

cumps.
 
Boas...

Pus em CABLE SELECT e nada...

Continua na mesma...

Será algo na bios em q eu tenha mexido e q tenha feito isto???

O q será??
 
boas.
nos satas nao existe master , existe sim o disco que fica em 1º na ordem de boot.
nos IDE tens de usar sempre o jumper , mete em master ou cable select.

cumps.

O cable select não funciona se todas as pontas do cabo forem pretas ou da mesma cor. Isto é comum em alguns cabos mais antigos.
Só se o cabo tiver uma ponta preta (master), outra cinzenta (slave) e a que liga ao PC (azul).

Estes cabos têm todos um nome, mas n me tou a lembrar disso...
 
O cable select não funciona se todas as pontas do cabo forem pretas ou da mesma cor. Isto é comum em alguns cabos mais antigos.
Só se o cabo tiver uma ponta preta (master), outra cinzenta (slave) e a que liga ao PC (azul).

Estes cabos têm todos um nome, mas n me tou a lembrar disso...
sim correcto.
conheço o cabo como "FAT CABLE" ou "IDE CABLE" , esperemos é que o user nao esteja
a usar um FLOPPY CABLE .
 
FLOPPY CABLE lol :)

O q estou a usar é mesmo HDD CABLE da ASUS, tenho 2 destes e nada, e um dos redondos da revoltec e tb nada...

mas testei doutra maneira, com o pc ligado ligo o de alimentaçao ao disco e ele vibra e meto o HDD CABLE e ele continua a vibrar, mas se reinicio com os 2 ligados ele parece morto...
 
Só uma pequena dica, pode parecer estúpido, mas ás vezes o hardware tem comportamentos que não são previsiveis.

Pelo que descreves, e estando o disco bom, podes ter um problema de POWER! Verifica se esta tudo bem com a tua fonte, e se tem potencia suficiente para tudo o que tens ligado. As fontes velhas podem degradar-se e apresentar anomalias do tipo que descreveste. Experimenta desligar várias coisas, liga primeiro o pc so com o disco IDE (sem drives cd dvd's e etc), depois os dois discos, etc. Nunca vi uma incompatibilidade de um disco sata om um ide.

Se o problema fosse o sata, isso já me aconteceu. O controlador ACPI do meu pc ja foi a vida, e era problemas atras de problemas, tipo nao identificar o disco, não encontrar , etc. instalei o windows sem ACPI (tecla F6 ou F7 no arranque da instalação, nao tenho a certeza).

Conclusão, as vezes o problema pode vir do sitio que nunca imaginámos.

CUMPS
 
Última edição pelo moderador:
Por acaso já tinha experimentado ligar somente o IDE e sem os 2 SATA e drive de DVD...

A minha fonte é uma Corsair HX 620W modular power supply, acho q o problema n será falta de corrente...

E na BIOS, onde é q poderá ser o erro??
 
Andei a ver na BIOS mas n encontrei nada q pudesse ajudar, mas se alguém souber algo na BIOS q possa resolver, agradecia imenso a ajuda...
 
retira o ide e na mesma slot coloca a drive dvd. Verifica se ela funciona bem, lê, etc. Isso é um problema muito estranho...
 
Última edição pelo moderador:
Liguei outros discos e eles tb n têm vida...

Eu fiz um update à tempos à MB, será q algo correu mal??
O q devo de fazer para ver isso??
Se calhar fazer um downgrade... Dá??

É q de todas as experiencias q fiz, a ficha IDE n tem vida...
 
Já n há mais dicas??:(:(

Por acaso n há um software q dê para fazer um teste integral à MB???

É q para mim a ficha/área IDE foi pó galheiro, n sei qual a razão mas...

Sabem de algum software??
 
Já n sei o q testar mais, o pc já reiniciou estes últimos 2 dias mais de 100 vezes...

Precisa-se de ajuda urgentemente por uma questão de sanidade...:freak3::cwm3:
 
boas.
nos satas nao existe master , existe sim o disco que fica em 1º na ordem de boot.
nos IDE tens de usar sempre o jumper , mete em master ou cable select.

cumps.

No caso dos IDEs isso não é verdade. As combinações de jumpers variam conforme a marca. Há discos em que a ausência de jumper significa master.

É uma questão de consultar o autocolante. no topo do disco.

Quanto ao utilizador que colocou o tópico, tenta usar o disco IDE em master. Não precisa de estar em slave porque (supostamente) usufrui de um cabo IDE só para ele.
Agora se tens SATA activo, tenta ver se a BIOS também tem a arquitectura IDE activa. Se estiver é so mudar para "Enabled".
 
Última edição:
Ja fiz isso tudo, tanto em master como em slave e cable select, nos 3 discos IDE q aqui tenho disponíveis...
Na BIOS tb ja fiz isso de pôr enable com os 3 discos IDE e nada...
Tirei os 2 SATA q tenho e pus só os IDE um de cada vez a ver no q dava e nada...

N existe nenhum software para fazer uma verificação geral à MotherBoard à procura de avarias ou erros??
Será algo mal feito no update da MB q fiz à um mês para aí??

É q uns 2 meses antes n tinha problemas, depois do update n fiz logo o teste da IDE, só à coisa de 3 dias...
 
Back
Topo