Avaria Disco não funciona

Framboesa96

Power Member
Boas!
Em setembro, a minha irmã comprou um MacBook Pro na ***** que vinha com um disco externo Lacie, de 500GB, Porsche Design, com USB 3.0. Nos primeiros tempos, o disco funcionava normalmente, mas pouco tempo depois, começou a ficar mais lento.
Costumava ligá-lo ao MacBook e um programa chamado Tuxera NTFS tratava de fazer com que o Mac o lesse e desse para mexer nele como se o disco estivesse formatado para Mac.
Um dia, o Tuxera deu um erro ao tirar o disco do Mac e quando o fui ligar ao meu computador, não funcionava. Depois de procurar por soluções, corri o chkdsk e lá ficou bom.
Das vezes que tentei ligar ao Mac, acontecia sempre o mesmo e lá tinha de correr o chkdsk para o arranjar. Houve vezes que o chkdsk não funcionava e tinha de recorrer a programas de recuperação. Andei nisto imenso tempo, com o disco a dar erros (mesmo sem ligar ao Mac) e a corrigi-los com programas, nunca tendo recuperado a rapidez inicial.
Há uns dias, estava a copiar uns ficheiros para lá e a cópia parou, do nada. O disco não se estava a comportar normalmente. Assumi-o como mais um dos erros a que já estava habituado e lá voltei ao chkdsk. Mas não funcionou.
Quando corro o chkdsk, diz-me que o disco tem uma partição RAW e que não pode ser verificado. Quando tento outros programas, muitos não dão e noutros não aparece nada (outros demoram uma eternidade, anunciando vinte dias de verificação).
Além da partição RAW, já recebi erros de redundância cíclica e de setores danificados. Tentei imensos programas que encontrei na internet, que prometiam tratar do problema. Nada funcionou. Então tomei a decisão, fui formatar o disco. Mas quando tento formatar o disco, dá erro logo ao início.
Tentei no Windows e no Mac e é sempre igual, sendo que no Mac diz que não foi possível escrever no último setor.
Gostava de saber se há alguma solução para poder recuperar os ficheiros. Tencionava fazer uma formatação rápida ao disco para conseguir ainda recuperar alguma coisa, mas visto que não dá sequer para formatar...
Obrigado,
Framboesa96
 
Back
Topo