1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Disco IDE @ USB - Erro

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por ThatsMe, 18 de Setembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 961)

1. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Boas.

Tenho um disco IDE que não é detectado pelo meu pc em slave, como tal liguei-o a um adaptador USB para discos IDE. O que acontece é que no gestor de dispositivos o disco é detectado, mas não lhe consigo aceder. Não aparece em O meu computador nem nada! Eu não queria mesmo perder o que tenho neste disco, tem bastande valor o conteúdo.

Just in case, quando ligado em slave, o disco é detectado na bios como sendo um Seagate 80GB, mas impede o pc de arrancar. Ajudem pf, estou mesmo à rasca com este problema :x

Abraço.

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

o disco ta em slave sozinho ou acompanhado no cabo?

3. ThatsMe

Estás a perguntar se está na posição de slave no cabo? Sim, está. Está sem jumper e no sitio de slave.

Quando o ligo à caixinha USB, ponho o jumper em Master.

4. rustyballzz

rustyballzz Power Member

tou a perguntar se tens mais algum disco nesse cabo
    se tiver sozinho no cabo tens de por na ponta e com jumper em master.

5. assisprotech

assisprotech Power Member

Quando dizes que não é detectado.Não é detectado no arranque ou no windows?

6. olly

olly Power Member

Em ambiente windows, quando ligado por usb, na gestão de discos ele aparece?

Pode dar-se o caso de estar com um nome/letra (C: por exemplo) igual a outro disco e estar a causar conflito.

7. ThatsMe

Ahh. Sim, tenho um disco na ponta do cabo em Master e este em Slave.

Quando ligado por IDE, o computador nao arranca sequer. Por USB, é reconhecido no gestor de ficheiros mas nao aparece em O Meu Computador.

Como se vai à gestão de discos? Estou a usar o Vista. Ele é detectado no Gestor de dispositivos. E no outro computador ele tinha a letra D, e aqui neste pc tenho o disco C e o D. Realmente pode estar a dar confusão dois Ds.

8. olly

olly Power Member

De momento estou em XP mas o procedimento deve ser idêntico.
    Vais a Computador com o botão direito do rato e escolhes Gerir;
    Gestão de Discos e seleccionas o disco que está em conflito.
    Clique com o botão direito do rato e escolhes mudar o nome do disco :)

Espero que dê para te orientares.

Edit: Encontrei isto para Vista.

Última edição: 18 de Setembro de 2008
  9. ThatsMe

Isso é o que me disseste, mas o disco não aparece lá. Aparece no gestor de dispositivos mas não no gestor de discos. Eu preciso mesmo do que está lá dentro, mas estou a ver qeu tenho que gastar dinheiro a recuperá-lo :x

10. olly

olly Power Member

Disseste que ele aparecia noutro pc?
    Faz este procedimento nesse outro pc...

Não penses ainda em gastar dinheiro com ele, ainda não esgotaste todas as hipóteses de resolução :)

Se correres um Live CD será que ele é reconhecido?

11. ThatsMe

Eu explico tudo direitinho:

Este disco era usado como Slave num Desktop, para armazenar só e unicamente musica dividida em pastas (Cerca de 68GB ocupados). Mas a partir de um certo momento, o pc deixou de arrancar. Entre outras coisas, tirei o disco e liguei o pc. Curiosamente, ele arrancou, logo o problema é do disco. O computador de um amigo também não liga com este disco em slave.

Estava prestes a desistir quando me lembrei das caixinhas "IDE to USB". Experimento numa dessas caixinhas e o disco é reconhecido no gestor de dispositivos, mas não em mais lado nenhum (qe eu tenha experimentado). Quando ligado à caixinha sinto-o a trabalhar e tudo.

Não posso mesmo perder o que lá está, daí considerar até pagar para reaver o qeu lá tenho.

Fui explicito na história? :P

12. olly

olly Power Member

Ok. Já percebi.

Dito assim a coisa parece complicada :(

Tenta isto, pode ser que sejam as agulhas do disco "coladas":

Sentado numa cadeira, com o disco na mão fá-lo bater de chapa (com a força que achares necessária para não te magoares claro!) sobre a tua perna. O método é pouco ortodoxo mas tem salvo muitos discos. O objectivo é conseguir soltar a/s agulha/s que possam estar presas para tentar recuperar os dados.

Lado negativo: podes danificar o disco e não conseguir, depois, recuperar nada... :(

Última edição: 18 de Setembro de 2008
  13. ThatsMe

Não resultou, continua exactamente igual :x E agora? Será pedir um orçamento a ultima hipótese?

Partilhar esta Página