Disco SATA II... não dá rendimento! HELP!

essa situação não é normal.. confronta-os com as minhas imagens na mesma situação.. tens aqui uma imagem do HD tune para comparar à tua:

hdtune5me.jpg


não tem qualquer erro.
 
obrigado pela foto grandenaboverde.

Respondi-lhes ao mail a dizer que um outro utilizador destes discos (tu) tinha temperaturas mais baixas e sem erros de smart e que se calhar era o teu que estava estragado :lol:

E que iria tentar tudo por tudo para correr uma aplicação da Maxtor para inspeccionar um Western Digital... :lol:

Ainda não voltaram resposta.... mas realmente, esperava mais deste departamento de RMA que para já prefiro não revelar qual é... :cool:
 
God_Lx disse:
As temperaturas são normais, se não tiveres ventoinhas... O barulho é relativamente normal... Epah enganaram-se na marca, manda outro mail a dizer k é um Western Digital e não um Maxtor...

http://support.wdc.com/download/?cxml=n&pid=999&swid=3

A tool é essa :P Tens para dos e para Windows ;)


Esta situação é estranha.... com essa ferramenta aqui indicada diz que esta td ok com o disco... :-( e que não há crise com o SMART... mas que se passará?

EDIT: a minha caixa tem um sensor de temperatura... coloquei-o no disco para ver quantos graus detecta... não passa dos 30-32....

Mas que se passará?
 
Sensores do SMART e marados... É relativamente comum... Se como tu dizes com o sensor de temperatura o disco tá fresco, não te preocupes... Mas sim é chato comprar um disco novo e vir assim... Não há grande coisa a fazer, experimenta-o noutra board pode ele não gostar dessa...
 
Bem... agora estou em contacto com a propria Western Digital para saber se os valores diferentes o disco do grandenaboverde são normais visto terem o mesmo firmware... porque já vi que na loja não me safo, uma vez que com a ferramenta oficial da western digital diz que está td ok, tanto a nivel de smart como do resto... :-(

Quero agradecer a vossa ajuda e atenção!

OBRIGADÃO!!! ;)
 
Não querendo ser chato, vou só colcoar aqui info que recebi hoje do Suporte da Western Digital, pois pode servir para mais alguém, asism têm aqui a info toda:

The temperature being reported is false. We are aware of the problem and are working on a solution. Our apologies for the trouble this issue is casuing. . The drive is not defective but the temperatures that the revision of the drive you have bought report to software are incorrect If possible, try once to open the tower and put your hand on the drive when it is reporting a high temperature to make sure the drive is not hot.

The drive reports 20 degrees C above the actual temperature. It is not a defective drive. These series of drives built between October 25th, 2005 and before mid-April 2006 have this issue. There is no upgrade utility option to fix this issue in the field. A factory calibration routine anomaly causes the drive to report temperature readings that are up to 20C higher than actual. Otherwise, the drives meet all of WD’s quality, reliability and compatibility standards.


Só espero que seja mesmo só uma questão de firmware e não de problema da drive...
 
Não é um erro de firmware, se o fosse podia ser corrigido. O sensor da temperatura foi mal calibrado. Se teoricamente tivesses disco a 0ºC o sensor marcaria 20ºC.

Foi assim q interpretei.
 
Fernandinho disse:
Então mas eles dizem que estão a trabalhar numa solução... entao só se for substituir os discos :lol:
penso que eles estejam a trabalhar numa solução para os futuros discos que saiam da linha de produção, mid-april 2006 é agora mesmo, ou seja, ainda estão com o problema. por acaso hoje vou mandar um disco de 200gb para a WD (alemanha), espero que o apoio técnico seja eficiente e rápido.
 
Realmente esse tipo de lojas só têm a perder com essa maneira de tratar os clientes. Eu quando isso me acontece ponha a loja em questão no caixote e nunca mais compro lá nada, até pode ter preços um pouco mais baratos mas se funcionar assim com desprezo pelo cliente para mim não dá.
Quanto ao disco em questâo essas temperaturas não são nada normais ainda para mais nesta altura do ano. Tenho um disco igual ao tem e normalmente está entre os 25º e os 30º com uma ventoinha, se eles dizem que 55º é normal só se for no disco deles porque essa temperatura já faz o disco tornar-se mais lento e possivelmente encomendar a alma ao criador quando vierem temperaturas exteriores mais altas. É que 55º é mesmo o maximo que a WD diz que o disco suporta em operação normal :

http://www.westerndigital.com/en/products/Products.asp?DriveID=133&Language=en#jump77

Vé onde diz "environmental specifications" depois imprime e espeta com o papel ou a pagina nas fuças do tipo da loja para ver se eles continuam a dizer que a temperatura é normal.
 
Balthar disse:
Realmente esse tipo de lojas só têm a perder com essa maneira de tratar os clientes. Eu quando isso me acontece ponha a loja em questão no caixote e nunca mais compro lá nada, até pode ter preços um pouco mais baratos mas se funcionar assim com desprezo pelo cliente para mim não dá.
Quanto ao disco em questâo essas temperaturas não são nada normais ainda para mais nesta altura do ano. Tenho um disco igual ao tem e normalmente está entre os 25º e os 30º com uma ventoinha, se eles dizem que 55º é normal só se for no disco deles porque essa temperatura já faz o disco tornar-se mais lento e possivelmente encomendar a alma ao criador quando vierem temperaturas exteriores mais altas. É que 55º é mesmo o maximo que a WD diz que o disco suporta em operação normal :

http://www.westerndigital.com/en/products/Products.asp?DriveID=133&Language=en#jump77

Vé onde diz "environmental specifications" depois imprime e espeta com o papel ou a pagina nas fuças do tipo da loja para ver se eles continuam a dizer que a temperatura é normal.

O departamento comercial da lojaém questão é de uma simpatia e gentileza extrema... o departamento técnico é que não vale nada... ou melhor... parte dele, pois têm um técnico muito porreiro e acessível, os outros técnicos são só uns manientozitos que nem sabem distinguir a maxtor da Western Digital :lol:

E também como fazendo o teste com a ferramenta da WD diz que está td ok, e obtendo eu a resposta que obtive da WD, para já vou deixar-me estar sossegado pois tem 3 anos de garantia... mas se fosse noutras circunstâncias iria haver festa... ah se havia...

Mas não se pode julgar uma loja so por causa de um ou 2 técnicos armados em espertos.... pelo menos é esta a minha opinião... até porque conhecço bem o dono da loja e se eles se esticarem muito é capaz dele não gostar da brincadeira... :lol:
 
Última edição:
Provavelmente e se não notas o disco quente deve ter o sensor de temperatura marado, provavelmente é a isso que se refere o erro que te deu o hdd tune, tenho esse parametro ok apesar de não estar identificado do que se trata ( tal como no teu ).
Se for o caso do sensor avariado tens direito a RMA e mesmo não sendo do sensor tambem tens esse direito uma vesz que algo de errado se passa com esse disco.
Alem disso os discos quando aquecem muito ficam mais lentos, penso que para sua propria proteção, ora se o sensor acusa + de 50º pode ser essa a causa do disco tornar-se mais lento.

Eu trocava-o ou então na loja teriam que fazer o teste a um outro disco rigido igual para ver se se passava o mesmo.

Levas o teu pc á loja e pedes para testarem com outro disco igual, se fizer o mesmo sempre ficas descansado, senão pedes para te trocarem o disco.

Ou se puderes tu testar o disco num outro pc tambem tiras as duvidas.
 
Balthar disse:
Provavelmente e se não notas o disco quente deve ter o sensor de temperatura marado, provavelmente é a isso que se refere o erro que te deu o hdd tune, tenho esse parametro ok apesar de não estar identificado do que se trata ( tal como no teu ).
Se for o caso do sensor avariado tens direito a RMA e mesmo não sendo do sensor tambem tens esse direito uma vesz que algo de errado se passa com esse disco.
Alem disso os discos quando aquecem muito ficam mais lentos, penso que para sua propria proteção, ora se o sensor acusa + de 50º pode ser essa a causa do disco tornar-se mais lento.

Eu trocava-o ou então na loja teriam que fazer o teste a um outro disco rigido igual para ver se se passava o mesmo.

Levas o teu pc á loja e pedes para testarem com outro disco igual, se fizer o mesmo sempre ficas descansado, senão pedes para te trocarem o disco.

Ou se puderes tu testar o disco num outro pc tambem tiras as duvidas.

O facto é que realmente quando toco no disco está frio... geladinho... se queres que te diga a verdade acho que o meu de 200GB aquecia mais...

Epa, o proprio suporte da WD diz que o problema ja foi reportado e que esta td Ok... provavelmente na maioria das lojas os discos deste têm este probleminha que me garantiram no apoio da WD não ter qualquer problema... esse mail esta religiosamente guardado junto a factura do disco, se acontecer alguma coisa ai logo vejo.

Agora ja estou farto de andar a testar discos e o caraças, parece q é mesmo assim... :-(
 
Fernandinho disse:
EPá... isso é que não... não quero que pensem que estou aqui a denegrir a loja nem nada parecido.

Pus lá o smiley. Não preciso q digas, eu tb não o faria.

olha podes procurar no google se existe alguma página a falar desse problema.

Tipo: WD2500KS incorrect temperature

hihiihi

http://www.czechcomputer.cz/disc_doc-P11090244BBB24C14C1256FFE005C878A.html

search por temperature

------
This is an issue with the drives firmware reporting the wrong information. All software that reads SMART attributes gives an incorrect value for temperature. We are working on a solution. The issue only exists with the WD2500KS.
------

Onde é que eu já li isto ?! :joker:

EDIT:
e mais: http://www.bugtrack.almico.com/view.php?id=468
 
Última edição:
Cold_Burn disse:
Pus lá o smiley. Não preciso q digas, eu tb não o faria.

olha podes procurar no google se existe alguma página a falar desse problema.

Tipo: WD2500KS incorrect temperature

hihiihi

http://www.czechcomputer.cz/disc_doc-P11090244BBB24C14C1256FFE005C878A.html

search por temperature



Onde é que eu já li isto ?! :joker:

EDIT:
e mais: http://www.bugtrack.almico.com/view.php?id=468

Essa parte que está em checo ou russo ou lá o que é percebe-se bem :x2:

O outro link diz o que me disseram a mim... pode ser que eles lancem um patch ou um firmware, sei lá... :wow:
 
Eu tive sorte então porque o meu não veio com esse problema. E para mim é um defeito de fabrico logo trocava-o, queria lá saber se sairam varios assim.
Então quer dizer se a Intel ou a AMD lançassem um cpu que tinha um defeito de fabrico tipo o cache marado um gajo tinha que aguentar porque era assim em varios?
Eu ia lá reclamar, se existem discos sem esse defeito ( pelo menos o meu não o tem ) logo não é normal digam o que disseram.
 
Última edição:
Fernandinho disse:
Essa parte que está em checo ou russo ou lá o que é percebe-se bem :x2:

O outro link diz o que me disseram a mim... pode ser que eles lancem um patch ou um firmware, sei lá... :wow:

A parte q se percebe no site checo é a parte que te interessa, por isso é que fiz search.

O q interessa é q não és o único e pelos vistos não é fatal.
 
Back
Topo