Disco para backups e não só para o MacBook

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Acho que um dos discos externos que tinha ( o mais recente diga-se) deixou de colaborar.
Tenho os dados num segundo disco. Tudo ou quase tudo. As coisas importantes estão no MackBook e no disco do Time Machine mas como é óbvio muita coisa tem que ficar de fora do MacBook. Fotografias, MP3 e mais umas coisas.

A dúvida é como guardar a informação de uma forma adequada. Estar a gravar DVDs não resulta para mim. São muitos GB. Ter as coisas num disco externo de 500GB tb não resolve.

Uma solução destas parece boa.
Mas a moral para escolher novamente a Iomega quando me acabou de morrer um não é a melhor...

Têm outras sugestões? Tb não pode ser uma coisa muito cara...

Estou à espera de um disco de 200GB a 7200 rpm para o MacBook mas isso tb não resolve o problema até pq vai obrigar-me a arranjar outro disco para o Time Machine.

Não queria ter um 2º PC como servidor. O PC serve apenas para foldar e quando me apetece leva com outro SO portanto não é solução.

Um dos problemas com o MacBook é as poucas portas USB e a pouca disponibilidade de discos com firewire. E um HUB tb nem sempre é a solução. Algumas vezes os discos não montam se ligados ao Hub. E sim o Hub é alimentado.
 
Ou uma coisa como esta, igualmente da Iomega. É um NAS compatível com o OS X (AFP, bonjour, etc).

Se o preço que indicam incluísse IVA saltava já um para aqui.

Nota, a inclusão do software Retrospect é uma mais valia. É um dos melhores
software de backup para Mac. Pena é estar um bocadito desatualizado.
 
Última edição:
Lacie D2? Tem firewire 800 e (se não me falha a memória) é avalizado pelo kidloco :D.

Eu tenho um lacie porsche de 500GB e dá para o gasto embora o cabo de power tenha a tendência de se soltar.

EDIT: Movido para o dúvidas
 
Um NAS talvez?

Por exemplo da Synology
http://www.synology.com/enu/products/DS107e/index.php

Alguns deles permitem RAID com dois discos para ter sempre uma copia segura... claro isto tudo é um pouco caro (e não tem disco já incorporado) não percebi a 100% o objectivo por isso....

O exemplo que dei da Iomega tb permite RAID. É um factor de segurança acrescido sem dúvida. Pq dificilmente os dois discos avariam ao mesmo tempo. Com RAID a segurança é maior.
A questão das sugestões é onde as encontrar em Portugal. O site da apple tem lá o produto que indiquei mais a disponibilidade é de um mês...

O que sugeres apenas leva um disco.

Ou uma coisa como esta, igualmente da Iomega. É um NAS compatível com o OS X (AFP, bonjour, etc).

Se o preço que indicam incluísse IVA saltava já um para aqui.

Nota, a inclusão do software Retrospect é uma mais valia. É um dos melhores
software de backup para Mac. Pena é estar um bocadito desatualizado.

O preço é sem iva. É mais caro e tem vantagem para quem tem gigabit lan (que tb podia ter por aqui é certo. O que sugeri é mais barato e funciona por firewire e além disso é hub para USB e firewire.

Lacie D2? Tem firewire 800 e (se não me falha a memória) é avalizado pelo kidloco :D.

Eu tenho um lacie porsche de 500GB e dá para o gasto embora o cabo de power tenha a tendência de se soltar.

EDIT: Movido para o dúvidas

O D2 é uma caixa com um disco externo. Perde em comparação com a minha proposta inicial de dois discos com possibilidade de RAID e com as ligações que tem.

Ter um disco não dá a redundância que queria.
Se o dinheiro não fosse problema um brinquedo da Infrant podia ser. O drobo tb é muito interessante se bem que as primeiras reviews não foram excelentes. Não sei como está agora. Mas tb nunca vi disto à venda por perto.
 
Epá, nem de propósito, o Drobo anda no meu radar já há algum tempo... Mas o preço é proibitivo, e a limitação de USB only é estúpida, até pelo preço... Mas por curiosidade, estavas a pensar comprar de onde?
 
O exemplo que dei da Iomega tb permite RAID. É um factor de segurança acrescido sem dúvida. Pq dificilmente os dois discos avariam ao mesmo tempo. Com RAID a segurança é maior.
A questão das sugestões é onde as encontrar em Portugal. O site da apple tem lá o produto que indiquei mais a disponibilidade é de um mês...

O que sugeres apenas leva um disco.

Tens o Synology 207 que já tem 2 baias e permite fazer o RAID, agora tens que comprar os 2 discos para o efeito o unico lugar que sei que podes comprar é na *****

http://www.*****.com/pt/pt/660753/art/synology/caixa-externa-ds-207-128.html

Embora deva haver algum distribuidor em Portugal penso eu...

Cumps,

PCC
 
Epá, nem de propósito, o Drobo anda no meu radar já há algum tempo... Mas o preço é proibitivo, e a limitação de USB only é estúpida, até pelo preço... Mas por curiosidade, estavas a pensar comprar de onde?

Abri a thread para ver se havia alguma sugestão de um produto que me pudesse ter escapado a um preço acessível. O drobo à muito tempo que não leio nada sobre ele. Fiquei entusiasmado ao princípio mas houve uma review em que falou de dados corrompidos o que me deixou de pé atrás. Se é só USB então ai fica mesmo fora de hipótese.

Para já o Iomega que falei está na loja da apple online. Infelizmente só disponível daqui a 3-4 semanas.


Tens o Synology 207 que já tem 2 baias e permite fazer o RAID, agora tens que comprar os 2 discos para o efeito o unico lugar que sei que podes comprar é na *****

http://www.*****.com/pt/pt/660753/art/synology/caixa-externa-ds-207-128.html

Embora deva haver algum distribuidor em Portugal penso eu...

Cumps,

PCC

Muito mais caro do que o Iomega se lhe adicionares os discos...
É ethernet mas não tem firewire o que é uma desvantagem para quem tem um MacBook como eu.
 
Abri a thread para ver se havia alguma sugestão de um produto que me pudesse ter escapado a um preço acessível. O drobo à muito tempo que não leio nada sobre ele. Fiquei entusiasmado ao princípio mas houve uma review em que falou de dados corrompidos o que me deixou de pé atrás. Se é só USB então ai fica mesmo fora de hipótese.

Para já o Iomega que falei está na loja da apple online. Infelizmente só disponível daqui a 3-4 semanas.




Muito mais caro do que o Iomega se lhe adicionares os discos...
É ethernet mas não tem firewire o que é uma desvantagem para quem tem um MacBook como eu.


Tambem tenho na ideia de comprar esse IOMEGA. O disco ia servir para backups normais.
Mas tenho uma duvida, sera que posso usar o disco tambem com o timemachine? Ou tenho de ter um disco só para essa função?

Abraço
 
Na ***** no ultimo folheto tens lá um WD MyBook com 1Tb por 239€ e indica ter Firewire ;)

Cumps,

PCC

1 disco não tem a redundância de 2 discos em RAID... Se bem que essa redundância consegue-se com metade do espaço.


Tambem tenho na ideia de comprar esse IOMEGA. O disco ia servir para backups normais.
Mas tenho uma duvida, sera que posso usar o disco tambem com o timemachine? Ou tenho de ter um disco só para essa função?

Abraço

Pelo que tenho lido aqui sim. Podes ter duas partições. A questão é que assim não podes usar RAID (posso estar enganado).
Mas tb um disco para partições e outro para backups não é mal pensado. Se bem que com o tamanho dos discos dos portáteis dos Mac um disco de 500GB para o Time Machine é demais.

Mas isto é tudo teoria :lol: Mas que abre uma serie de possibilidades lá isso abre;)

Resumindo: Até ao momento o Iomega que coloquei é a melhor opção parece-me.
 
Penso que podes fazer partições com raid à mesma.

Pelo menos com o chipset de raid da minha mobo consigo. Não sei se é uma característica apenas deste raid ou se será "universal". Num pensamento rápido diria que daria em todos, um novo volume gerado por raid não tem as mesmas características que um volume normal para um sistema operativo? Pega-se no novo volume e cria-se duas partições. Mas disto não pesco eu nada.

Já te decidiste em relação ao disco?

Eu iria para o Iomega, dou sempre importãncia à estética e a redundância é um grande bónus. O preço nem parece mau. Vir sem discos também era bom, depois comprava-se a gosto :D

Cumps
 
A WD tem um com as mesmas características e mais barato em princípio.
Estou à espera que chegue um disco de 7200rpm para o MacBook. Vou começar por esse e lá mais para a frente compro este disco. Até lá os backups vão estar noutros discos e num disco com o Time Machine.
 
A WD tem um com as mesmas características e mais barato em princípio.
Estou à espera que chegue um disco de 7200rpm para o MacBook. Vou começar por esse e lá mais para a frente compro este disco. Até lá os backups vão estar noutros discos e num disco com o Time Machine.

Metro onde compraste o disco de 7200 ? Tamanho e preço?


Abraço
 
Ainda não chegou. Encomendei um Hitachi de 200GB com 16MB Cache.

7200 rpm só encontrei até 200GB. O mesmo de 5400rpm é de 250GB.
 
Boas Metro,

Encontraste alguma solução que te tenha convencido?

Se depois vender o desktop não sei se não comprarei também alguma solução redundante para guardar os documentos.

Cumps
 
Boas Metro,

Encontraste alguma solução que te tenha convencido?

Se depois vender o desktop não sei se não comprarei também alguma solução redundante para guardar os documentos.

Cumps

Basicamente o que fiz foi comprar um disco maior para o macBook (200GB) e tenho 2 discos de 500GB. Um USB e outro da WD com ligação eSATA, USB e FW.
Tenho o Time Machine tb a funcar para um outro disco portanto não há nada que me esteja a escapar. Subscrevi o Jungle Disk mas não tenho lá colocado nada.

No futuro preferia ter um drobo. Não sendo possível irei pelo menos para mais um disco externo da WD com espaço para 2 discos.

Tem crescido a minha vontade de voltar para Linux o que baralharia isto tudo mas para já continuarei com a apple. Queria era poder ter um desktop decente mas isso a apple não sabe fazer.
 
Back
Topo