Disco Portatil muito lento

jmgv

Power Member
Ois!
Tenho um portatil com um disco de 30 gb, mas de um momento para o outro ele ficou mais lento (tipo 10 min - minimo - para entrar no windows, formatei e a instalação levou mto mais tempo - prai o dobro, o linux a arrancar e a correr algumas aplicações tb estava mais lento)

na altura que formatei uma vez disse-me que n podia instalar o windows pq a drive tava danificada, reiniciei e disse-me que não existia drive e depois reiniciei 2 vezes e lá consegui instalar, mas existiu um detalhe que não sei se teve importância.tinha 3 partiçoes windows e 2 linux e apaguei todas menos a 1ª do windows, entrei em winxp e tava lento na mesma, o tamanho dessa partição era de 5 gigas.qd tentei instalar e deu aqueles erros a partição continuava com esses 5 gigas, qd consegui instalar em vez de colocar 5 gigas nessa partição coloquei 10 e criei outra com 20, e funcionou. terá isto sido coincidência?

o portatil levou memoria mas já faz uma ano, este problema tem tipo 1 mês.

a minha questão antes de o enviar é que primeiro queria fazer uns testes para ver se se passa alguma coisa (bad sectors penso que n tenha)
tento chkdsk /f no c: e não me deixa diz que "cannot run because the volume is in use by another process" fazendo apenas chkdsk funciona.

existe algum utilitário para testar o disco?? para winxp, pois nesta altura é o unico SO instalado

tks
 
sim usei o PM qd formatei o disco faz mais de 5 meses, agora qd disse que desfiz as partições foi mesmo naquela fase da escolha de partições para instalar o XP, onde podes apagar partições e criar. mas mesmo que o prob dele agora n puder formatar por alguma falha vinda do PM isso não justifica a lentidão do disco pois não?
 
Apaga as partições TODAS desse disco e começa tudo de novo....

Estou farto de avisar sobre esse software, vocês não acreditam....
 
já uso este software no minimo à 3 anos e nunca tive problemas com ele, e nada me leva a concluir que o problema é do PM.

se naõ aconselhas o PM, diz lá ai outro sff

e já agora se o prob é do PM pq que o disco com partições feitas durante o processo de instalação do XP, nada de PM portanto, levou mais do dobro do tempo que levava a instalar o winxp!!!

vou fazer isso de apagar as partiçoes todas e depois vejo o resultado...

mas tb pergunto se existe algum utilitário para fazer um teste ao disco, como por exemplo existe para as memorias o memtest
 

mas tb pergunto se existe algum utilitário para fazer um teste ao disco, como por exemplo existe para as memorias o memtest [/B]


Sei que existem utilitários que fazem o diagnóstico em discos para desktops, que podem se adquiridos no site do fabricante do disco, agora para portáteis não sei. Tanta saber o fabricante e o modelo do disco e consulta o site do fabricante.
 
Originally posted by Delta
Sei que existem utilitários que fazem o diagnóstico em discos para desktops, que podem se adquiridos no site do fabricante do disco, agora para portáteis não sei. Tanta saber o fabricante e o modelo do disco e consulta o site do fabricante.

O fabricante é a IBM e o modelo é o Travelstar

MARCA: IBM
MODELO: Travelstar IC25N030ATCS04-0
CAPACIDAD: 30 GB.
INTERFASE: ATA-5 ULTRADMA 66
TIEMPO DE ACCESO: 12 Miliseg.
RPM: 4200

Procurei no site da IBM, mas não encontrei software nenhum, ainda fiz tb umas buscas no google mas tb se revelaram infrutiferas.

será que não existe um software geral que teste os discos independentemente da marca, ou será que mesmo um software da maxtor ou da seagate não funcionará??
 
Do site da IBM :

"Ultrastar, Deskstar, Travelstar, and Microdrives
Hitachi Global Storage Technologies provides downloads and technical information, including a drive fitness test and a disk manager, for Ultrastar, Deskstar, Travelstar, and Microdrives. ( See the press release for more information regarding the Hitachi and IBM strategic business alliance.)"


http://www.storage.ibm.com/hddredirect.html?/support/download.htm

Drive Fitness Test :

http://www.hgst.com/hdd/support/download.htm

Como disse, o fabricante tem sempre utilitários para testes de disco, drivers para o disco (disk overlays) ... basta procurar bem
 
Originally posted by Delta
Do site da IBM :

"Ultrastar, Deskstar, Travelstar, and Microdrives
Hitachi Global Storage Technologies provides downloads and technical information, including a drive fitness test and a disk manager, for Ultrastar, Deskstar, Travelstar, and Microdrives. ( See the press release for more information regarding the Hitachi and IBM strategic business alliance.)"


http://www.storage.ibm.com/hddredirect.html?/support/download.htm

Drive Fitness Test :

http://www.hgst.com/hdd/support/download.htm

Como disse, o fabricante tem sempre utilitários para testes de disco, drivers para o disco (disk overlays) ... basta procurar bem

Mto Obrigado Delta. eu o 1º site tinha encontrado, só que não sei como a palavrinha support and downloads passou-me ao lado. mais uma vez obrigado :P
 
Back
Topo