disco rigido interno - compatibilidade

dexterzinho

Power Member
Comecei a ficar sem espaço no disco rigido do meu computador e decidi ir ver se tinha para aí algum computador velho com disco rigido. Encontrei um que tem um disco de 20 gb e que já me ajudava a ganhar algum espaço. O disco rigido é um Seagate Model ST320410A.
A questão agora é que não faço a minima como instalar isto no meu computador actual nem sei se será compativel pois ja deve ser antigo. Andei a pesquisar e segundo o que percebi o antigo que tenho é IDE e o novo é SATA. É possivel ter os dois discos no mesmo computador? E...caso seja possivel...é facil fazer esse esquema?
Obrigado
 
Comecei a ficar sem espaço no disco rigido do meu computador e decidi ir ver se tinha para aí algum computador velho com disco rigido. Encontrei um que tem um disco de 20 gb e que já me ajudava a ganhar algum espaço. O disco rigido é um Seagate Model ST320410A.
A questão agora é que não faço a minima como instalar isto no meu computador actual nem sei se será compativel pois ja deve ser antigo. Andei a pesquisar e segundo o que percebi o antigo que tenho é IDE e o novo é SATA. É possivel ter os dois discos no mesmo computador? E...caso seja possivel...é facil fazer esse esquema?
Obrigado

sim e fácil so tens de o ligar com um cabo ide a motheboard

cabo ide

cable-ide.jpg


caso tenhas mais alguma drive ligada por este cabo e que tens de fazer mais umas "cenas" se não tiveres e só mesmo ligar e usar
 
Ora bem...aberto o computador fui então ver como é que aquilo era.. Encontrei o seguinte: uma motherboard que dá para colocar doistipos de cabo IDE, um mais pequeno que liga da motherboard à drive das disquetes e outro cabo IDE como o que mostraste na imagem e que liga da motherboard ao cdrw e dvdrw pois este cabo tem 2 saidas. Conclusão...não tenho espaço para pôr o disco interno. Experimentei tirar o cabo IDE que vai da motherboard ao dvdrw e cdrwe ligar la o disco rigido (liguei tb ao disco rigido outro cabo que vinha da fonte de alimentação. O que se sucedeu foi que qdo o computador ligou estava tudo normal...qdo fui ao "meu computador" tinha la o disco interno novo e 2 unidades de 10gb cada uma que sao o disco interno antigo que coloquei.Dodvdrw e cdrw nem sinal claro.
Alguem tem alguma ideia para que consiga pôr isto tudo a rolar ao mesmo tempo?
Obrigado
 
Ora bem...aberto o computador fui então ver como é que aquilo era.. Encontrei o seguinte: uma motherboard que dá para colocar doistipos de cabo IDE, um mais pequeno que liga da motherboard à drive das disquetes e outro cabo IDE como o que mostraste na imagem e que liga da motherboard ao cdrw e dvdrw pois este cabo tem 2 saidas. Conclusão...não tenho espaço para pôr o disco interno. Experimentei tirar o cabo IDE que vai da motherboard ao dvdrw e cdrwe ligar la o disco rigido (liguei tb ao disco rigido outro cabo que vinha da fonte de alimentação. O que se sucedeu foi que qdo o computador ligou estava tudo normal...qdo fui ao "meu computador" tinha la o disco interno novo e 2 unidades de 10gb cada uma que sao o disco interno antigo que coloquei.Dodvdrw e cdrw nem sinal claro.
Alguem tem alguma ideia para que consiga pôr isto tudo a rolar ao mesmo tempo?
Obrigado
que board tens?
dependendo da idade da board, as mais antigas dava para ligar 4 dispositivos IDE.
as novas so dao para ligar 2
podes sempre comprar uma comtroladora IDE que liga por PCI
( ou compra outro disco SATA :D )

cumps.
 
lol...estou a ver que comprar um novo disco é o mais facil! lol
Como não fazia a minima qual era a minha board usei o cpu-z que me diz:

Manufacter: intel
model: D915PCY AAC64007-301
Chipset: Intel i915P/915G
Southbridge: Intel 82801FB (ICH6)

Espero que aqui para o meio tenho qual a minha board. lol

Pelo que disseste estou a ver que a minha é das novas e so dá para ligar 2.

Nada a fazer portanto...
 
lol...estou a ver que comprar um novo disco é o mais facil! lol
Como não fazia a minima qual era a minha board usei o cpu-z que me diz:

Manufacter: intel
model: D915PCY AAC64007-301
Chipset: Intel i915P/915G
Southbridge: Intel 82801FB (ICH6)

Espero que aqui para o meio tenho qual a minha board. lol

Pelo que disseste estou a ver que a minha é das novas e so dá para ligar 2.

Nada a fazer portanto...


ao preço que andam os disco hoje em dia nem vale a pena te chateares muito
 
Boas...
Também acho que podes optar por um disco novo.
Nos dias que correm arranjas um bom disco por um bom preço.
Cumps.:x2:
 
Back
Topo