1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco pifado????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por MultiSpeed, 10 de Outubro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1522)

  1. MultiSpeed

    MultiSpeed [email protected] Member

    Pois é.

    O meu disco de Backup, que tem menos de 1 ano e apenas era ligado uma vez por mês (para fazer backups), desde ontem que não arranca. >(>(

    O disco em questão é este, com 250GB: http://www.trekstor.de/en/products/detail_hdd.php?pid=3&page=4&arc=show

    O que se passa:

    1 - ligo o disco à porta USB e ele é detectado como dispositivo de armazenamento de massa USB (mas não arranca).

    2 - passados uns 30 segundos aparece outra mensagem a dizer que o dispositivo não foi instalado correctamente pelo que poderá não funcionar.

    4 - Vou ao gestor de dispositivos e aparece a mensagem: "Este dispositivo não pode ser iniciado (codigo 10)"

    Já experimentei no PC com o Vista 32bits e agora estive a tentar no portátil com o Win XP. Nada feito, dá sempre o mesmo erro.

    O disco emite um som cadenciado de um pequeno "clique", "clique", "clique", espaçados cerca de um segundo uns dos outros e mais nada.

    Não se ouve o motor a arrancar e a fazer trabalhar o disco.

    Mas continua a funcionar como Hub USB às mil maravilhas.

    >(>(>(

    O problema nem é a avaria em si (comprava-se outro ou ia para a garantia) mas antes o facto de estarem lá dentro as minhas fotografias digitais de 4 anos seguidos (só tenho backup alternativo em DVD's até ao ano de 2003). Ou seja, mais de 5000 fotos de 4 anos de vida.

    Estou irritado porque cumpri com as tangas todas que os "peritos" dizem de "não usar o disco de backup diáriamente", "não o ter ligado à corrente", "não o deixar apanhar calor, vento e o car***" que o F*** " e afinal de contas, tantas mariquices e o F*P falha assim sem como nem porquê!!

    Dassss... tivesse-o feito trabalhar a sério e ao menos tinha razão para pifar!! Deve ter morrido de enfarte por falta de exercício, só pode!!!

    Bem... agora que já desabafei :)..... alguém tem algo a dizer que me ajude a recuperar os dados do gajo, ou opinião sobre o que possa estar a acontecer com ele?

    Eu só queria que o gajo funcionasse mais uma única vez que era para eu sacar o que lá tenho e manda-lo para a garantia (ou pela janela, depende da telha).

    Obrigado.

    Cumps :)
     
    Última edição: 10 de Outubro de 2007
  2. tmrlourenco

    tmrlourenco Power Member

    Esses tick tick devem ser a cabeça do disco lixada/deslocada...what ever...resumindo aparenta ser problema mesmo de disco portanto acho que não vais la com programas de recuperação de dados mas....experimenta.

    Como eu te percebo...tb fiquei lixado porque perdi cerca de 3000fotos por uma dessas à 2 anos...a partir desse dia aprendi a fazer backup de tudo q quero e preciso em DVD. De ano a ano gravo noutro DVD para evitar "percas" de dados devido as condições de arquivo dos DVD.

    Na loja onde trabalhava avariaram cerca de 3 Trekstor desses mas o de 160Gb. So um deles tinha o mm problema q tu..os outros dois foi o carregador.

    É complicado mas se realmente faz esse barulho te garanto que esse disco tem de ser aberto numa câmara de vácuo para fazer a recuperação de dados e isso é caríssimo.

    :s
     
  3. MultiSpeed

    MultiSpeed [email protected] Member

    Caríssimo tipo quanto? :confused::confused:

    A minha esperança é que ele ainda dê um último suspiro de vida e eu consiga sacar as fotos lá de dentro.

    Caso contrário não sei mesmo o que faça, estou à nora. :sad:


    EDIT: e as cabeças de um disco deslocam-se assim do lugar, sem pancadas, estando o disco quietinho no sítio? Que marmelada!!!
     
    Última edição: 11 de Outubro de 2007
  4. lixado isso, ele ter menos de um ano e aconter isso
     
  5. tmrlourenco

    tmrlourenco Power Member

    Por norma isso acontece com pancadas. Os mais afectados sao discos externos pelo simples facto de estarem ligados a corrente e as vezes as pessoas nao deixam os discos parar e mal retiram o cabo da corrente, mexem no disco. É o suficiente para ele ir a vida.

    O preço...epah não quero assustar mas a minha loja mandava para Inglaterra e pediam o preço de um novo...(nem te digo preços...)
    Ha empresas em PT q tratam disso e nao sei se os preços sao semelhantes ou inferiores. Depende ate dos estragos do disco.

    Experimenta:

    www.ondata-pt.com
    217217458
    217264280

    Eles têm diagnostico gratuito ;)

    Espero ter ajudado.
     
  6. MultiSpeed

    MultiSpeed [email protected] Member

    Claro que ajudaste e eu agradeço :)

    Vou tentar ver o que me dizem sobre o assunto e valores para recuperação dos dados.

    Thanks :)
     
  7. tmrlourenco

    tmrlourenco Power Member

    Antes de ires a qq sitio e ja que vais perder a garantia, faz o seguinte; Abre a caixa do disco externo e liga-o dentro de um pc normal.

    Com esse barulho deve ser mm prob de cabeças mas nada como experimentar. Pode ser a "board" da caixa externa com probs. Nada como tentar ;)
     
  8. MultiSpeed

    MultiSpeed [email protected] Member

    Já tinha pensado nisso, não sabia era se isso seria possível.

    Vou ver essa hipotese, espero é que como manuseamento eu não esteja é a estragar mais.

    Thanks
     
  9. tmrlourenco

    tmrlourenco Power Member

    Se o prob for de cabeças ou braços de leitura, pior não fica mas também não abuses. ;)
     
  10. shreck

    shreck Power Member

    Na minha modesta opinião... se está na garantia, tás safo... de outra forma, podes tentar várias técnicas mais ou menos rudimentares... embrulha-o num plástico e deixa-o no congelador por 1 dia, depois experimenta, por vezes funciona.
     
  11. tmrlourenco

    tmrlourenco Power Member

    Safo?
    Tão perde dados de "uma vida" e ta safo? Sabes como é q trabalha a garantia? Realmente dão-lhe um disco novo mas e os dados? Eles testam e se da erro, metem-o a um canto e enviam um novo e os dados nem querem saber...
     
  12. shreck

    shreck Power Member

    Com o barulho que ele está a indicar... só se os dados forem MUITO importantes, de outra forma, esquece.
     
  13. red911

    red911 Power Member

    Eu tenho um disco externo (daqueles que vai buscar corrente à porta USB), e por vezes tb começa a fazer esse barulho que tu dizes.

    Normalmente desinstalo as drives, desligo a drive, reinicio o Windows, insiro novamente o disco e deixo o windows voltar a instala-lo. E atenção que eu uso as drives externas todos os dias, mas à parte disso tb faço backups das coisas importantes em DVD`S (duplo backup).
     
  14. ||Red_Evil||

    ||Red_Evil|| [email protected] Member

    quase que aposto que é problema da caixa, experimenta o disco noutra case.

    pode parecer mentira, mas discos externo com problemas desses, já tive uns 4 ou 5, em todos era problema da caixa (e eram caixas diferentes).
     
  15. CHuico

    CHuico Power Member

    O melhor que fazes é o que já foi referido:

    Tirá-lo da caixa e ligá-lo directamente dentro do pc, assim tens logo a certeza se é da caixa ou se realmente é do disco.

    Cumps


    Edit: recuperação de dados, conheço uma empresa na Buraca que faz isso, o orçamento custa 500€ e cobram outros 500€ por cada giga recuperado...
     
    Última edição: 11 de Outubro de 2007
  16. MultiSpeed

    MultiSpeed [email protected] Member

    Menos mal

    Antes de mais quero agradecer a todos pelos conselhos e disponibilidade que tiveram em ajudar-me neste momento dificil :)

    Mas afinal acabei por ter alguma sorte.

    Tirei o disco da caixa, (que é um Western Digital Caviar, por sinal), liguei-o ao PC e funciona às mil maravilhas. Aparentemente o problema era ou da caixa ou da fonte de alimentação. De qualquer maneira como perdi a garantia ao abrir a caixa a solução é comprar outra.

    Do mal o menos, os dados é que eram mesmo importantes. Eu tinha dito 5000 fotos, não foi? Bem, percebi agora que não eram 5000 fotos mas sim 14900 :wow:, entre as quais as do meu casamento e as dos baptizados dos miúdos.

    De qualquer maneira estou a copiar tudo para mais 2 discos e tenho aqui ao lado uma torre de DVD's Double Layer para guardar tudo já de seguida. Não quero cair outra vez no erro de ter apenas um backup. Desta vez correu bem mas da próxima pode não ser assim.

    Obrigado a todos, mais uma vez. A vossa ajuda e conselhos foi preciosa.:x2:

    Cumps. :)
     
    Última edição: 11 de Outubro de 2007
  17. Silver Wolf

    Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

    Que sorte ;)
    Ainda bem!
     

Partilhar esta Página