disco nao abre

technon

Power Member
Boas,

ontem quando tentei aceder a uns ficheiros no maxtor de 300gb apareceu-me a seguinte mensagem de erro:

I:\ is not acessible. The disk structure is corrupted and unreadable.

Alguem me pode explicar o que se passa?
como e que de um dia para o outro um disco que funciona bem passa a dar este erro?
O que faço para mete-lo a funcar ou recuperar ficheiros?

O disco tinha os 300gb cheios.. usava para armazenar series e agpra quando vejo as propriedades aparece Used Space: 0 bytes / Free Space: 0 bytes.

Eu simplesmente nao posso perder o que la esta... 300gb de series OMG acho que me mato.

cumps
 
nope.. meto checknow e meto start e nao acontece nada.. o xp nao começa a fazer nada.

Depois o hdd life diz que o disco está bom mas nos dados aparece tambem: 0 bytes

Com o TuneUpUtilities quando corro o disk doctor diz: Error code 1393 (the structure is corrupted and unreadable).

Que posso fazer mais?

cumps
 
poe o cd do xp, reboot e boot pelo cd, depois vai para recovery console, e chkdsk i:

senão... linux com ele... tentas fazer o mm fix do windows, ou entao montas e fazes stream aos dados para outro disco ou aos bocados para dvds...
 
obrigado

vou 1º tentar com o cd do xp.. dps se nao der peço para m explicares melhor como fazer isso em linux.

o spinrite nao ajuda?

cumps
 
o spinrite sim, nunca experimentei em ntfs, em fat32 demora mto tempo... mas é capaz de funcionar, mas como é pago não to poderia aconselhar :p
enfim, experimenta ambos, mas em principio o chkdsk deve funcionar...

em linux... mto provavelmente conseguirias montar isso sem problemas até, visto não ser tão exigente como o windows, é uma questão de tentares com uma distrozeca bem apetrechada e reconhecida, por ex debian 4 (cd-netinstall), ubuntuserver (1cd), opensuse (4 ou 5cds), etc...

corres o linux, numa partição pequenina com o install minimo, instalas a driver ntfs-3g (google) e montas e pronto deves conseguir acesso

senão... sem instalar o linux nativamente, podes até correr uma vmware com o linux instalado e enganá-lo a utilizar o disco estragado como um partição extra e daí trabalhares nele

tb há a possibilidade de criar uma partição ghost em ntfs e fazes o link aos dados do teu disco com algum outro programa do windows do género do spinrite, tipo o norton, etc...
 
okay mas isso tudo e para recuperar ficheiros!

Achas que o disco esta mesmo avariado? ou é preciso formata-lo para ficar fixe?

amanha experimento isso tudo ate conseguir os ficheiros.

obrigado pela ajuda

cumps
 
faças o q fizeres não formates lol nunca, senão não tens os dados de volta

_edit: o problema é q ele por qq coisa q tenha acontecido (reinstalação do windows, hibernate mal feito, paginação interrompida ou outra coisa maluca "à la windows") perdeu a ligação q tinha no sistema operativo com esse disco, ele não o reconhece agora como um disco independente e "protege-se" dizendo q está corrupto...
pode até acontecer com a própria partição do windows, e normalmente o chkdsk pela recovery console costuma ser o suficiente para o sistema ressuscitar, espero q tenhas sorte :)
 
Última edição:
lol claro isso seria depois de recuperar os ficheiros.. lol formatar antes de recuperar os ficheiros lol mm a noob.

eu estou a dizer depois de recuperar os ficheiros o disco estara operacional se formatar ou e po lixo?!

cumps
 
Viva,

neste momento estou com um problema semelhante.
Tinha 2 discos a funcionar bem numa instalação winxp sp2, um de 160 e outro de 250, ambos IDE.
Tive um prob com virus e optei por formatar o disco do so, um de 40gb.
Ate aqui tudo normal. Após instalar novo sistema, voltei a ligar os discos, que precisei utiliar entretanto numa caixa de disco externo.
Aual o meu espanto que nenhum dos 2 discos dá para abrir. ambos são reconhecidos, embora com um nome de origem (disco local), mas nao mostram nenhuma info.
Se os colocar novamente na caixa externa, eles são reconhecidos pelos nomes que têm e posso aceder ao dados.

Já tentei ir pelo CMD e fazer o chkdsk /f/i e o /f/r e diz-me que:
O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está a ser utilizado
por outro processo. O Chkdsk pode ser executado se este volume for primeiro des
montado.
TODOS OS IDENTIFICADORES ABERTOS PARA ESTE VOLUME PASSARIAM A SER INVÁLIDOS.
Pretende forçar a desmontagem deste volume? (S/N)

A minha dúvida é se para ter acesso aos discos tenho de passar por este desmonte e posterior montagem? isto faz-me perder os dados?
 
perder dados nao perdes.. mas axo estranho n reconhercer no windows.. podes é meter os dados s um dos discos externos pro pc e depois formatar esse disco externo.. depois colocas la d novo os dados..

offtopic: precisas d disco d 8.4GB? tenho ca um maxtor d 4GB e um seagate d 3GB lol e um maxtor d 20GB e mais um seagate de 40GB.. tudo em funcionamento sem bad sectors, excepto o 3GB SGate
 
perder dados nao perdes.. mas axo estranho n reconhercer no windows.. podes é meter os dados s um dos discos externos pro pc e depois formatar esse disco externo.. depois colocas la d novo os dados..

offtopic: precisas d disco d 8.4GB? tenho ca um maxtor d 4GB e um seagate d 3GB lol e um maxtor d 20GB e mais um seagate de 40GB.. tudo em funcionamento sem bad sectors, excepto o 3GB SGate

Pois eu sei que se colocar os dados noutro disco e formatar este que estão armados em parvos resolvia, mas como disse são dois, um de 160 e outro de 250 bastante cheios, e so tenho disponível mesmo o de 40 :D por isso não dá!

Eu so vejo uma solução, que é conseguir que eles sejam acedidos pelo windows. Ainda agora estou a aceder a um deles no pc em causa, mas usando a caixa externa...

E como não percebo nem nunca mexi nessa área da montagem (?) dos discos, como no linux, (ainda que quando experimentei linux tive de fazer algo assim para aceder a um disco extra), não sei que passos tenho de dar, ou por outra, não estou é com vontade de arriscar a perder os dados, por isso estava a ver se alguém me dava umas luzes de como proceder em segurança.

em relação ao de 8,4Gb, teria de ser mesmo um disco igual, pq é para trocar o pcb de um disco que aqui tenho de uma amiga, em que o pcb queimou. ja tenho dois em vista, mas ainda n avancei par finalizar o negocio...
 
Back
Topo