boas mais uma vez! tenho um disco IDE de 40 GB. Gostava de instalar um disco novo. A board nao tem interface SATA. O que me aconselham? Colocar um disco novo IDE, ou um disco novo SATA? Os preços são mais ou menos iguais.. Se eu meter um disco novo SATA existem adaptadores/placas eficazes para operarem com a interface IDE? E onde arranjo isso? Obrigado
Se a motherboard não tem portas SATA, tens que comprar uma caixa externa para o utilizar via USB/Firewire ou compras uma placa controladora PCI e ligas lá o disco.
e compensa ?? do genero, um disco SATA é mt superior a um IDE? e com a placa adaptadora, a performance é a mesma?
Não faço ideia. Muito não diria (já tive um SATAI e tenho um IDE), mas é superior. Não faço ideia. Mas, por USB HiSpeed (480Mbps), tens 60MB/s teóricos máximos numa transferência.
A diferença de performance entre o IDE e o SATA1 é mínima, 133Mb/s contra 150Mb/s respectivamente. Não sei se se vendem placas controladoras SATA2, mas acho que ficas bem servido com um disco IDE por agora.
pelos últimos preços que vi os sata andam a ficar mais baratos que os ide. e já começa a ser uma diferença considerável.
e ele liga-o onde? So se ele comprar uma controladora sata....porque de resto, comprar uma caixa externa + disco sai mais caro que comprar um ide para nao falar que o externo tem pior performance do que o ide.... Eu comprava o ide....mas só mesmo pq nao ha portas sata onde ligar o sata..
Se não tens portas SATA é melhor o IDE... a não ser que já estejas a pensar em levar esse disco para um futuro onde terás uma MB que leve SATA nesse caso compra SATA... Cumps
inútil porque? as motherboards vao continuar a ter ligações para ide ainda durante muitos anos, ainda não percebi o porque de continuarem a denegrir os discos ide. ainda por cima quando ele para ter sata tem de comprar a placa controladora.
Tendo em conta que a mboard não tem SATA, o custo de uma controladora SATA + o Disco é bem superior ao custo do disco IDE, a diferença de rendimento não compensa o gasto que irá ter. Aconselharia um IDE