Disco rigido externo avariado: É possíver arranjar/recuperar?

Colemauro

Power Member
Boas,

Não percebo patavina disto, pelo que perdoem se meu palavreado técnico é sofrivel
Tenho um disco rigido externo SATA 1TB, que esteve parado uns 2 anos. Ao tentar aceder ao mesmo não consegui. O PC não o deteta pura e simplesmente.
Tentei 1001 coisas, e numa das vezes já nem sei bem onde (Gestor Dispositivos talvez), numa dessas tentativas, consegui ver que foi identificado marca/modelo do disco, mas no Meu Computador continuava a não aparecer nada. Depois tentei outras coisas como Software especifico e nada, pura e simplemente o PC não o deteta. Tentei em vários PCs, fui a um conhecido um pouco mais entendido que eu e nada.

Ora bem, ouve-se o disco a cantar, mas tem la uma luzinha qualquer que fica sempre vermelha, pelo que li algures é suposto essa luz estar azul.

Quero a todo o custo recuperar parte do que lá está, e ao que sei mandar para aqueles laboratórios que recuperam tudo está fora de hipótese, de tão caro que é. Lembrei-me foi de por ventura, o quer que o disco tenha de errado talvez possa ser arranjado, ou os discos em si (se calhar vou dizer asneira da grossa, mas não levem a mal) serem colocados noutro disco externo, enfim qualquer coisa que me permite recuperar o que tem lá, sem ser à custa de muitos €€€s.

Alguém pode ajudar?
 
Boas

Provavelmente quando foi "detectado" terá sido o controlador USB e não o disco em si.
É dificil sem ter o disco fazer um diagnostico, pois como diz o @Colemauro , não percebe patavina ehehhehe

Mas quando dizes que se houve a cantar, é exactamente o quê? Click-Click-Click?? Oo começa a rodar e pára?
 
O som aparenta ser normal, não me parece que faça barulhos estranhos.

Não percebo nada mas apreende-se. Se houver algo que possa fazer que ajude digam, posso gravar um vídeo.

Cmpts
 
A questão é que por vezes, quanto mais se insiste, mais dano podemos estar a causar ao disco.
Se os dados são mesmo importantes, não aconselho mesmo nada estar a continuar a trabalhar nele.
Assim é que uma recuperação de 100€ por exemplo se transforma em 500€ (ou mais) ou mesmo irrecuperavel.
 
Se tens dados importantes que não podes perder confiares num único disco para backup é arriscado.....
E sobretudo sem ao menos estares atento ao SMART do disco então se o disco com o tempo for acusando problemas no SMART pode ser tarde demais para se transferir os dados antes dele avariar como foi o teu caso.

Eu tenho os meus dados importantes em backup em mais que dois dispositivos diferentes por exemplo.
 
Tens toda a razão no que dizes. Tinha o dico parado há muito tempo, e pronto facilitei.
Espero não pagar a fava.
Eu já tive um WD externo de 1 TB de 3.5 polegadas que nada tinha lá de importante e que ficou muito tempo parado por ai, perdi até o transformador que o ligava á corrente e resolvi tirar o disco da caixa e ligar internamente o disco no pc, era sata 3.

Nunca mais deu sinais de vida.
Acabou no lixo.

Acho portanto que não é nada bom ter-se discos muito tempo sem funcionarem.

Por iisto faço mais backups em pen drives, já tenho pens com mais de 10 anos em cima e que ainda funcionam bem, é como te digo: dados importantes sempre em mais do que 2 dispositivos.

Se a loja te dizer que não pode resolver o problema podes sempre perguntar se podem mandar o disco para a marca para recuperares os dados mas isto vai-te sair caro.
 
Back
Topo