Disco queimado, ainda cheira.

Stylus

Power Member
Hoje o habito fez-me ser descuidado e liguei um molex de um disco ao contrario.... e o k aconteceu? Queimei o disco! Pra mim isto é o pior que me pode acontecer... perdi montes de documentos e todas as minhas fotos de 7 meses e coisas k so c o tempo m irei lembrando.

O disco é um Seagate 7200.7 IDE de 120G e eu tenho outro disco igualzinho, e está-me a começar a dar a vontade de 'limpar' o outro disco, abrir-lhe o 'côco' e trocar-lhes os pratos..... a questão é... até que ponto estou a ser completamente insano e fico sem os 2 discos???!!!!!

Alguém tem informação sobre isto ou sabe onde arranjar essa informação? Eu estarei pedrado ainda com xeiro a silicio queimado?

As imagens....




Desde já agradeço o possivel feddback.
 
Última edição:
Se lhe abres o "coco" ficas sem os dois discos... Logo para começar, os discos funcionam em vácuo, se o abres perdes o vácuo, e logo o disco...Podes é tentar trocar o PCB... Em certos casos resulta... Mas mesmo assim arriscas-te a ficar sem os dois!
Faz primeiro um backup do disco... Certifica-te que os discos são rigorosamente iguais... Reza para que o PCB seja fácil de trocar e para que o que queimou tenha sido o PCB...

Boa sorte!:)
 
Isso do vacuo é relativo, já abri varios discos (2 ou 3) e eles continuaram a bombar. agora nao sei é se perdem performance, ou se degradam mais rapidamente...
 
ScOrpion-boy disse:
Isso do vacuo é relativo, já abri varios discos (2 ou 3) e eles continuaram a bombar. agora nao sei é se perdem performance, ou se degradam mais rapidamente...


Axo que pela primeira vez to-me a c@g@r pa performance.... é dakelas alturas que se dá o valor devido ás coisas... mesmo na informatica... a informação, é isso k m importa.

vo aguardar por mais feedback e ver se xego a alguma conclusão ou um caminho com mais probabilidades de sucesso.
 
Se forem mesmo iguaizinhos (do género, o PCB fôr a mesma revisão nos dois) podes trocar o pcb e ver no que resulta. O pior dos casos é não dar.

Uma ciosa que me intriga é como raio conseguiste ligar uma molex ao contrário. :eek:


Hugs! e boa sorte...
 
FASC disse:
Se forem mesmo iguaizinhos (do género, o PCB fôr a mesma revisão nos dois) podes trocar o pcb e ver no que resulta. O pior dos casos é não dar.

Uma ciosa que me intriga é como raio conseguiste ligar uma molex ao contrário. :eek:


Hugs! e boa sorte...


Tb a mim... embora fosse na extenção que houve a troca... da forma correcta custou tanto a entrar k montei da forma errada. Isso misturado com distração foi no que deu.
 
Última edição:
FASC disse:
Uma ciosa que me intriga é como raio conseguiste ligar uma molex ao contrário. :eek:

parece que não mas é possivel, tb já torrei um leitor de dvd assim, se o plastico das duas partes for um pouco mais macio e se forçar um pouco aquilo lá entra


uma opção tb é tentar arranjar uma companhia de recuperação de dados/discos, mas claro a um custo, ou tentar falar com a seagate a ver o que podem fazer (tb com custos)

depende mesmo do valor que dás aos dados
 
Bom, apenas reforço oque foi dito, se tiveres outro disco idêntico a esta que ardeu, trocas a placa controladora e experimenta, mas primeiro um backup completo do disco "doador" ;)

Com sorte, podes tentar recuperar os dados, já que pelos vistos queimaste o "driver" dos motores, mas do resto ficoi intacto... talvez o chip impediu de chegar volt's ao motor e arder este...
 
Agora já sabes:

Para a próxima, dois discos em RAID 1, ou então 3 discos em RAID 5.

Assim dormes mais descansado caso ocorra um problema com um dos discos, podes trocar ou ter a informação replicada no(s) outro(s).
 
Nota

Os discos não funcionam em vácuo.
Tem entradas de ar com filtros para fazerem circulação (e arrefecimento das bandejas),
além de equilibrarem as pressões internas com a externa.

O problema de se abrir um disco rígido é que particulas (Pó) podem depositarem-se nas bandejas e danificar (riscar) a superficie ou depositarem-se na cabeça de leitura.

http://computer.howstuffworks.com/hard-disk5.htm
 
TerraMex disse:
Os discos não funcionam em vácuo.
Tem entradas de ar com filtros para fazerem circulação (e arrefecimento das bandejas),
além de equilibrarem as pressões internas com a externa.

O problema de se abrir um disco rígido é que particulas (Pó) podem depositarem-se nas bandejas e danificar (riscar) a superficie ou depositarem-se na cabeça de leitura.

http://computer.howstuffworks.com/hard-disk5.htm

Exacto, esse é um erro muito comum.

A verdade é que, sem ar, as cabeças de gravação-leitura não conseguiriam actuar a alta velocidade apenas mícrons acima da superfície dos discos.
É a rotação destes que activa a "almofada" de ar que as sustenta.

Quando não estão a ser usadas, estas ficam parqueadas fora do perímetro dos discos (conseguem experimentar esse efeito quando os discos giram, mas o acesso a este ou aquele ficheiro só se faz depois de se ouvir uns ruídos aleatórios, no final de um ruído mais longo e contínuo -cabeças a recolocar-se em posição-).
 
como já disseram, tenta trocar a placa (se os discos forem rigorosamente iguais). Mto provavelmente n vais avariar a placa "boa", o máximo que pode acontecer é o circuito interno do disco avariado tb estar afectado e nao conseguires recuperar nada, mas nunca se sabe até experimentares. Em relação ao disco "bom", tirares a placa e depois voltares a pô-la não vai fazer perder informação do mesmo.

O serviço de recuperação de dados é extremamente caro (para empresas no minimo será por volta dos €1000) , e duvido que alguma empresa nacional o faça (o máximo que poderá fazer é enviar para o estrangeiro), portanto, penso eu que essa solução não será mto viável para ti (como particular). Digo isto, pk já enviámos varios discos de empresas para recuperação, e o preço nunca foi menos do o ke já disse.
 
como já disseram, tenta trocar a placa (se os discos forem rigorosamente iguais). Mto provavelmente n vais avariar a placa "boa", o máximo que pode acontecer é o circuito interno do disco avariado tb estar afectado e nao conseguires recuperar nada, mas nunca se sabe até experimentares. Em relação ao disco "bom", tirares a placa e depois voltares a pô-la não vai fazer perder informação do mesmo.

Toda a electrónica propriamente dita está na placa.
Internamente tens o braço que é electromecânico (e não tem electrónica) e o motor das bandejas. Logo se é algum circuito queimado, é na placa.
Mas nada te garante que o problema seja da electrónica (e ai sim, podes torrar outra placa).
 
TerraMex disse:
Toda a electrónica propriamente dita está na placa.
Internamente tens o braço que é electromecânico (e não tem electrónica) e o motor das bandejas. Logo se é algum circuito queimado, é na placa.
Mas nada te garante que o problema seja da electrónica (e ai sim, podes torrar outra placa).

O problema da placa foi eu teu ligado o molex da extenção do disco no sentido contrario (por inacreditavel k pareça), logo foi curto circuito. Assim n haveria o risco de queimar a placa colocando o molex correctamente desta vez:007: , mas a questão é se o motor tb ficou danificado ou não, os pratos certamente estaram impecáveis.
E outra questão é, como é a ligação entre o PCB e o disco? Será soldado? Quando encontrar a chave para desmontar akilo irei ver.

Cumps ;)

P.S. : Seria fixe solucionar-mos a questão, é que na net não tenho encontrado info sobre casos identicos. Vou ver se envio um email para a Seagate a ver se me dão alguma dica.
 
Ja me aconteceu parecido, mas com uma descarga de uma fonte de alimentaçao. Tinha dados extremamente importantes. Felizmente tinha um igual noutra maquina. Foi tao simples como trocar a placa boa no disco queimando. Ficou a trabalhar como novo. Recuperei tudo.
 
Gandalf disse:
Ja me aconteceu parecido, mas com uma descarga de uma fonte de alimentaçao. Tinha dados extremamente importantes. Felizmente tinha um igual noutra maquina. Foi tao simples como trocar a placa boa no disco queimando. Ficou a trabalhar como novo. Recuperei tudo.

A serio?????? Excelente.... tenho mesmo de experimentar. ver s m emprestam uma drive ppara fazer back up á boa e ponho isso a funciminar....

Fixe, pelo menos esperança já m deste. Cumps.

P.S. - Já enviei o mail à seagate.
 
Última edição:
Faz backup, troca o PCB e voilá em 90% dos casos funga... se não fungar é porque o curto foi maior que o esperado... já lá vão prai 3 discos com taxa de 100% de sucesso.
 
Morpheus disse:
Faz backup, troca o PCB e voilá em 90% dos casos funga... se não fungar é porque o curto foi maior que o esperado... já lá vão prai 3 discos com taxa de 100% de sucesso.

Acabei de experimentar trocar o PCB e nepes... o motor está morto... n arranca.
Pois pelo xeiro k cá ficou e como o chip ficou torrado deve mm ter sido grande... e alastrado-se ao motor. Assim sendo só mm experimentando um chassis completo e meter lá dentro os pratos. Tenho de ver se compro um disco igual em segunda mão e inventar uma "sala limpa", ninguem tem um pa vender por ai?
E assim tentar a "insane theory".
 
Stylus disse:
Acabei de experimentar trocar o PCB e nepes... o motor está morto... n arranca.
Pois pelo xeiro k cá ficou e como o chip ficou torrado deve mm ter sido grande... e alastrado-se ao motor. Assim sendo só mm experimentando um chassis completo e meter lá dentro os pratos. Tenho de ver se compro um disco igual em segunda mão e inventar uma "sala limpa", ninguem tem um pa vender por ai?
E assim tentar a "insane theory".


Se tens mesmo a certeza de que a controladora está boa, e que mesmo assim não funciona, podes sempre trocar uma mini controladora questá dentro (controla o movimento das agulhas).

Convem fazeres isso numa estufa ou num ambiente sem pó, pois como já aqui disseram, se entrarem particulas... bye bye disco de vez...
 
Back
Topo