Disco SATA II... não dá rendimento! HELP!

Fernandinho

Banido
Ola malta!

È assim, tenho a board P5W2DE-Premium, que suporta SATA II.

Comprei um disco rigido Sata II

Mas nos testes do HD Tach não me dá a passagem de dados que deveria dar... dá aproximadamente SATA só em vez de SATA II...



Tenho os controladores todos actualizados e não tenho RAID...

Alguém me explica porque é que não está em SATA II ? :rolleyes:
 
como ves que nao está em sata2 ?
Nao te esqueças qeu isso é o maximo que alcança ( sata2 ) mas que
até la chegares ao sata2 as partes mecanicas do disco tem de
acompanhar.. nao ficas limitado pela largura mas pela mecanica...
 
Entao mas se o disco é anunciado como sata 2 e até 3GB/s salvo erro, se não chega lá é publicidade enganosa não? 8o

È que as prestações deste suposto sata 2 sao como um SATA normal...
 
Epah esse disco também é lentinho... No meu Hitachi SATA2 o Burst atira-se não para os 300 certos claro, mas para 260 na boa... A taxa de transferencia é +/- parecida...

EDIT: Uma pic de um igual ao meu...

Jmicron%20SATAII%20with%20Hitachi%20Deskstar.jpg
 
Última edição:
muitos discos não estão em modo sata2 quando os compras. no meu hitachi tive de usar um utilitário da marca, que funciona num cd de boot, para mudar o modo do disco para sata2 (e mais umas coisas). mas não esperes diferença de performance no "dia-a-dia". só vai alterar o resultado do burst speed.
 
O melhor é investigares o disco que tens, lá fora, para ver se existe alguma ferramenta da marca para esse disco, a maioria das marcas teêm aplicações diversas consoante a finalidade que queremos dar ao disco. Como por exemplo: baixar ruído, passar para sata2, entre outros.
 
O modelo é WD2500KS e não encontro qualquer tipo de ferramenta nem nada...

Escolhi este porque era supostamente SATA 2 e porque tem buffer 16MB... que supostamente seria melhor que de 8MB, certo? :(

Que chatice, sinto-me enganado :(
 
a vantagem do sata2 é quando tens vários discos, como a largura de banda é mais alta o canal não satura tão facilmente de resto a performance entre um disco sata e outro sata2 não é significativa.
 
Ja agora digam-me uma coisa... com o hd tune diz-me que o disco esta a 54º de temperatura... com o Hard Disk Drive Temperature monitor diz-me também que está a 54º... e eu n estou a usar o disco... so mesmo a visitar pag da net, o que n deve seobrecarregar mto...

Estas tem n sao normais pois n?

PS- O disco do pc da minha mulher é um WD também, mas SATA só (160GB) e está a 39º... também so anda a ver pag da net...

O que me dizem a isto? Disco marado?

EDIT:

E o que dizem a este screenshot?



No disco da minha mulher n aparece este erro... :(
 
Última edição:
Os testes estao normais, agora esse erro no SMART é que nao me parece...

Já agora, um Maxtor DiamondMax 10 160GB 8MB SATA 300MB/s e com o "accoustic management" activo:

hdtach2br.jpg
 
boas fernando,isso dos 54º deve ser mais problema de ventilação na caixa,a motherboard tambem tem temperaturas altas?se tiver entao aconselho-te a comprar uma fan boa de chassi pa arrefecer isso ai dentro :)
o teu disco é mesmo de sata2 não foste enganado,mas ao contrário dos seagate os western digital nao teem NCQ de origem,terás de fazer uma busca pela net para ver se existe algum software para isso,mas nao sei.
o que é NCQ :
ncqdiagram9np2rh.gif


um excerto dum texto que ha tempos vi na net:
"regrettbaly,despite the sata2 moniker,the wd2500ks does not implement sata native command queuing (NCQ).though competitors such as Seagate and maxtor have commenced with NCQ inclusion even on desktop-oriented drives,WD claims that NCQ does not help and can even hurt single-user performance."
podes ler o texto completo aqui http://www.storagereview.com/articles/200507/20050705WD2500KS_1.html
hum...olha,nao sei,mas nao terás isso ligado a sata1 na motherboard?
abraço

 
Última edição:
Boas!

Tenho uma ventoinha no minimo junto do disco... a board n passa dos 30-32º e o cpu dos 38-40... logo até está bem refrigerado certo?

Assim que ligo o PC o disco tem 40º... depois com o pc ligado e só a ver pag da net a temperatura vai subindo... subindo... :(
 
tenho dois discos iguais ao teu e a perfomance também é parecida à que tu tens, nada de especial:

disco 1:
disco11ja.jpg


disco 2:
disco25lt.jpg


as temperaturas de ambos estão nos 32º. como eles estão muito perto um do outro (estão presos com um noiseblocker x-swing) chegavam aos 40's e 50's por isso a solução foi colocar um scythe kama-bay a 7v na frontal que não se ouve e ajuda e muito no arrefecimento dos discos.
 
grandenaboverde disse:
tenho dois discos iguais ao teu e a perfomance também é parecida à que tu tens, nada de especial:

disco 1:
disco11ja.jpg


disco 2:
disco25lt.jpg


as temperaturas de ambos estão nos 32º. como eles estão muito perto um do outro (estão presos com um noiseblocker x-swing) chegavam aos 40's e 50's por isso a solução foi colocar um scythe kama-bay a 7v na frontal que não se ouve e ajuda e muito no arrefecimento dos discos.


Os teus também têm aquele erro que demonstrei na foto?

Epa... eles estão distantes um do outro, têm ambos uma fan de 120mm a frente deles a dar-lhes ar fresco... e mesmoa ssima s temperaturas de ambos rondam sempre os 50º.... se começar a puxar um pouco pelo disco a temperatura sobe até aos 58-60º... mas isto com uma utilizaçãop minima do disco....

Há aqui qq coisa que está mal...

Que discos aconselham, SATA II de preferência, com elevado desempenho (sem ser em raid) e com pouco barulho?
 
Back
Topo