Disco IDE @ USB - Erro

ThatsMe

Portugal@Home Member
Boas.

Tenho um disco IDE que não é detectado pelo meu pc em slave, como tal liguei-o a um adaptador USB para discos IDE. O que acontece é que no gestor de dispositivos o disco é detectado, mas não lhe consigo aceder. Não aparece em O meu computador nem nada! Eu não queria mesmo perder o que tenho neste disco, tem bastande valor o conteúdo.

Just in case, quando ligado em slave, o disco é detectado na bios como sendo um Seagate 80GB, mas impede o pc de arrancar. Ajudem pf, estou mesmo à rasca com este problema :x


Abraço.
 
Estás a perguntar se está na posição de slave no cabo? Sim, está. Está sem jumper e no sitio de slave.

Quando o ligo à caixinha USB, ponho o jumper em Master.
 
Em ambiente windows, quando ligado por usb, na gestão de discos ele aparece?

Pode dar-se o caso de estar com um nome/letra (C: por exemplo) igual a outro disco e estar a causar conflito.
 
tou a perguntar se tens mais algum disco nesse cabo
se tiver sozinho no cabo tens de por na ponta e com jumper em master.

Ahh. Sim, tenho um disco na ponta do cabo em Master e este em Slave.

Quando dizes que não é detectado.Não é detectado no arranque ou no windows?

Quando ligado por IDE, o computador nao arranca sequer. Por USB, é reconhecido no gestor de ficheiros mas nao aparece em O Meu Computador.

Em ambiente windows, quando ligado por usb, na gestão de discos ele aparece?

Pode dar-se o caso de estar com um nome/letra (C: por exemplo) igual a outro disco e estar a causar conflito.

Como se vai à gestão de discos? Estou a usar o Vista. Ele é detectado no Gestor de dispositivos. E no outro computador ele tinha a letra D, e aqui neste pc tenho o disco C e o D. Realmente pode estar a dar confusão dois Ds.
 
De momento estou em XP mas o procedimento deve ser idêntico.
Vais a Computador com o botão direito do rato e escolhes Gerir;
Gestão de Discos e seleccionas o disco que está em conflito.
Clique com o botão direito do rato e escolhes mudar o nome do disco :)

Espero que dê para te orientares.

Edit: Encontrei isto para Vista.
 
Última edição:
De momento estou em XP mas o procedimento deve ser idêntico.
Vais a Computador com o botão direito do rato e escolhes Gerir;
Gestão de Discos e seleccionas o disco que está em conflito.
Clique com o botão direito do rato e escolhes mudar o nome do disco :)

Espero que dê para te orientares.

Edit: Encontrei isto para Vista.

Isso é o que me disseste, mas o disco não aparece lá. Aparece no gestor de dispositivos mas não no gestor de discos. Eu preciso mesmo do que está lá dentro, mas estou a ver qeu tenho que gastar dinheiro a recuperá-lo :x
 
Disseste que ele aparecia noutro pc?
Faz este procedimento nesse outro pc...

Não penses ainda em gastar dinheiro com ele, ainda não esgotaste todas as hipóteses de resolução :)

Se correres um Live CD será que ele é reconhecido?
 
Disseste que ele aparecia noutro pc?
Faz este procedimento nesse outro pc...

Não penses ainda em gastar dinheiro com ele, ainda não esgotaste todas as hipóteses de resolução :)

Se correres um Live CD será que ele é reconhecido?

Eu explico tudo direitinho:

Este disco era usado como Slave num Desktop, para armazenar só e unicamente musica dividida em pastas (Cerca de 68GB ocupados). Mas a partir de um certo momento, o pc deixou de arrancar. Entre outras coisas, tirei o disco e liguei o pc. Curiosamente, ele arrancou, logo o problema é do disco. O computador de um amigo também não liga com este disco em slave.

Estava prestes a desistir quando me lembrei das caixinhas "IDE to USB". Experimento numa dessas caixinhas e o disco é reconhecido no gestor de dispositivos, mas não em mais lado nenhum (qe eu tenha experimentado). Quando ligado à caixinha sinto-o a trabalhar e tudo.

Não posso mesmo perder o que lá está, daí considerar até pagar para reaver o qeu lá tenho.


Fui explicito na história? :P
 
Ok. Já percebi.

Dito assim a coisa parece complicada :(

Tenta isto, pode ser que sejam as agulhas do disco "coladas":

Sentado numa cadeira, com o disco na mão fá-lo bater de chapa (com a força que achares necessária para não te magoares claro!) sobre a tua perna. O método é pouco ortodoxo mas tem salvo muitos discos. O objectivo é conseguir soltar a/s agulha/s que possam estar presas para tentar recuperar os dados.

Lado negativo: podes danificar o disco e não conseguir, depois, recuperar nada... :(
 
Última edição:
Back
Topo