disco rígido

gcseco

Portugal@Home Member
o que acham em relacção ao sitema raid0?

será que compensa para quem pretende obter mais desempenho?

um exemplo: eu neste momento tenho um disco de 500GB (Maxtor 500gb 7200rpm 16mb)

será que compensava obter mais um igual e por os 2 discos em raid0 na esperança de obter mais desempenho em geral?

agradeçia esclarecimentos...

cumps
 
Vantagens: Aumento considerável de desempenho.
Desvantagens: Se um dos discos falhar o sistema pára e podem-se perder dados

E basicamente isto ;)
 
Se um dos discos entregar a alma ao criador, dados nas couves.

Assim, se optares pelo RAID0 de certeza que irás notar um aumento considerável de performance (Boot, Loadings, etc...) no entanto, terás que ter cuidado redobrado com backups.
 
Se um dos discos entregar a alma ao criador, dados nas couves.

Assim, se optares pelo RAID0 de certeza que irás notar um aumento considerável de performance (Boot, Loadings, etc...) no entanto, terás que ter cuidado redobrado com backups.

ok, obrigado pelos esclarecimentos.

e será que a probabilidade de um dos discos avariar é grande? ou os backups são uma simples questão de precaução?
 
ok, obrigado pelos esclarecimentos.

e será que a probabilidade de um dos discos avariar é grande? ou os backups são uma simples questão de precaução?
boas...
dizem k a maxtor ja teve pior k ta hoje! agora tb ja ouvi dizer k nao se pode desfragmentar os discos pk pode dar xatice das grandes, na sei se é vdd
 
boas...
dizem k a maxtor ja teve pior k ta hoje! agora tb ja ouvi dizer k nao se pode desfragmentar os discos pk pode dar xatice das grandes, na sei se é vdd

não se pode desfragmentar os discos em raid0? porquê?
verdade?

acho que não tem sentido nenhum....
 
atençao k nao sei se é mm verdade! alguem pode confirmar ou o contrario?

ok, pois eu também não sei.

mas esquecendo isso;

conclusão:

este sitema raid e vantajoso para quem procura + performance certo?

outra coisa

terei de reinstalar tudo de novo (o.s ; programas,...) não é?
 
ok, pois eu também não sei.

mas esquecendo isso;

conclusão:

este sitema raid e vantajoso para quem procura + performance certo?

outra coisa

terei de reinstalar tudo de novo (o.s ; programas,...) não é?
tens + performance e tens k instalar td de novo!
 
tens + performance e tens k instalar td de novo!

lol

que trabalheira......mas compensa depois....

outra duvida...

quando tiver já os dois discos em raid0 com sitema operativo programas e todo isso terei uma só partição como se fosse um disco rigido só?

tipo neste momento tenho um disco de 500gb..compro outro de 500gb igual e ponho em raid0

e ficarei com uma so partição de 1TB ou obrigatoriamente ficarei com duas partições uma de cada disco..?

explica la isto sff.......
 
lol

que trabalheira......mas compensa depois....

outra duvida...

quando tiver já os dois discos em raid0 com sitema operativo programas e todo isso terei uma só partição como se fosse um disco rigido só?

tipo neste momento tenho um disco de 500gb..compro outro de 500gb igual e ponho em raid0

e ficarei com uma so partição de 1TB ou obrigatoriamente ficarei com duas partições uma de cada disco..?

explica la isto sff.......
raid0 ele une os 2 discos, por isso ves os dois num só;)
 
Quando tens um array de discos em RAID0, os discos serão vistos como um só, logo, tal como acontece com os HDDs normais, podes ter várias partições (1 para o S.O, outra para dados, etc...) e tudo beneficia do aumento de performance.

Para ser mais claro, configuras o RAID0, e quando fores instalar o sistema operativo, vai-te aparecer 1 disco rígido com 1TB (no teu caso), podes formatar, criar partições ao teu gosto. Não tens que te preocupar com o que está num disco e no outro, isso é trabalho da controladora do RAID.

Não te esqueças da lei de murphy :P, vai fazendo uns backups dos teus dados mais importantes periodicamente, é especialmente importante neste tipo de RAID, mas se tiveres esse método para todos os teus PCs, verás que é util.
Mas não penses que por ser em RAID0 que os discos vão avariar mais depressa, só que em caso de falha, o risco de perderes os dados é mt maior.

P.S. Normalmente, só começamos a fazer backups depois de termos um grande azar nos discos lol
 
[/quote]P.S. Normalmente, só começamos a fazer backups depois de termos um grande azar nos discos lol[/quote]


uma grande verdade!...podes crer...

muito obrigado pelo esclarecimento e pela tua dedicação neste tópico.

agora sim estou esclarecido e decididamente vou ter de comprar + um disco rígido para por em raid0. acho que é o que falta para a minha máquina ser perfeita! lol ;)

só vou ter é a trabalheira de ter que instalar tudo de novo (s.o, programas....):mad:
 
Back
Topo