Disco rígido com problemas...será?

Jonybat

Folding Member
Boas

Desde há uns dias para cá, ouvi umas 3/4 vezes o disco a fazer um barulho como se tivesse desligado e voltado a ligar instantaneamente...na altura não liguei (tenho tido umas quantas experiências com as "máquinas"...que me levam a não ligar a coisas do tipo)
...mas hoje, estava constantemente a ouvir um barulho de CHUVA...não liguei tá claro (até porque choveu de tarde)...mas aconteceu que me levantei (depois de tanto tempo agarrado...MSN e Techzone :D)...fui à janela e adivinhem...não estava a chover...e eu tinha ouvido o barulho à pouco tempo. Baixei-me para perto da máquina (a única coisa "à minha beira" que poderia ser a fonte do barulho) e constatei...não sei se para bem ou para mal (porque ainda não consegui parar de rir :D:D:D) que CHOVE dentro do PC :lol::lol:


O barulho é tal e qual como uma pinga a cair, aí +/- de 20 em 20s (não é certo). Suponho então que seja do dito disco rígido, pois é a única parte móvel dentro do PC (tirando a ventoinha da fonte e do cooler). O certo é que corri o Error Scan do HD Tune, e vi também o estado do SMART e está tudo OK. O disco é um Hitachi DeskStar 7K80 ATA133 2MB.

Agradeço então a que conheça da situação, ou a quem tenha acontecido o mesmo (Gostava de ver...:lol::lol::lol:) que me diga o que se poderá passar aqui, pois acho que dois fenómenos estranhos já é caso para me preocupar.

PS: O PC não é meu...mas tem coisas minhas no disco :lol:
 
Estava para dizer as temps, mas acabei por me esquecer

Estão normais...por volta dos 32º

Não preciso que seja o disco...apenas suponho, pois a caixa está metida num buraco da secretária...e eu ouço o barulho como se estivesse a "pingar" mesmo aqui ao meu lado....mas vou verificar se vem da fonte
 
fonTe

- Vê a temperatura do disco;

- Se não for do disco é da fonte.


Por falar em fonte desculpem o off-topic eu quando desliguei o meu pc à uns dias atrás ele voltou-se a ligar como se nada fosse (ate pensei que fosse um fantasma), mas isto repete se diariamente e quando desligo ele as vezes tem ideia de se ligar sera da fonte que ja tem 2 anos e 8 meses?

Cumps :007:
 
Não era isso que queria dizer.

Se o barulho não é causado pelo próprio disco a avariar, então deve-se a alimentação deficiente/insuficiente.


Por falar em fonte desculpem o off-topic eu quando desliguei o meu pc à uns dias atrás ele voltou-se a ligar como se nada fosse (ate pensei que fosse um fantasma), mas isto repete se diariamente e quando desligo ele as vezes tem ideia de se ligar sera da fonte que ja tem 2 anos e 8 meses?

Pode ser. Mas isso depende da fonte.

Eu "conheço" um P4 que tem uma drive DVDRW e dois discos (120+160, salvo erro) com uma fonte de 250W...nem sei como liga, mas sempre funcionou bem, até já brinquei ao overclock naquilo :x . Isto com uns 4 anos. E a fonte nem é nada de especial. Até ao dia que...
 
Última edição:
Eu "conheço" um P4 que tem uma drive DVDRW e dois discos (120+160, salvo erro) com uma fonte de 250W...nem sei como liga, mas sempre funcionou bem, até já brinquei ao overclock naquilo :x . Isto com uns 4 anos. E a fonte nem é nada de especial. Até ao dia que...


A minha é de 350watts e nunca eu problemas até eu meter uma tomada de 6 entradas com interruptor (computador,monitor,impressora,candeeiro,router,colunas). (acho que nao foi isso)

Cumps:007:
 
A minha é de 350watts e nunca eu problemas até eu meter uma tomada de 6 entradas com interruptor (computador,monitor,impressora,candeeiro,router,colunas). (acho que nao foi isso)

Experimenta passar as costas das mãos (especialmente a "parte de cima" dos dedos, se considerares que estás a escrever) pelo metal da caixa ou na parte da fonte onde está a ventoinha.

Se tiveres uma sensação estranha, há aí algo que não está a funcionar bem.

Essa tomada tem terra?
 
Experimenta passar as costas das mãos (especialmente a "parte de cima" dos dedos, se considerares que estás a escrever) pelo metal da caixa ou na parte da fonte onde está a ventoinha.

Se tiveres uma sensação estranha, há aí algo que não está a funcionar bem.

Essa tomada tem terra?

Tem. a voltagem aki de casa ronda no maximo 237 Volts. quando dei conta que ele se ligou sozinho fui ver o que se passava la atras e o cheiro a queimado era tao intenso que tive de abrir a janela. Sera normal??
 
Para comprares uma fonte de jeito tens que gastar 40€!

Para comprares de 400W e de 25€ mais vale continuares com essa!


LC Power 550W Green Power ou NOX Urano 600W. Não tenhas medo dos Watt, que não é por "ter" mais que gasta mais.
 
Para comprares uma fonte de jeito tens que gastar 40€!

Para comprares de 400W e de 25€ mais vale continuares com essa!


LC Power 550W Green Power ou NOX Urano 600W. Não tenhas medo dos Watt, que não é por "ter" mais que gasta mais.


O problema nisto nao e o guito. O que eu quero é um dia por mais um disco e uma grafica melhorzita.
 
Para ver se é do disco ou não nada melhor que tirar-lhe a molex de energia e o cabo ide e ligar o computador.
Se o barulho ocorrer então não é do disco.
Pode ser alguma ventoinha a dar o berro ou com falta de lubrificação (hmmm :D)
Se essa board tiver ventoinha pequenita no ***** verifica o seu estado.
 
O problema nisto nao e o guito. O que eu quero é um dia por mais um disco e uma grafica melhorzita.

Então começa pela fonte. Não te esqueças que é o que alimenta todos os componentes.

Se ela falha ou é de má qualidade, lá se vai metade do PC com a fonte. Só por aqui podes ver que dar 40€ compensa :P

Quanto à pl. gráfica, tens sorte de já ter PCI-E ;)
 
Então começa pela fonte. Não te esqueças que é o que alimenta todos os componentes.

Se ela falha ou é de má qualidade, lá se vai metade do PC com a fonte. Só por aqui podes ver que dar 40€ compensa :P

Quanto à pl. gráfica, tens sorte de já ter PCI-E ;)


Eu ia comprar uma de 400 watts a 40 euros na vobis ou na worten mas por este preco deve-se arranjar melhor por ai...

<cumps
 
bom...já vi que vai para aqui uma grande discussão
...Guilherme...vê se da próxima vez crias um tópico para a tua questão

Já agora... LC Power 550W Silent Giant Green disponível em 29 lojas com o melhor preço de: 41.4 euros
Isso sim...é o melhor que podes arranjar com 40€

Bom...Continuando o meu último post...fui verificar de onde vinha o barulho
arredei a secretária e tal...e fiquei ali...à espera, à espera...e até agora nada...(estranho...nem toquei no PC)

Já não sei o que diga...já ouvi muitos barulhos estranhos vindo de dentro de um PC...mas este...
Vamos ver se foi só um falso alarme

Cumps ;)
 
bom...já vi que vai para aqui uma grande discussão
...Guilherme...vê se da próxima vez crias um tópico para a tua questão

Já agora... LC Power 550W Silent Giant Green disponível em 29 lojas com o melhor preço de: 41.4 euros
Isso sim...é o melhor que podes arranjar com 40€

Bom...Continuando o meu último post...fui verificar de onde vinha o barulho
arredei a secretária e tal...e fiquei ali...à espera, à espera...e até agora nada...(estranho...nem toquei no PC)

Já não sei o que diga...já ouvi muitos barulhos estranhos vindo de dentro de um PC...mas este...
Vamos ver se foi só um falso alarme

Cumps ;)

Desculpa estar a usar o teu topico para os meus posts. Falando do teu assunto ja foste ao medicO??
 
:lol::lol::lol:
Não estou a imaginar coisas não...o que eu ouvi era bem real...tão real, que como já disse, eu nem liguei.
Estava mesmo para gravar o som...mas pode ser que ele volte (eu disse isto?)...e aí eu gravo xD

Cumps ;)
 
:lol::lol::lol:
Não estou a imaginar coisas não...o que eu ouvi era bem real...tão real, que como já disse, eu nem liguei.
Estava mesmo para gravar o som...mas pode ser que ele volte (eu disse isto?)...e aí eu gravo xD

Cumps ;)


Se o disco que falas for o que esta no my system compras um baratucho e melhor agora pode nao ser do disco...
(quanto mede a fan da caixa que me deste o link?)

Cumps
 
Back
Topo