1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Disco rígido \ formatação

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mr3, 3 de Junho de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 677)

1. Mr3

Mr3 Power Member

Desculpem a pergunta ser estúpida, mas deêm desconto ao ignorante :) .
    Tipo eu não formato o meu pc desde Setembro do ano passado, tenho 1 disco sata de 150 gb's e outro IDE 7500rpm 40gb's. Isto não dá erros criticos nem nada, nem tem vírus.
    Mas a minha questão é a seguinte:

Pode prejudicar os discos não sendo formatado à 9 meses?

2. ec99031

ec99031 Power Member

Prejudicar não prejudica...
    Quer dizer, se tiveres os discos "atulhados" o que estará a prejudicar será a quantidade de informação...
    Por exemplo, se tiveres um dico só para gravar alguns documentos, em principio ele não precisa de ser formatado, apenas umas desfragmentações...
    Num disco com o windows, convem formatar, quando queres fazer um clean install... Tirando isso, não é necessário formatar.... Pelo contrário, é benefico pois é menos esse "esforço" de escrita que o disco faz.. :)

3. esteves

esteves Power Member

formatar ou desfragmentar
    formatar e apagar tudo do teu disco... so se quiseres instalar de novo o tu sistema operativo...

quanto a desfragmentar (que e isso que eu penso que referes) deves pelo seguinte motivo
    quando gravas algum documento ele procura um sitio ande tenha espaço, onde caiba, em relaçao aos outros documentos... ao desfragmentar ele arruma os no disco para que haja mais espaço e um acesso mais rapido....
    :kfold:

4. Mr3

Mr3 Power Member

não é mesmo formatar que estou a falar.. obg pelas respostas ^^

5. paraai5

paraai5 Power Member

Formatar

Boas,

Se n tem erros nem virus, escusas d formatar....

Mas é sp aconselhavel, fazeres backup ao teu disco , e então sim fazeres 1 formatação.

Dependendo da utilização e da kuantidade de informação armazenada , é sp aconselhavel fazer 1 formatação pelo menos 1 vez por ano, na minha opnião.

Abraço

Partilhar esta Página