1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

disco sata com performance anormal

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Khrono, 10 de Janeiro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 637)

  1. Khrono

    Khrono Power Member

    boas pessoal,

    peço a vossa ajuda para uma situação estranha que tenho no meu pc:

    tenho um disco sata maxtor diamond max 300Gb Sata1 ligado numa board asrock 775i65gv que teima em demorar bastante a reconhecer o MBR ou o disco em si (fica pendurado entre o POST e o ecran de loading do windows) e mesmo quando entra no Windows, fica estupidamente lento a aceder ao que quer que seja, algo que não deveria ser normal num disco sata.

    a instalação do windows (feita no fim-de-semana) correu sem problemas nenhuns, detectou o disco à primeira e instalou tudo sem travagens.

    de referir que a BIOS esta configurada como indicado no site da asrock para este modelo, apenas vim a descobri ontem que havia um update da BIOS da MB referente a estes modelos de discos da maxtor, fiz o update sem grande complicação mas continua tudo na mesma.


    devo instalar de novo o windows já com a nova BIOS ou ele deveria assumir logo as modificações?
    existe alguma outra forma de melhorar o desempenho do disco ou reutilizo um disco IDE de 20 gb para o SO e este fica para storage interno?

    cumps,

    Khrono
     
  2. Kamipt

    Kamipt Power Member

    Convinha teres o disco mais rápido com o SO, parece ser mais um problema de cabo ou contactos que de BIOS.
     
  3. Khrono

    Khrono Power Member

    realemente devia ser mais rápido mas acho estranho o cabo nunca ter sido usado e ser aquele que vinha com a MB e ter verificado se tudo ficava bem encaixado tanto no disco como na MB.
     
  4. the_killer

    the_killer Power Member

    active o SMART monitoring na motherboard
    e saca o software de diagnostico da marca do disco
     
  5. Khrono

    Khrono Power Member

    Kamipt - já tinha visto esse topico mas lá diz também que será necessário fazer os updates novamente, e isso era algo que eu neste momento não queria ( são bastantes... ).

    the_killer - em relação ao SMART, já está activado, só ainda não corri o software de diagnostico da marca, hoje será isso que irei fazer.

    cumps
     
  6. Khrono

    Khrono Power Member

    boas pessoal,

    ontem corri o seagate tools para fazer testes ao disco e o short test, demorou bastante ( bastante para o que seria normal num sata, julgo eu).

    em seguida, resolvi tentar colocar um disco ide de 20 gb que tinha parado para instalar o windows e o sata ficava como storage, quando o cd começou a verificar os discos, deu erro e fez reboot.

    a partir dai, tentei sem o disco ide fazer repair do windows e nada, tentei formatar e voltou a dar erro, tentei correr o maxblast de um boot cd e bloqueou o pc

    a partir dai deixei de poder entrar no windows de qualquer forma. aparece a perguntar se quero entrar em modo de segurança, ultima config correcta ou entrar normalmente no windows , e qualquer opção que escolha resulta em reboot automatico.

    ja verifiquei as definições na BIOS e está tudo como indicado no manual da asrock.

    conclusao, vou fazer upgrade a algumas peças do sistema.

    é uma medida drástica mas neste momento penso que seja a melhor opção ( que de menos dores de cabeça).

    cumps
     
  7. luxboy

    luxboy Power Member

    nesse menu escolhes entrar normalmente no windows.. knto aos discos, se tivesses a possibilidade de o testar noutra makina era bom.. mas antes, tenta desligar o SMART e ve s continua o problema.. ou tenta ligar noutra ficha sata.. sata II
     
  8. Khrono

    Khrono Power Member

    mesmo que escolha entrar normalmente no windows, ele reinicia, ou bloqueia na pior das hipoteses.

    experimentei desligar o SMART, também não funcionou.

    so não experimentei ligar noutra ficha sata porque o disco ja funcionou, ainda que com velocidade abaixo do normal na entrada sata1.

    tambem fiz disable ao primary ide para a bios recenhecer o disco sata mais facilmente, e tambem não resultou.
     

Partilhar esta Página