Disco Rígido Corrumpido??UPDATED! MFT danificado! Como recuperar?

Bzaina

1st Folding then Sex
Boas!!
Estava eu a navegar na net e no msn (e sim..era mesmo o que tava a fazer!) e o pc começa aos soluços..até que blokeou. Reiniciei na boa. Passado 10min, só tinha o msn, wmp e ie abertos (até tava no hi5, admito!) acontece o mesmo. Reinicio e o gajo nao faz o boot. Diz-me que falta nao sei o que e para eu carregar em CTRL ALT DEL para reiniciar. Ora, como pensei que podesse ser só o sector de arranque danificado, tentei ir a consola de recuperação do windows (a partir do disco). Escrevi fixboot e o gajo disse-me que nao era possivel escrever o novo sector de arranque. Fiquei logo com o coração nas mãos. Mas o pior veio a seguir! Pensei que o disco tivesse erros... escrevo chkdsk e nada. Diz que tá corrumpido e que nao é possivel recuperar nao sei o que. Tento chkdsk /r e diz-me o mesmo!

Ora, como tenho aqui um disco de um amigo meu, instalei o windows lá e tentei aceder ao meu disco a partir dessa nova instalação do windows para tentar resgatar os meus dados. Mas o gajo nao deixa. Diz que o disco está ilegível. :( E quando vou as propriedades do disco, ele diz-me que está em formato RAW. E agora? Como é que eu posso recuperar os meus dados? Só preciso de lhe aceder uma vez mas PRECISO MESMO:(


Cumprimentos.
Agradeço as respostas desde já.
 
Última edição:
Boas!!
Estava eu a navegar na net e no msn (e sim..era mesmo o que tava a fazer!) e o pc começa aos soluços..até que blokeou. Reiniciei na boa. Passado 10min, só tinha o msn, wmp e ie abertos (até tava no hi5, admito!) acontece o mesmo. Reinicio e o gajo nao faz o boot. Diz-me que falta nao sei o que e para eu carregar em CTRL ALT DEL para reiniciar. Ora, como pensei que podesse ser só o sector de arranque danificado, tentei ir a consola de recuperação do windows (a partir do disco). Escrevi fixboot e o gajo disse-me que nao era possivel escrever o novo sector de arranque. Fiquei logo com o coração nas mãos. Mas o pior veio a seguir! Pensei que o disco tivesse erros... escrevo chkdsk e nada. Diz que tá corrumpido e que nao é possivel recuperar nao sei o que. Tento chkdsk /r e diz-me o mesmo!

Ora, como tenho aqui um disco de um amigo meu, instalei o windows lá e tentei aceder ao meu disco a partir dessa nova instalação do windows para tentar resgatar os meus dados. Mas o gajo nao deixa. Diz que o disco está ilegível. :( E quando vou as propriedades do disco, ele diz-me que está em formato RAW. E agora? Como é que eu posso recuperar os meus dados? Só preciso de lhe aceder uma vez mas PRECISO MESMO:(


Cumprimentos.
Agradeço as respostas desde já.

Boas,

Tenta com um prog chamado active@undelete.
Não deverias ter feito nada a partir do momento em que te apercebeste dos problemas no disco. Quanto mais utilizações deres a um disco danificado, após notares o problema, menores são as hipóteses de recuperares tudo.
Também podes recorrer a uma daquelas empresas para recuperar dados. Mas isso vai custar-te os "olhos da cara".

Cumps,
 
Boas,

Tenta com um prog chamado active@undelete.
Não deverias ter feito nada a partir do momento em que te apercebeste dos problemas no disco. Quanto mais utilizações deres a um disco danificado, após notares o problema, menores são as hipóteses de recuperares tudo.
Também podes recorrer a uma daquelas empresas para recuperar dados. Mas isso vai custar-te os "olhos da cara".

Cumps,

Boas.
Em relação aos problemas no disco, eu não tinha certeza de nada até porque o disco passa no SMART status. E foram apenas dois bloqueios no windows Penso que toda a gente já se viu com um bloqueio do windows entre mãos. Não estranhei. =\
EDIT- (..) o que me leva a querer que o problema do disco seja apenas "software" e não um problema físico. Estarei errado?


O programa, vou agora exprimentar. E espero muito sinceramente ter sucesso senão eu não sei o que faço à minha vida.
Abraço


EDIT2 - Podes-me dar algumas indicações de como usar o programa? Eu faço o scan mas depois não sei o que fazer.. Obrigado e desculpa o incomodo
 
Última edição:
Sim, pode-se dizer que é um problema de software.

o que te aconteceu foi perder a MBR, Master Boot Record.

Pode ser recuperável a ponto de trabalhar, como podes perder dados, só o final dirá.

aqui tem como recuperar a MBR :
http://www.ntfs.com/partition-recovery-concepts.htm

existe um programa chamado mbrfix ou algo assim que esta no windows, lê o texto e vê o melhor.
 
Sim, pode-se dizer que é um problema de software.

o que te aconteceu foi perder a MBR, Master Boot Record.

Pode ser recuperável a ponto de trabalhar, como podes perder dados, só o final dirá.

aqui tem como recuperar a MBR :
http://www.ntfs.com/partition-recovery-concepts.htm

existe um programa chamado mbrfix ou algo assim que esta no windows, lê o texto e vê o melhor.

Boas!
Faço o scan com esse programa aí recomendado o Active Partition Recover e quando escolho "Recover", ele diz-me "Unable to recover the partition because ir overlaps with other partition(s)! Please define and delete the invalid partitions on the disk first"

Mas o disco em questão não tem nenhuma partição (ou seja, é só um disco tanto fisico como "por software" (se é que me faço entender lol))

O que é que tenho de fazer agora??
Abraço e aguardo uma resposta.
 
Ah..esqueci-me de dizer (só reparei agora!) que quando faço o scan, o gajo divide-me o disco no espaço utilizado e depois em "5 partições" que devem ser o espaço livre. Na "partição" que tem o espaço utilizado, consigo ver os meus ficheiros tal como se fosse o explorador normal do windows...só nao consigo é copiar nada daquilo que quero nem abrir =|.

Any help please?
 
Boas. Ando mesmo desnorteado. Vamos lá ver se, com imagens, o pessoal me consegue aqui ajudar.



Esta é a imagem que me aparece quando faço o superscan ao disco. Aparecem-me 6 partições (começando no 0#). A 0#, se a abro, consigo ver todo o conteudo do disco (ver que ele lá está! mas nao consigo fazer nada. Nem copiar nem colar nem abrir..nada..). As outras, quando as tento abrir, só me aparecem pastas com nomes "estranhos" tipo T$++*+ e coisas assim.

Quando selecciono a primeira partição (a 0#, aonde está todo o conteúdo do disco, segundo vejo) e carrego no recover, aparece-me o tal erro descrito no post anterior.. Agora..como poderei eu resolver isto?

Se eu apagar as outras "partições" não ficarei sem conteúdo do disco? É que o disco não tinha partição nenhuma! Nunca criei partição neste disco.

Agradecia umas luzes se possível pois acho que já deve ter havido alguém com um problema semelhante e que tenha utilizado este programa (Active@ Partition Recover)

Abraço

P.S.- Qualquer pedido de prints, avisem que eu posto. Preciso mesmo de resolver este problema urgentemente.
 
Acabei de descubrir que tenho o mft danificado. Como é que posso reparar isso e o que é que raio é o mft que tanto cabo da cabeça me tem dado?

Abraço e desculpem a insistencia
 
Master File Table. Basicamente tudo o que o NTFS sabe sobre o que está no HD. Se está corrompido não augura nada de bom. Vai desde um pequeno problema que passa com o chkdsk a uma c****a total.
 
Exacto.
E o problema vai bem além do chkdsk. Tanto que quando o tento fazer, ele não me deixa.
Segundo um programa que arranjei através de umas pesquisas, o mirror do mft também está danificado.

Agora apenas quero passar os ficheiros que estão no meu disco para outro disco (tenho aqui outro disco com o windows instalado para mexer no disco danificado). Depois de o material estar salvaguardado, posso formatar à vontade sem me preocupar com nada (até acho que o vou formatar em modo rápido, completo, sem pleto, tudo..de todas as maneiras e feitios)
 

Obrigado mas já tinha tentado com esse programa. Esse programa vai buscar o mirror do mft e tentar corrigir o "original". O problema é que o meu mirror também está danificado :lol:

Acho que a situação não podia ser pior. E o pior é que eu não faço a minima porque é que isto aconteceu. O pc tinha sido formatado 3 dias antes disto acontecer. Nem tinha nada instalado. Apenas msn e todos os updates do windows.. esta gaita bloqueia-me assim e danifica tudo?? :(

Que grande treta.

Qualquer sugestão, apitem. Volto a dizer que não preciso necessáriamente de corrigir o problema. Apenas preciso de aceder à unidade para lhe "sacar" os alguns dados mais importantes. Depois posso formatar à vontade.

Abraço e obrigado pela disponibilidade
 
GetDataBAck, OnTrack Easy Recovery Pro. e mais uma pilha deles... Nada free infelizmente... Mas se os dados ainda lá estiverem eles tiram-nos para fora (assumindo que o HD não berrou fisicamente...)

Quanto a corrupção, bom, podes ter um prob semelhante ao meu, em que o cabo SATA "escorregava" e era spinup/spindown. Nunca deu grandes probs até ao dia em que .... corrompeu a MFT :( No meu caso tive sorte, o chkdsk endireitou aquilo o suficiente para copiar o conteudo e seguir em frente... O HD está na prateleira até hoje.
 
aconteceu-me exactamente o mesmo.... foi custoso encontrar o programa certo mas encontrei e recuperou tudo em 5 segundos, apenas identificou cada partição e contruiu de novo a mft, já não sei é o nome dele. Vou tentar procurar e assim que encontrar digo logo
 
aconteceu-me exactamente o mesmo.... foi custoso encontrar o programa certo mas encontrei e recuperou tudo em 5 segundos, apenas identificou cada partição e contruiu de novo a mft, já não sei é o nome dele. Vou tentar procurar e assim que encontrar digo logo

Ok. Tenta ver isso então e depois diz-me alguma coisa. (embora tenha pouca esperança uma vez que o mirror do mft também está danificado e duvido que seja uma coisa que se possa "reconstruir" assim de raiz...)

Eu já exprimentei à vontade uns 5 ou 6 programas. Procura então esse nome desse programa e depois diz algo aqui se faz favor.

Abraço
 
fogo, sei o sofrimento que é ver tudo a desaparecer de um momento para o outro... O que me corrompeu tudo foi a usar a ferramenta do windows "gestão de computadores" a manusear umas partições (onde existia uma de linux)..
Na ultima vez que consegui entrar no windows (já crítico em 800x600) o meu disco de 250GB passou a ter 2TB :lol:
disco_2TB.jpg


here it is!! E não digas que vens daqui ^^ ==> click

Se bem me lembro nem é preciso fazer nada. Assim que entras no prog ele só te diz que tens a/as partições lixadas e pergunta se queres corrigir... Depois dá feedback. Boa sorte!
 
Boas! Infelizmente esse programa nao conseguiu reparar nada. Mas agradeço o teu esforço. Muito obrigado a todos os que ajudaram.

Acabei por resolver o meu problema utilizando o GetDataBack sugerido pelo ShadeX e passei o material todo para outro disco (embora pense que na pasta "os meus documentos" falhe qualquer coisa...) e já formatei o meu. No fim de semana a ver se organizo tudo.

Um grande abraço e um muito obrigado pelo esforço :)
 
Boas! Infelizmente esse programa nao conseguiu reparar nada. Mas agradeço o teu esforço. Muito obrigado a todos os que ajudaram.

Acabei por resolver o meu problema utilizando o GetDataBack sugerido pelo ShadeX e passei o material todo para outro disco (embora pense que na pasta "os meus documentos" falhe qualquer coisa...) e já formatei o meu. No fim de semana a ver se organizo tudo.

Um grande abraço e um muito obrigado pelo esforço :)

Muito estranho... Certamente não era o mesmo problema então. mas desde que tenha sido resolvido com sucesso, melhor assim.
Cumps
 
Deu para sacar a maior parte da tralha penso eu do disco "avariado" para o novo por isso já fico contente.

Agora outra coisa... no disco corrumpido, quando foi para formatar e instalar o windows, escolhi formatação completa pois o "completa" inspirou-me mais confiança... fiz mal? Ou é indiferente? Qual é a diferença para a formatação rápida? (isto para ntfs)

Abraço
 
Back
Topo