1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco rígido com problemas...será?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jonybat, 6 de Janeiro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 1060)

1. Jonybat

Jonybat Folding Member

Boas

Desde há uns dias para cá, ouvi umas 3/4 vezes o disco a fazer um barulho como se tivesse desligado e voltado a ligar instantaneamente...na altura não liguei (tenho tido umas quantas experiências com as "máquinas"...que me levam a não ligar a coisas do tipo)
    ...mas hoje, estava constantemente a ouvir um barulho de CHUVA...não liguei tá claro (até porque choveu de tarde)...mas aconteceu que me levantei (depois de tanto tempo agarrado...MSN e Techzone :D)...fui à janela e adivinhem...não estava a chover...e eu tinha ouvido o barulho à pouco tempo. Baixei-me para perto da máquina (a única coisa "à minha beira" que poderia ser a fonte do barulho) e constatei...não sei se para bem ou para mal (porque ainda não consegui parar de rir :D:D:D) que CHOVE dentro do PC :lol::lol:

O barulho é tal e qual como uma pinga a cair, aí +/- de 20 em 20s (não é certo). Suponho então que seja do dito disco rígido, pois é a única parte móvel dentro do PC (tirando a ventoinha da fonte e do cooler). O certo é que corri o Error Scan do HD Tune, e vi também o estado do SMART e está tudo OK. O disco é um Hitachi DeskStar 7K80 ATA133 2MB.

Agradeço então a que conheça da situação, ou a quem tenha acontecido o mesmo (Gostava de ver...:lol::lol::lol:) que me diga o que se poderá passar aqui, pois acho que dois fenómenos estranhos já é caso para me preocupar.

PS: O PC não é meu...mas tem coisas minhas no disco :lol:

2. WindWalker

WindWalker Power Member

- Vê a temperatura do disco;

- Se não for do disco é da fonte.

3. Jonybat

Jonybat Folding Member

Estava para dizer as temps, mas acabei por me esquecer

Estão normais...por volta dos 32º

Não preciso que seja o disco...apenas suponho, pois a caixa está metida num buraco da secretária...e eu ouço o barulho como se estivesse a "pingar" mesmo aqui ao meu lado....mas vou verificar se vem da fonte

4. guipatinador

guipatinador I fold therefore I AM

fonTe

Por falar em fonte desculpem o off-topic eu quando desliguei o meu pc à uns dias atrás ele voltou-se a ligar como se nada fosse (ate pensei que fosse um fantasma), mas isto repete se diariamente e quando desligo ele as vezes tem ideia de se ligar sera da fonte que ja tem 2 anos e 8 meses?

Cumps :007:

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Não era isso que queria dizer.

Se o barulho não é causado pelo próprio disco a avariar, então deve-se a alimentação deficiente/insuficiente.

Pode ser. Mas isso depende da fonte.

Eu "conheço" um P4 que tem uma drive DVDRW e dois discos (120+160, salvo erro) com uma fonte de 250W...nem sei como liga, mas sempre funcionou bem, até já brinquei ao overclock naquilo :x . Isto com uns 4 anos. E a fonte nem é nada de especial. Até ao dia que...

Última edição: 6 de Janeiro de 2008
  6. jack_19

jack_19 Power Member

mete estranho nisso:x2: talvez um guarda-chuva resolva a questao:lol:

Cumps

7. guipatinador

A minha é de 350watts e nunca eu problemas até eu meter uma tomada de 6 entradas com interruptor (computador,monitor,impressora,candeeiro,router,colunas). (acho que nao foi isso)

Cumps:007:

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Experimenta passar as costas das mãos (especialmente a "parte de cima" dos dedos, se considerares que estás a escrever) pelo metal da caixa ou na parte da fonte onde está a ventoinha.

Se tiveres uma sensação estranha, há aí algo que não está a funcionar bem.

Essa tomada tem terra?

9. guipatinador

Tem. a voltagem aki de casa ronda no maximo 237 Volts. quando dei conta que ele se ligou sozinho fui ver o que se passava la atras e o cheiro a queimado era tao intenso que tive de abrir a janela. Sera normal??

10. WindWalker

WindWalker Power Member

:eek:

Cheirou a queimado e ainda usas a fonte?

Não pode :eek:

11. guipatinador

a serio parecia fusiveis queimados e eu sou um bocado noob na materia. mas depois nunca mais cheirou mal. agora acho que vou comprar uma de 400 watts...

Cumps....

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Para comprares uma fonte de jeito tens que gastar 40€!

Para comprares de 400W e de 25€ mais vale continuares com essa!

LC Power 550W Green Power ou NOX Urano 600W. Não tenhas medo dos Watt, que não é por "ter" mais que gasta mais.

13. guipatinador

O problema nisto nao e o guito. O que eu quero é um dia por mais um disco e uma grafica melhorzita.

14. Pretender

Pretender Power Member

Para ver se é do disco ou não nada melhor que tirar-lhe a molex de energia e o cabo ide e ligar o computador.
    Se o barulho ocorrer então não é do disco.
    Pode ser alguma ventoinha a dar o berro ou com falta de lubrificação (hmmm :D)
    Se essa board tiver ventoinha pequenita no ***** verifica o seu estado.

15. WindWalker

WindWalker Power Member

Então começa pela fonte. Não te esqueças que é o que alimenta todos os componentes.

Se ela falha ou é de má qualidade, lá se vai metade do PC com a fonte. Só por aqui podes ver que dar 40€ compensa :P

Quanto à pl. gráfica, tens sorte de já ter PCI-E ;)

16. guipatinador

Eu ia comprar uma de 400 watts a 40 euros na vobis ou na ***** mas por este preco deve-se arranjar melhor por ai...

<cumps

17. Jonybat

Jonybat Folding Member

bom...já vi que vai para aqui uma grande discussão
    ...Guilherme...vê se da próxima vez crias um tópico para a tua questão

Já agora... LC Power 550W Silent Giant Green disponível em 29 lojas com o melhor preço de: 41.4 euros
    Isso sim...é o melhor que podes arranjar com 40€

Bom...Continuando o meu último post...fui verificar de onde vinha o barulho
    arredei a secretária e tal...e fiquei ali...à espera, à espera...e até agora nada...(estranho...nem toquei no PC)

Já não sei o que diga...já ouvi muitos barulhos estranhos vindo de dentro de um PC...mas este...
    Vamos ver se foi só um falso alarme

Cumps ;)

18. guipatinador

Desculpa estar a usar o teu topico para os meus posts. Falando do teu assunto ja foste ao medicO??

19. Jonybat

Jonybat Folding Member

:lol::lol::lol:
    Não estou a imaginar coisas não...o que eu ouvi era bem real...tão real, que como já disse, eu nem liguei.
    Estava mesmo para gravar o som...mas pode ser que ele volte (eu disse isto?)...e aí eu gravo xD

Cumps ;)

20. guipatinador

Se o disco que falas for o que esta no my system compras um baratucho e melhor agora pode nao ser do disco...
    (quanto mede a fan da caixa que me deste o link?)

Cumps

Partilhar esta Página