Dúvida Disco Rigido vs Disco Externo

timmy10

Power Member
Boas,

Vou precisar de instalar o Linux no PC e como estou com pouco memória vou pretendo comprar um Disco de 1 TB, o unico problema é se compro um externo ou não. Posso instalar coisas no disco externo ou quando o retirar pode dar algum problema?
Qual é que me aconcelham a comprar?
 
Há aplicações específicas para funcionar em modo "portable". Mas grande parte das aplicações terá problemas em ser transferida para um disco rígido externo. Há sempre ficheiros que ficam para "trás" (na partição do S.O.). Ficheiros de registo e de definições por exemplo.
 
Assim sendo vou optar pelo disco interno, pois vou precisar de instalar o Linux para fazer a PAP.
Obrigado pelos concelhos

Cumps
 
O teu sistema permite o arranque por usb?
Antes de pensares em comprar um HDD externo para um SO, verifica na BIOS na opção de boot order se existe a possibilidade de arraque por USB.

Se existir, podes sempre usar o disco externo para o Linux, no entanto vou aconselhar que instales o Ubuntu através do Wubi, qualquer outro tipo de instalação torna-se mais compliacdo.

O Wubi usa o boot sector do windows, se instalares por outra forma, o sistema irá instalar um boot sector do linux, grub ou lilo.

E se não tiveres o disco ligado quando ligares o pc perdes o acesso ao sistema nativo do pc.

Fui cláro?
 
Tive que ler 2 vezes para entender, mas ja percebi. O meu pc tem a opcao de arranque por usb. Fazer isso é muito complicado? É que nunca trabalhei com o linux.
Com o disco interno preciso de fazer algo ou é so liga-lo? Detecta logo? Que programa posso usa para a particao do disco?
 
1- Na BIOS, habilita a opção de boot por USB.
Bios-hd-menu-1.jpg


2- Saca o Wubi: http://wubi-installer.org/

3- Executa o ficheiro, e segue os passos seguintes:

4- Escolhe o disco onde instalar (tens de ter o disco usb ligado):
wubi.png


5- Segues os passos seguintes e aguardar que o programa efectue o download do sistema operativo, após efectuar o download, vai-te solicitar para reiniciar o pc.
wubi-reboot.png

Reinicia.

Se precisares de mais ajuda avisas ;)
 
Back
Topo