1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco multimedia Sata não reconhecido

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por brochas99, 29 de Julho de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 833)

  1. Boas. Comprei hoje um disco multimedia SATA 500GB da memup. Acontece que quando ligo o disco ao pc via usb o computador não o reconhece (o xp ainda tenta instalar mas depois diz que o hardware poderá não funcionar correctamente e o disco não aparece e no ubuntu nem sinal dele - no lsusb aparece a designação dele na porta usb mas no fdisk -l não aparece listado,apenas aparece o disco IDE interno do pc).

    O pc que tenho é um portatil asus a6vc. Eu julgo que a board não tem suporte SATA (pelo menos andei na bios e não axei nada sobre SATA) mas não deveria funcionar o disco já que este está ligado via usb? (pergunto eu)?

    Estarei a fazer algo de errado? É possivel instalar drivers no xp ou ubuntu (é-me indiferente que funcione no windows ou ubuntu, desde que funcione). Ou isto é um caso perdido e o meu pc não poderá funcionar com este tipo de discos externos?

    Agradecia a ajuda dos cranios cá do sítio.
     
  2. Em princípio devia funcionar, pois os discos externos mesmo que sejam SATA estão ligados a uma placa que os transforma em disco externos simplesmente (isto é sem definição se são SATA ou não). De qualquer modo existe sempre a opção de ir ao site da empresa que produz esses discos externos e fazer download dos drivers. Mas o disco pode também estar avariado, para o verificar a melhor coisa é ligar a um PC Desktop e testar. Se funcionar no Desktop tem que funcionar no portátil. Outra coisa a verificar é a alimentação do disco, normalmente esses disco têm que ter alimentação própria (no caso de esse não o ter vai ser impossível o portátil fornecer a energia necessária ao mesmo).
    Não me estou a lembrar de mais nada, mas se mesmo assim não funcionar depois de tudo a melhor coisa é ir a loja e trocar isso por outro que funcione bem com portáteis (atenção que as trocas só são possíveis durante 15 dias).
    Boa sorte.
     
  3. Boas.

    Eu já tentei fazer o que me disse. É assim:

    - no portatil ASUS referido não funciona como relatei
    - no meu Desktop não funciona (julgo que a board tb não suporta sata)
    - no portatil do meu irmão (HP530) com XP tb não funciona
    - hoje de manha experimentei no pc do trabalho (um desktop HP) e funcionou (tb win xp). Aliás não teve qualquer problema em reconhecer e instalar o disco.

    Portanto, o disco está bom, funcionou bem, já o liguei à tv e consegui ver um filme a partir do leitor de cartões SD. Poderão ser os portáteis e o meu desktop que não suportam discos com 500gb? O fabricante é um espectáculo: só fornece drivers para win98 (e julgo que são os drivers usb que o win98 necessitava sempre que se ligava um dispositivo usb). Não sei o que fazer.
     
  4. Já funciona!!

    Inexplicavelmente após ter ligado o disco ao Desktop, copiei para lá alguns ficheiros e depois tentei liga-lo ao portatil e sem problema nenhum ele reconheceu o disco. É mais um daqueles fenómenos inexplicáveis. Vá-se lá perceber isto. Ontem não dava, hoje já dá!

    Obrigado ao XEvolutionX
     

Partilhar esta Página