Disco rígido pifou (?)

xgOd

Power Member
Boas,
Tentei instalar as drivers que vinham com a motherboard (A8N-E) mas antes criei um ponto de restauro do sistema. Após instalar as drivers foi-me pedido um reboot e ao iniciar o Windows o load demorava um bocado. Iniciado o windows é mostrado que foram detectados novos hardware (discos e drives), é-me pedido um segundo reboot e desta vez o load era quase instantâneo, porém não me aparecia as partições do disco (ATA) outra vez. Conclui que o problema era dos drivers.
Tentei restaurar o sistema mas dizia-me que não era possível fazer alterações às partições do disco ATA visto não ter sido ligado o restauro para aquele disco.
Ao ir ao gestor de discos o disco em questão aparecia como um todo (e não com duas partições) e dizia que o espaço não estava particionado.
Fui a casa de um amigo ver se o disco funcionava, ele ao ligar o disco encostou-o a outro disco rígido e deslocou um pin. Resultado, após endireitar o pin e ligar o disco outra vez parecia que queria rodar e não conseguia, isto sucessivamente.


Que se pode fazer num caso destes?
Li, porém, em fóruns que é possível recuperar os dados caso apenas o PCB do disco tenha sido estragado.
»
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=80180&highlight=disco
» http://www.deadharddrive.com


Mas neste caso não me parece que tenha fritado algo no disco, ele tenta rodar mas sem sucesso.
 
Se parece que o disco "não quer pegar" infelizmente não há muito a fazer... Experimenta dar-lhe uns abanões... :D

A não ser que estejas disposto a desembolsar uma pipa de massa, mas acho que mais vale a pena comprar um disco novo. :(
 
Última edição:
experimenta usar um programa chamado "getdata back" o problema é que o tens de comprar para poder recuperar os dados todos :\ mas ficas a saber se estão lá e se são recuperaveis ou não.

ps: em caso de desespero li na PC-guia que aconselhavam em ULTIMO CASO a colocar o HDD no congelador por um tempo e depois experimentar (NUNCA EXPERIMENTEI NEM SEI SE FUNCIONA, NEM RECOMENDO :P, isto fica à responsabilidade da PC guia :P )
 
zoidberg disse:
experimenta usar um programa chamado "getdata back" o problema é que o tens de comprar para poder recuperar os dados todos :\ mas ficas a saber se estão lá e se são recuperaveis ou não.

ps: em caso de desespero li na PC-guia que aconselhavam em ULTIMO CASO a colocar o HDD no congelador por um tempo e depois experimentar (NUNCA EXPERIMENTEI NEM SEI SE FUNCIONA, NEM RECOMENDO :P, isto fica à responsabilidade da PC guia :P )

O problema como já foi dito não é de software logo o getdata back n vai fazer lá nada... todavia o conselho da PCguia é mm para gente que n tem 2 dedos de testa para ver que isso danificava o disco...

A troca do PCB é possivel, tens é de arranjar um disco igual, modelo igual e a mesma revisão!
 
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]O HD não é sequer detectado pelo BIOS[/FONT][/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]

Existe um truque que costuma dar certo, e vale à pena tentar primeiro pois não traz riscos. Coloque o HD dentro de um plástico hermeticamente fechado e deixe no Freezer por 4 horas ou mais. Parece estranho, mas tem sua lógica, o frio altera a posição das marcas magnéticas nos discos (contração do material) e alguns componentes do HD funcionam melhor a baixas temperaturas. Reinstale rapidamente o HD, cruze os dedos. Existem uma possibilidade razoável dele voltar a funcionar durante alguns minutos, tempo suficiente para fazer uma cópia dos dados mais importantes e aposenta-lo definitivamente. Por incrível que pareça, isso também costuma funcionar com CDs riscados que não lêem mais.
[/FONT]
[/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Experimente também passar no site do fabricante e configurar o HD manualmente no Setup, dando o número de trilhas, setores e cilindros, como nos micros antigos, resolve em alguns casos raros. Experimente também dar boot usando um disquete com o boot manager do fabricante, muitas vezes ele é capaz de acessar o drive, mesmo sem ter sido reconhecido pelo BIOS.[/FONT][/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Se você ouvir o ruído dos discos girando, seguido de um "click", "click", "click", significa que a placa lógica está tentando posicionar as cabeças de leitura, mas não está conseguindo. Este defeito é comum em HD antigos. Experimente apoiar o HD sobre uma mesa, na vertical e dar um tapinha sobre o lado superior. Um tapinha leve, pois como os HDs estão girando um tranco mais forte pode danificar os discos magnéticos e aí que os dados não vão mais ser recuperados mesmo.[/FONT][/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Lembre-se que sempre, seja usando um programa de recuperação, seja usando algumas das outras dicas, você precisará manter um segundo HD instalado para onde possa copiar os dados.[/FONT][/FONT]

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]» http://www.guiadohardware.net/tutoriais/037/[/FONT][/FONT]
É mesmo isto... vou experimentar fazer isto, se não funcionar ponho a hipótese de o por no congelador, ou então vou à loja visto que inda tá na garantia.

-edit - Parece que o "tapinha" não resultou, lol... já vi vários sites a dizer para meter no congelador, pk é que dizem que estraga o disco?
-edit - Ok, já percebi "O congelador não recupera o disco rígido para sempre: ele apenas garante minutos de sobrevida necessários para salvar os dados perdidos", "uns minutos" não chegam, visto ser um disco de 80GB, maioritariamente cheio.
 
Última edição:
Back
Topo