Disco não liga

Jonybat

Folding Member
Boas

Hoje venho aqui perguntar se alguma alma caridosa me sabe dizer como ligar um disco, nem que seja pela última vez...só para copiar umas coisas que tinha lá.

Liguei o PC e fui comer...quando voltei ele estava no windows (tudo bem porque está instalado no Seagate e está como principal) mas ouço uns cliques vindos do pc...vou ouvir melhor e descubro que vem do disco que tinha...um Western Digital 250 com 2 anos.

Tentei aceder a partir do windows...demorou muuuito tempo e acabou por dizer que a unidade não estava disponível...Desliguei o pc, tentei arrancar só com ele, mudar a ordem da bios, mudar a alimentação (de Sata-Power para Molex) e nada...:(

Agradecia ajuda ;)
 
O Site da WD tem ferramentas para testar e recuperar dados dos discos desta marca: http://support.wdc.com/bp/download/index.asp?swid=1
Se isto não der em nada então nada mais podes fazer senão tentar formatar o disco, perdes tudo o que lá está, para ver se o disco ainda funciona porque senão der então ou o trocas se estiver na garantia ou o colocas dentro do caixote do lixo ;)
Pera...não deves ter percebido
...a BIOS n completa o post com ele ligado :(

Estou disposto a técnicas malucas só para tirar o que está lá dentro...e se der para voltar a funcionar como dantes melhor

;)
 
Com o software da WD podes arrancar de uma disket e analisar o que se passa com o disco para se saber o que fazer a seguir .
Tb podes arrancar com outro diso e tentar ler algumas partes desse com software de recuperação - Isobuster
 
Desculpem lá eu estar a ser assim
...mas qual foi a parte do "a BIOS não faz o post com ele ligado" que não perceberam?

De qualquer maneira já vi que não há nada a fazer...já me registei na WD...tou só à espera que me mandem a factura do pc para registar o disco e mandar para RMA...

Obrigado ;)
 
Atenção à fonte ;)

Também comecei a ter clacs desses, mudei de fonte e deixei de ter...até hoje. O disco estava/está impecável :P
Oh...na altura pensei que pudesse ser disso...até porque eu tinha tido uns problemas com ela em relação ao OC

Mas depois nem me voltei a lembrar

Prefiro 1000x que seja da fonte...pelo menos não perco nada :)

Depois do almoço logo experimento noutro PC que tenho aqui...

;)
 
Nop...não é da fonte...
Nem da controladora da board...
Nem do cabo...
Portanto...RMA.

Já agora, sabem como é que é o procedimento de reparação do disco? Vêm primeiro se a controladora está boa e mudam? E se mudarem depois formatam o disco se funcionar? Dava jeito que não o fizessem.
A meu ver parece um problema mecânico...mas sei que na maior parte dos casos o que se estraga é a controladora...ficando o interior e os dados intactos.
E sobre os portes...eles enviam alguma caixa para eu enviar de volta?...Ou sou eu que tenho que os pagar?

De qualquer maneira eu depois pergunto ao suporte técnico quando for para pedir a RMA.

Obrigado ;)
 
Nop...não é da fonte...
Nem da controladora da board...
Nem do cabo...
Portanto...RMA.

Já agora, sabem como é que é o procedimento de reparação do disco? Vêm primeiro se a controladora está boa e mudam? E se mudarem depois formatam o disco se funcionar? Dava jeito que não o fizessem.
A meu ver parece um problema mecânico...mas sei que na maior parte dos casos o que se estraga é a controladora...ficando o interior e os dados intactos.
E sobre os portes...eles enviam alguma caixa para eu enviar de volta?...Ou sou eu que tenho que os pagar?

De qualquer maneira eu depois pergunto ao suporte técnico quando for para pedir a RMA.

Obrigado ;)

Dificilmente receberás o mesmo disco.
O Procedimento normal é trocarem-te o disco por um novo ou por um refurbished (recondicionado).
O teu quando for reparado (troca de pcb, motor, pratos, etc...) é testado e vai para outro cliente. Este é o processo mais rápido e eficiente, por esta razão a grande maioria das marcas adoptam este método.

Muitas marcas de discos rígidos identificam os artigos recondicionados nas suas etiquetas, com identificação "Refurbished".
 
Dificilmente receberás o mesmo disco.
O Procedimento normal é trocarem-te o disco por um novo ou por um refurbished (recondicionado).
O teu quando for reparado (troca de pcb, motor, pratos, etc...) é testado e vai para outro cliente. Este é o processo mais rápido e eficiente, por esta razão a grande maioria das marcas adoptam este método.

Muitas marcas de discos rígidos identificam os artigos recondicionados nas suas etiquetas, com identificação "Refurbished".
Ok :(

Já agora não sabes como é que é dos envios/portes?
Eu sei que cada empresa deve trabalhar à sua maneira...mas pode haver uma assim que seja regra geral.

Ainda estou à espera que me enviem a factura...depois é que vou registar o disco e esclarecer-me mais um pouco.

;)
 
Garantia de discos

- Se tens factura , não precisas de ser tu a enviar para a WD - é a loja onde compraste que é responsável por te tratar do assunto -
-se queres ser tu a tratar com a WD , não precisas de factura - vais ao site deles e em Warranty , metes o s/n do disco e o modelo e vês se está ainda na garantia
- se estiver tens de cumprir lá uns procedimentos para o enviares para lá - os portes são por tua conta para lá ; para cá , são eles que pagam
- uma coisa que avisam sempre é que o utente teste o disco com as ferramentas deles e que comuniquem que códigos dão
- outra coisa que avisam é que o utente deve retirar os dados que conseguir pq eles não tomam qq responsabilidade sobre software , mas só por hardware
- o envio tem de ser feito com o disco bem acondicionado - algumas marcas até têm vídeos a dizer como se deve fazer e não recebem o disco se ele não for enviado dessa forma .
- como já te disseram aí acima , ou te mandam um novo ou um refurbished .

CONCLUSÃO - se tens factura , a loja dessa factura que te dê outro e que trate do assunto como quiser é a solução mais razoável.Se não tens , envia que vale a pena - por mim , já enviei vários , de várias marcas , não demora muito e nunca tive problemas .
 
Desde já obrigado pelos esclarecimentos...

O que se passa é que a garantia dada pela loja já passou...os ditos 2 anos, mas o disco tem 3 anos de garantia dados pelo fabricante. Sim, eu já o registei e segundo o S/N ainda tenho 300 e tal dias até acabar a garantia, só que eles pedem um comprovativo de compra para completar o registo do produto. Por acaso quem tinha ficado de me arranjar a factura (eu estou a morar longe de casa para estudar) parece que não encontra a dita...sem ela não sei se eles aceitam, ou se é apenas uma opção.

Como já disse acima...o disco impede que o computador arranque, logo não tenho como testar as ferramentas deles, mas faço questão de lhes expor tudo a quando do pedido de RMA.

Tenho que ver melhor o site, porque aquilo está para lá uma confusão...

EDIT: Bom...dei uma vista de olhos no site e afinal a factura é opcional:
[FONT=Verdana,Arial,Helvetica]Por padrão, a data da garantia é baseada na data da fabricação. No entanto, se você possui uma prova da compra, podemos atualizar a garantia de modo a baseá-la na data da compra. Se você acha que a data da garantia precisa ser atualizada de acordo com a data da compra, siga as instruções abaixo.[/FONT]

Só o link para o "Como embalar um produto" é que podemos dizer que "não está acessível"...mas pronto, vou tentar ver noutros sites para não me chatear.

Cumps ;)
 
Última edição:
embalar 1 disco

Desde já obrigado pelos esclarecimentos...

O que se passa é que a garantia dada pela loja já passou...os ditos 2 anos, mas o disco tem 3 anos de garantia dados pelo fabricante. Sim, eu já o registei e segundo o S/N ainda tenho 300 e tal dias até acabar a garantia, só que eles pedem um comprovativo de compra para completar o registo do produto. Por acaso quem tinha ficado de me arranjar a factura (eu estou a morar longe de casa para estudar) parece que não encontra a dita...sem ela não sei se eles aceitam, ou se é apenas uma opção.

Como já disse acima...o disco impede que o computador arranque, logo não tenho como testar as ferramentas deles, mas faço questão de lhes expor tudo a quando do pedido de RMA.

Tenho que ver melhor o site, porque aquilo está para lá uma confusão...

EDIT: Bom...dei uma vista de olhos no site e afinal a factura é opcional:


Só o link para o "Como embalar um produto" é que podemos dizer que "não está acessível"...mas pronto, vou tentar ver noutros sites para não me chatear.

Cumps ;)



Sim , na WD não é preciso ter a factura - tanto qto sei ,no caso de discos , só a Samsung actua com a factura.
Se queres ver um site onde ensinam a embalar o disco vai aqui :
http://www.hitachigst.com/hdd/support/packaging2.htm
 
Back
Topo