1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

disco portátil para linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por dabd, 4 de Dezembro de 2006. (Respostas: 33; Visualizações: 1839)

1. olá,

gostaria de obter recomendações para um disco portátil compatível com o linux.
    O que recomendam?

Obrigado,
    dabd

2. Mitch

Mitch Banido

o que é um disco compativel com linux?

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Qualquer disco externo usb funciona ...

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

também gostava de saber:007:

Exactamente, qualquer disco USB formatado em FAT/FAT32 é universal e funciona desde o windows 95, MS-DOS até o windows Vista, passando por mac OS's , linux's e afins!

O sistemas de ficheiros NTFS que poderá dar problemas (mesmo em windows! Já tive o "azar" de não conseguir escrever no meu disco externo num PC da faculdade em ambiente windows por estar em NTFS!), pelo que não recomendo discos externos formatados em NTFS.

cumps

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Concordo plenamente. Discos externos é em fat/fat32, por uma questão de compatibilidade.

6. ok. Estava a pensar que poderia haver problemas com algumas marcas (estava pensar num MyBook da WD, mas devem haver alternativas melhores).
    Recomendam comprar um Toshiba destes http://www.*****.pt/?p=ProdDetail&ProdId=19019 e depois aplicar uma caixa externa, por exemplo?

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Tens duas hipóteses. Ou fazes isso que referis-te, comprando uma gaveta à parte, que foi o que eu fiz, mas foi à meio ano, quando os disco externos de 2.5 ainda eram muito caro, ou já tens discos externos 2.5 a esse preço. Exemplo - http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=90169

Eles não dizem a velocidade, mas pelo preço deve ser de 4200 rpm. Tens um toshiba, giro como o raio, a 5400 rpm, com 8MB de buffer, a 130 euros - http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=89997

Tenta ver as velocidades dos discos, tentando de preferência comprar um com pelo menos 5400 rpm, e depois vê o que compensa, ou disco externo já completo ou disco interno mais caixa (a minha caixa custou 20 euros e é mesmo muito pequenina e gira :))

Última edição: 4 de Dezembro de 2006
  8. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O problema da FAT 32 é o limite de 32GB. A mim chateia-me bué mas é o que tenho usado.
    O limite dos 32GB de partição e dos ficheiros de 2GB (ou é 4GB?) Nunca me lembro.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

A limitação de um ficheiro penso que seja de 4 GB ... Quanto ao limite de 32 GB não me parece, já que o meu disco é de 40GB (37 GB utilizáveis).
    O que se pode fazer (no meu caso não compensa, mas com discos maiores sim) é criar duas partições, uma fat32 que tem compatibilidade universal, para tranferências, e outra partição maior ntfs ...

Edit: o limite de 32 gigas só existe se o disco for formatado em ambiente windows 2000 ou superior - http://www.microsoft.com/technet/pr...serv/reskit/prork/prdf_fls_pxjh.mspx?mfr=true

10. Metro

Staff Member

Formatei em XP e se selecionar mais de 32GB ele só me dá a opção de NTFS.

O que fiz foi realmente ter uma partição fat32 e o resto em NTFS.

Tb tenho isto: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=97193
    O defeito é ser muuuuuuiiiiiiito lento para o meu gosto.
    Com isto marcha tudo ;)

Só falta o VMware permitir drag and drop. É já em janeiro pelos vistos :D

11. ruimoura

ruimoura Power Member

Já se despachavam com isso, realmente ...

Precisamente ... Windows 2000 ou superior, foi o que eu disse ;) ... Se formatares, por exemplo, em windows 98, podes meter até 132 GB, ou como eu fiz, em Linux, e metes o que te apetecer ;)

E o teu "brinquedo" é uma bela peça. Qualquer dia metemos um aqui em casa ...

12. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Mas a consistência de ficheiros em FAT32 não poderão ficar em causa?

A pergunta é pertinente já que discos externos em NTFS é para ter problemas com compatibilidade. Mas ao formatar em FAT32 coloca-se outra questão, e consistências dos dados? Fat32 não é tão fiável como NTFS.

Também tenho disco externo, e já me questionei sobre isso. Se calhar estou a pensar mal, mas não seria possível formatar disco externo em Ext2 ou Ext3 e depois recorrendo a -> isto <- permitir a transferências de dados entre OS - windows e Linux (por exemplo sincronização de backups entre os dois sistemas)?

Cumprimentos
    |ferrari|

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Se só usares o disco no teu pc, tudo bem, é perfeitamente possível, mas se algum dia levares o disco a casa de um colega para te passar umas cenas, ou algo do género, torna-se complicado ...

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

De facto o Xp nao deixa Fat32 acima de 32gb, mas nao por limitação do formato, M$ quer que se use NTFS. Eu uso 1 disco 80gb (1 so partição) como fat32, principalmente devido a linux<>windows (ja ha mto tempo), e sem problemas té agora:)

Qualquer disco dará, é só escolher o espaço e tamanho desejado. 2,5" é 1 mimo, normalmente so com 2 usb's e nem é preciso transformadores.

15. Metro

Staff Member

Cum catano :D

Queria conseguir fazer isso. Mas tentei no Ubuntu e não consegui. Alguém me explica como consigo formatar um disco externo 2,5 no Ubuntu? É que da última vez não consegui por isso é que o formatei no XP.

Hoje vi isto: http://www.arsgeek.com/?p=761
    e pensei deixa cá experimentar.
    Resumindo não consegui partilhar. Já tive a funcionar mas como mexo poucas vezes na coisa esqueci-me.

Ver e copiar do Windows para Linux não tem qq problema agora o contrário é que não se consegue fazer de forma simples o que é uma pena. O disco em FAT 32 era bom. O NSLU2 como disse não é rápido portanto não é a melhor solução para o dia a dia.

16. eyeliner

eyeliner Power Member

Desculpa lá o hijack da thread, dabd, mas já agora...

Queria voltar a instalar o Linux. Mas como só sou eu que o uso (e o pc é partilhado...),
    será possível instalar o Linux num disco externo e apartir do Lilo/Grub arrancar para o
    Linux sem problemas? Ou tem que estar instalado num disco fixo?

Já estou a sacar o Mandriva One! :)

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Gparted :007:

18. Metro

Staff Member

A maneira mais simples é sacares uma das milhentas maquinas virtuais que podes encontrar no site do VMware e correr. Se tiveres um pc relativamente recente com 1GB RAM terás uma boa experiencia. Com o VMware server que é gratuito podes criar VMs. É muito mais simples do que estás a querer fazer ;)

Penso que tentei com o Gparted na altura tb.
    Logo que limpe o disco vou tentar fazer isso então ;)

19. eyeliner

eyeliner Power Member

Faltam-me 512Mb de RAM. :D
    Mas não há problema. Nada como tentar. Quando o utilizar logo vejo.

20. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

é do melhor :)

Partilhar esta Página