Disco não é reconhecido

Echuu

Power Member
Ora aqui vai o meu problema:
Num portátil com um disco de 60GB, criei 3 partições
- 1 partição de 10GB com o Windows XP, com sistema de ficheiros NTFS;
- 1 partição de 10GB com o Ubuntu, com sistema de ficheiros adequado (não me recordo do nome... :rolleyes: )
- 1 partição de 40GB, supostamente para ser utilizada com qualquer sistema operativo, com sistema de ficheiros FAT32

No Windows XP, ele reconhece a partição de 10GB em NTFS e a de 40GB FAT32. Até aí tudo bem.
Contudo, no Ubuntu apenas me aparecem a de 10GB em sistema de ficheiros de Linux e, para meu espanto, a de 10GB onde está o Windows! Não encontro maneira de ter acesso à partição de 40GB em FAT32 quanto estou no Ubuntu...

Alguém tem uma solução (e explicação) para isto? Convém referir que é a minha primeira experiência com Ubuntu/Linux/afins.
Desde já obrigado.
 
Há alguma razão especial para ainda usares FAT32? De qualquer das maneiras, experimenta isto.

E já agora, assim que puderes, muda para um sistema de ficheiros NTFS, ou superior.
 
Há alguma razão especial para ainda usares FAT32? De qualquer das maneiras, experimenta isto.

E já agora, assim que puderes, muda para um sistema de ficheiros NTFS, ou superior.

Estás a dizer-lhe para aplicar um patch que já vem desde a 2.0 e troca o passo?

FAT32 já é reconhecido e plenamente suportado há muito tempo. Exprimenta fazer um "sudo mount /dev/<id do disco> /mount/point" em que o o ID é algo do tipo hda1, hda2, e o mountopoint é o que tu quiseres (/home/echuu, por exemplo). Se der algum erro, mostra-nos :)
 
Skorzen: há. O facto de ter lido, na documentação do próprio Ubuntu, que FAT32 é, tal como disse o esquiso, reconhecido e plenamente suportado pelo SO. Assim, usando FAT32 teria uma partição passível de ser partilhada por 2 SO sem qualquer tipo de problemas (julgava eu). Daí ter os respectivos SO com os sistemas de ficheiros mais adequados. Pensava que tinha deixado isso claro no meu post inicial...

esquiso: Se bem percebo o que dizes, é para experimentar montar a partição indicando um local que eu sei que existe nessa partição. Ou seja, se eu tiver lá uma pasta chamada Echuu, para fazer o mount para essa pasta. É isso?
Assim que puder tento, mas nos próximos dias não vou ter o portátil ao meu dispôr.

Obrigado pelas dicas.
 
Skorzen: há. O facto de ter lido, na documentação do próprio Ubuntu, que FAT32 é, tal como disse o esquiso, reconhecido e plenamente suportado pelo SO. Assim, usando FAT32 teria uma partição passível de ser partilhada por 2 SO sem qualquer tipo de problemas (julgava eu). Daí ter os respectivos SO com os sistemas de ficheiros mais adequados. Pensava que tinha deixado isso claro no meu post inicial...

E isso é verdade :)

esquiso: Se bem percebo o que dizes, é para experimentar montar a partição indicando um local que eu sei que existe nessa partição. Ou seja, se eu tiver lá uma pasta chamada Echuu, para fazer o mount para essa pasta. É isso?
Assim que puder tento, mas nos próximos dias não vou ter o portátil ao meu dispôr.

Obrigado pelas dicas.

Não. Vou tentar explicar melhor. O comando é constituido por algumas partes simples:

sudo -> como usas Ubuntu, esta é a maneira mais simples de teres os privilégios de administrador necessários para este tipo de tarefas
mount -> comando especifico para montar partições/discos/pens/etc
/dev/<id> -> ora, este é o caminho para o teu disco/partição. A maneira mais facil de o descobrir é fazer um sudo fdisk -l e ver qual é a partição. Pode ser /dev/sda1, /dev/hda4, etc.
/mount/point -> é onde os ficheiros vão estar acessiveis. Se indicares aqui a pasta /home/XYZ/ABC, o conteudo da partição vai estar acessível nessa pasta. Claro que a pasta tem de exisitir antes de executares o comando.

Posto isto, um exemplo válido seria:
sudo mount /dev/sda1 /home/Echuu/DiscodoWindows

Espero que tenha ajudado. Caso dê algum erro, mostra que erro dá ou tenta resolvê-lo, caso saibas :)
 
Back
Topo